NOTA DEL PESQUISADOR:Debido a la prohibición del uso de armas en 1890,pudo desasparecer del "Jogo" el "pau" que usa el arbitro observado en los grabados de Rugendas:
"O Código Penal da República dos Estados Unidos do Brasil, instituído pelo Decreto 847 em 11 de outubro de 1.890 e que esteve em vigor até meados da década de 1.960, deu em seu Capítulo XIII tratamento específico ao assunto, intitulado: “Dos Vadios [30] e Capoeiras”, nos artigos que se seguem: “Art. 402- Fazer nas ruas e praças públicas exercício de agilidade e destreza corporal conhecida pela denominação de capoeiragem: andar em carreiras, com armas ou instrumentos capazes de produzir lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal; Pena- De prisão celular de dois a seis meses. A penalidade é do art. 98."
30 Há que se ter cuidado com o vocábulo “vadio”, descrito na legislação, pois é comum aos habitantes do norte de Portugal trocarem o “v” pelo “b”, posto que se utilizam ainda hoje da palavra “badios” pronunciada por “vadios” para designarem os negros das ilhas da costa africana. Assim, pode ser que esta legislação não esteja se referindo àqueles que estavam “ociosos”, mais sim aos “negros africanos” que estavam ociosos e aos capoeiras.
fuente: História da Capoeira
OBSERVACIÓN: Ver que hay un árbitro en el combate descrito en el recorte del libro.

Le mariage des cultures à l’île de la Réunion‎ - Página 56de Françoise Dumas-Champion - 2008 - 307 páginas
... Encore appelée « batay kréol », le terme de cette lutte rituelle originaire

La lucha malgache se practica esencialmente en las aldeas de la costa. Esta manifestación deportiva que pone cara a cara a dos jóvenes es a menudo la ocasión de reunir una parte de la población, la cual clama su entusiasmo y anima a sus luchadores preferidos. En Analalava (noroeste) la tradicional partida de "Moraingy" viene interrumpir la tranquilidad y la inactividad dominical. En la plaza central se forma entonces un círculo que rodea y alienta a los protagonistas. Menos brutal que el boxeo, este deporte exige agilidad, rapidez y tacto. "Grands écarts", manos contra manos, brincos. En otro tiempo, este deporte espectacular y físico era una manera de prepararse al combate.
http://le.phoenix.mg.site.voila.fr/sports/moraingy.html

Comentários

Por Sergio Luiz de Souza Vieira
em 1 de Março de 2010 às 06:47.

Muito bom Leopoldo...

Você só se esqueceu de informar que o final do texto é de minha autoria: "Há que se ter cuidado com o vocábulo “vadio”, descrito na legislação, pois é comum aos habitantes do norte de Portugal trocarem o “v” pelo “b”, posto que se utilizam ainda hoje da palavra “badios” pronunciada por “vadios” para designarem os negros das ilhas da costa africana. Assim, pode ser que esta legislação não esteja se referindo àqueles que estavam “ociosos”, mais sim aos “negros africanos” que estavam ociosos e aos capoeiras".

Até breve

Sergio Vieira

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 1 de Março de 2010 às 07:31.

Sérgio, o Javier deu a fonte, sem citar o autor, mas remete a ela, através de link - http://www.capoeira-fica.org/PDF/Capoeira_Origem_Historia.pdf Capoeira – Origem e História - Sergio Luiz de Souza Vieira Da Capoeira: Como Patrimônio Cultural; PUC/SP – Tese de Doutorado - 2004

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.