Bom amigos, gostaria de saber a opinião de vcs, sobre esse desinteresse sobre a prática da Capoeira, enquanto no exterior, os estrangeiros adoram e estão cada vez mais familiarizados com a nossa cultura. Gostaria muito de saber o que vcs acham e o que fazer para melhorarmos o interesse sobre a nossa arte. Abraços.

Comentários

Por José Martins Diniz Ramalho
em 12 de Janeiro de 2012 às 11:59.

Olá Wanderson,

saúde, paz, luz, força e alegria

A resposta está na primeira aula de meu Mestre, Dr.Adalberto do Nascimento, Mestre Baiano, oriundo de Salvador da linhagem de Moreno, que chegou em Montes Claros em 1973.

Não era homem de muitas palavras, e carregava uma convicção descomunal de que a Capoeira é a Arte Marcial do Brasil. Seu ensinamento era todo prático. Sua ginastica inigualável, suas técnicas de movimentação era fielmente o método de Bimba, sua liderança era carismática e filosoficamente resumia tudo na frase:

Capoeira é Humildade e o inimigo da Capoeira é  vaidade.

Todos que abandonaram este ensinamento, hoje se veem enredados com seus compromissos com a estética, com a fama, com o dinheiro.

A capoeira é antes de tudo para o bem estar do homem tornando o preparado para o momento. Não são poucos os que quando atingem a forma física máxima, se sentem preparado para o combate e se deixam seduzir  pelo uso da força, fazendo-se escravo de seu uso para impor dominio sobre aquele territorio que julga seu. Despreza ai o novo posto, a nova luz, que é a estratégia e a inspiração. Se tornam mestres sem respostas. Seus fundamentos parece uma taba de pirulito. São rápidos na ofensa, dados a zombaria, impatriotas e insensiveis. 

São estes desafinados que geram tudo isto que esta aí no desinteresse pela arte no Brasil. Se eles mesmos que se dizem os detentores do direito a maestria, desinteressam e renegam o caminho completo, como os outros iriam valorizar.

O que podemos fazer?

Mostrar humildemente o verdadeiro caminho para o Homem e para a capoeira.

Para o Homem o Caminho do Cristo.

Para a Capoeira o caminho da responsabilidade para com o Homem. Vamos passar a bateia, extrair as pedras preciosas e dar a elas condições para irradiar o fulgor que o criador depositou sobre elas. Assim não teremos mais mestres que não sabem ensinar a Verdade, que imaginam que o posto máximo é o uso da força bruta, que o exemplo é aquele fixado pela sociedade, de serem bem vistos aos olhos da elite. Exemplo este que alardeia odiar, mas que persegue como um escravo persegue a liberdade.

Estou em campanha para eliminar alguns mitos, e convidar os éticos para retomarem o treinamento. Cada movimento da capoeira é um mestre. Tem sua razão de ser, sua história e seus fundamentos.

Que tal a peneira: Todo mestre deve conhecer os fundamentos de todos os movimentos básicos e fundamentais da capoeira. Sim, há mestre que acham que não preicisam mais praticar a benção, a cocorinha, a negaça, o au, a ginga, o martelo e muitos outros movimentos da capoeira que o homem sempre terá neles coisa nova. Que tal um estudo etimológico dos movimentos? ajudaria iluminar muitos truculentos que obstruem o caminho que conduz a capoeira ao apogeu de ser querida no Brasil, como o kung fu é na china,  a Ioga é na India, a Musica é na Europa.

Para isto temos que ter um conteudo,  um método e uma meta capaz de cativar e unir. Temos o exemplo de Bimba, magnifico e mesmo assim rejeitado. Ao meu gosto ainda é suficiente, acrescentaria apenas as informações literárias que foram disponibilizadas com o desenvolvimento.

Não me julguem arrogante pela afirmação: Não há mais brechas, nem na história da capoeira, nem em seus fundamentos. O que falta é a união daqueles que amam o conhecimento com ética.

Muito axé

No pé do Berimbau

Por Flavio Ramos da Silva
em 22 de Janeiro de 2012 às 00:51.

Boa noite tenho notado que a falta de interesse na capoeira pelo brasileiro se deve pela maneira somente ludica quem na maioria das vezes e adotada pelos profissionais ate mesmo por mim. Vejo tambem um melhora significativa na mudança deste aspecto ,tendo cada vez mais profissionais da area de educação física utilizando metodologias diferenciadas no exercicio e abordagem da capoeira. tornando a capoeira mais comercial . obs sabemos que a capoeira nao foge do seu lado social mas acredito que ela precisa de um olhar mais tecnista e profissional . um grande abraço muita luz e paz

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.