O Javier me escreve desde a Espanha, perguntando-me sobre a Capoeira no Maranhão, nos idos de 1877… para tirar algumas dúvidas, sobre a questão da prática da capoeira por elementos da elite brasileira do final do Império e início da República – como Juca Reis, filho do Barão de Matosinhos, o Paranhos, filho do Rio Branco, e o próprio chefe de polícia, que mandou todos os capoeiras para Noronha, e o filho de Floriano Peixoto…

O que havia, com parte dessa elite estudando no Colégio Pedro II, um Professor de Educação Física praticante da capoeira e os filhos dessa elite, lá estudando, tomam conhecimento e começam sua prática.

O que chama atenção, é que o método adotado era o de Amóros e a luta que desenvolviam, era a saváte. Tanto em Plácido de Abreu, OCD, Coelho Neto, Zuma e depois os precursores da capoeira baiana, se serviam da saváte…

Dejard Ramos Martins, em ‘Esporte, um mergulho no tempo, 1989, p. 176-184, refere-se à prática da Capoeira – bebi dessa fonte!

O Mestre Dejard afirma não ser possível comprovar que realmente tenha havido capoeira nos idos mais remotos, mas com certeza ela existiu – conforme comprovamos em outras fontes.

para continuar a ler o post, acessar:http://colunas.imirante.com/leopoldovaz/2009/12/30/capoeira-no-maranhao-revisitando-dejard/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.