Ao Povo do Ceará

Nenhum comentário. Deixe o seu.
Enviar e-mail com atualizações para mim

Senhores, recebi há pouco correspondencia eletronica, com um manifesto do "Povo do Ceará"...

Manifesto pela Democracia Interna do CBCE

Diante dos últimos acontecimentos ocorridos virtualmente, este documento é menos uma resposta da secretaria estadual do Ceará e mais uma tentativa de retomar o CBCE como espaço democrático de debate.

Através do acesso à página do Centro Esportivo Virtual[1], tivemos ciência do evento que está sendo organizado em conjunto com a secretaria estadual do Maranhão, que tem como tema “Memória e História, e as perspectivas das Ciências do Esporte das Regiões Norte & Nordeste”. A priori, soubemos que se tratava de um evento comemorativo dos 30 anos deste congresso, e nos dispusemos, como sede do evento em 2010, a absorver esta demanda e assegurar que a memória do CBCE fosse preservada. Assim, consideramos desnecessária e fracionista a existência de dois eventos, praticamente paralelos, na mesma regional, pela dificuldade de mobilização para ambos e pela duplicidade de fóruns institucionais que tal posição ocasionaria. Isso, a nosso ver, já havia sido superado no próprio CONBRACE. Entretanto, a forma como os acontecimentos se sucederam nos é de grande preocupação, e por conta disso, estamos nos pronunciando publicamente.

Uma primeira questão que gostaríamos de reivindicar é que o CBCE, passados 30 anos de sua fundação, manteve-se como entidade representativa da área da Educação Física e ciências do esporte continue a respeitar os fóruns deliberativos. Para isso, resgataremos a memória do XVI CONBRACE, ocorrido em Salvador, em 2009: a partir do debate democrático, foi encaminhado em reunião das secretarias estaduais do nordeste, que a secretaria estadual do Ceará seria responsável pela organização do encontro em 2010. Para fins de esclarecimento, a comissão organizadora do encontro foi efetivada em reunião do CBCE-CE, o projeto está sendo construído e as articulações necessárias para a realização do congresso estão sendo travadas, não apenas pelos membros filiados/as ao CBCE, mas também por um grupo mais amplo que os sócios, composto de estudantes e professores que têm se aproximado da entidade a partir da necessidade de organização do congresso. Por hora, consideramos que todos estes processos caminham consideravelmente, não sendo necessário a substituição da sede. Como em nenhum outro espaço foi encaminhado que teríamos duas sedes para o congresso nordestino, e não recebemos nenhum comunicado oficial alterando a sede de Fortaleza para São Luis, consideramos que tal mobilização se faz de forma atropelada e desrespeitosa com o espaço coletivo de debates e encaminhamentos.

Uma segunda questão trata-se da temática do encontro, cara ao conjunto das pessoas que compõe o CBCE-CE. Consideramos de fundamental importância um processo de historicização do CBCE, dos seus encontros e fóruns, conforme já oficializamos por ocasião do XVI CONBRACE. A temática oficial do encontro está sendo debatida de forma ampliada, a partir de um seminário que ocorrerá nos dias 27 e 28 de março, onde definiremos os eixos e o tema do evento, assegurando o balanço histórico e político destes 30 anos de lutas.

Por fim, consideramos necessário abrir um debate que vem sendo negligenciado pelo coletivo do CBCE nacional e pelas secretarias estaduais. Trata-se da multiplicidade de posicionamentos políticos acerca do papel da entidade. Se por hora parece existir um grande consenso na área, ele não pode ser mantido assim, através do silenciamento dos grupos minoritários, e com eventos que são formulados por fora das instâncias coletivas.


Integrantes do CBCE Ceará. Senhores integrantes do CBCE Ceará,          

Primeiro, o evento que se está programando, em princípio, seria o Norte e Nordeste (Regional) em comemoração aos 30 anos daquele primeiro evento, em 1980.          

