Recebi correio eletronico e repasso:


caros  irmãos e camaradas,só  dando  informe  é que o  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) esta   cadastrando os  mestre,grupos  e instituiçoes ligada a capoeira. é que foi procurado por ivan  madeira coordenador do grupo  catarina mina e ele me falou que esteve em contato com katia bogea que é diretora do iphan  e ela o incubiu de fornence os  dados dos capoeirista para o iphan. eu o informei que seria melhor que  mesmo  repasse  as informações e pretençoes do iphan  a respeito deste  registro     e que ele procuraçe o forum permanente da capoeira no maranhão já que é la que se concentra  a maioria  dos mestre de capoeira.ele me disse que nesta quarta feira estara na reunião peço que os amigos informe oas demais a importancia de se fazerem presente nesta reunião.

por motivo de eu estar nesta quarta feira     eu estarei reunido com os grupos cultutais da madre deus,não poderei  estar presente.mas desde deixo meu axé  a todos não faltem pos é de interesse  da capoeira.

a  vai mas um aviso do iphan

Iphan está recebendo projetos sobre Patrimônio Cultural Imaterial
18-Set-2007

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está com inscrições abertas para o Edital do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial - PNPI. O programa visa apoiar e fomentar ações de salvaguarda.

O Iphan receberá até o dia 05 de outubro projetos referentes ao Patrimônio Cultural Imaterial que atendam a um ou mais dos seguintes objetivos:  Transmissão de conhecimentos de bens culturais de natureza imaterial; Documentação de bens culturais relacionados à memória e à identidade das comunidades; Tratamento, disponibilização e/ou exposição ao público de acervos bibliográficos, audiovisuais, sonoros e outros, relativos a bens culturais de natureza imaterial; Reconhecimento e valorização de detentores de conhecimentos e de formas de expressão tradicionais de caráter imaterial e apoio às condições de produção e reprodução desses bens ; Organização comunitária e gerencial de produtores e/ou detentores de bens culturais de caráter imaterial; Estímulo à formação de pesquisadores e agentes de preservação no seio das comunidades onde se desenvolverão os projetos.

As instituições interessadas (públicas ou privadas, com exceção daquelas vinculadas ao Ministério da Cultura) podem concorrer com apenas um projeto e devem ter experiência comprovada no desenvolvimento de ações em pelo menos uma das seguintes áreas: pesquisa e documentação histórica e/ou etnográfica, educação, apoio a comunidades e preservação cultural. O valor do investimento em cada projeto pode chegar até R$80 mil, além da contrapartida que deve chegar a 20% do valor total do projeto.

Os projetos serão avaliados por uma Comissão Especial de Seleção composta por, no máximo, sete membros efetivos ou substitutos, sendo um do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, um da Coordenação Geral de Promoção também do Instituto, um do Centro Nacional de Cultura Popular (CNCP) e os demais serão profissionais com experiência na área. Esta Comissão se reunirá de no período de 15 a 17 de outubro para julgamento das propostas.

Entre os critérios de avaliação estão a clareza da justificativa e coerência do projeto, a razoabilidade dos custos, forma de execução do cronograma e a importância da continuidade da prática do bem cultural imaterial em questão e sua valorização.

Os projetos deverão ser enviados por correio ao seguinte endereço:

Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan

Setor Bancário Norte, Quadra 2, Edifício Central

Brasília, 1° andar, cep 70040-904 – Brasília/DF

Mais informações:

Telefones: (61) 3414 6138 e 3414 6195

e-mail: dpi@iphan.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Portal do Iphan: www.iphan.gov.br

Comentários

Por Roberto Cobas
em 20 de Agosto de 2009 às 17:53.

LEOPOLDO

ACHO QUE ESSE EDITAL JÁ ENCERROU, POIS A DATA DO INFORME É DIA 18/09/07

ABRAÇOS

ROBERTO COBAS


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.