A ideia foi lançada pelo Prof. Dr. Laércio Elias Pereira, Guru-Presidente do CEV, em périplo pelo Maranhão, a convite da Academia Viva Água (que bancou passagens e estadia...) para uma série de palestras, promovidas pelo CREF-MA.

Para aqueles que conhecem um pouco da História da Educação Física, dos Esportes e do Lazer, e Dança desta terra - me refiro às duas nações, Brasil e Maranhão - sabe que o Laércio Pereira esteve à frente da fundação do CBCE, e foi, junto com o Lino Castellani, responsável por aquele evento ocorrido em 1980.         

Sabe também a ligação de ambos com o Maranhão, terra em que viveram por cerca de 20 anos... construiram suas carreiras - e o respeito profissional - a partir daqui; ligados umbilicalmente ao CBCE...         

Pois bem, lançou a idéia e nós nos movemos. Buscamos os diversos entes que fazem a Educação Física, os Esportes e o Lazer do/no Maranhã, inclusive a Comissão Provisória da Secretaria Estadual do CBCE. Com quem chegamos a bons termos.         

O Laércio, devido à situação da Secretaria -não só a do Maranhão, mas de muitas outras de nossa região norte e nordeste, inclusive a do Ceará - buscou na direção nacional respaldo e chancela para o evento, que seria, sim, a princípio a realização do Regional Norte e Nordeste.          

O secretário do Pará, em corrrespondencia eletronica, colocou-nos a par das tratativas ocorridas no ultimo CONBRACE. Coloocando-se a favor da realização do evento aqui... Depois, tomamos conhecimento dos movimentos do Ceará, quanto à reestruturação de sua Secretaria Estadual, quanto à organização do Regional Nordeste...          

Levamos ao conhecimento - e questionamos - o Matheus e o CBCE, sobre essa questão. Não havendo, por parte da direção nacional, qualquer manifestação sobre a não realização, ou não, do evento no Maranhão; apenas gostariam de que fosse alterada a data, em que trabalhávamos, de novembro para setembro, para coincidir com os demais encontros regionais.          

Devido a esses impasses, a demora nas respostas, e a perda, já, de seis meses na organização do evento - afinal, começamos a tratar do assunto em novembro... - resolvemos, nós (eu!!!) aqui do Maranhão, propor ao Laércio não a realização do Congresso Regional do CBCE - Nordeste, em setembro, conforme solicitação do Matheus, mas o CONGRESSO DO CEV, com os mesmos temas propostos. Mantida a data de Novembro.          

Não seria mais um evento CBCE. Seria um evento do CEV - CONGRESSO DO CEV, onde, dentro do grande evento, discutiriamos a realização daquele evento trinta anos atrás - 1980...          

Devo lembrar que o CEV, embora oficialmente e juridicamente tenha apenas 14 anos (completados este ano...) na realidade ele estará completando 30 anos,,, ele é fruto daquele evento ocorrido em São Luis, em 1980...          

Vamos, sim, procurar as respostas do que ocorreu nesses 30 anos - memória -; vamos ver qual é o estado-da-arte - presente - e ver para onde caminha, quais são as perspectivas, enquanto negócio - o futuro.          

Senhores do Ceará, nada impede que voces continuem a se movimentar na realizaão do evento, do CBCE, de nível regional.                      

Nós, aqui, vamos fazer o CONGRESSO DO CEV, nível internacional, nacional, regional, local... 1980/2010 - 30 anos...

Leopoldo Gil Dulcio Vaz

Professor de Educação Física (aposentado) Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão

Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Pesquisador-associado do Atlas do Esporte no Brasil, e no Maranhão

Moderador/Administrados das Comunidades EF Maranhão e Atletismo, do CEV     

Comentários

Por Marcelo Pereira de Almeida Ferreira
em 9 de Março de 2010 às 14:07.

Prezado Leopoldo.

Por favor, procure em suas mensagens enviadas a resposta. Reitero que a Secretaria não recebeu nenhum retorno da Secretaria do CBCE/MA. Apenas, em outros fóruns de debate, publicizou a disposição da Secretaria do CBCE em incorporar-se na organizaçao do Congresso Norte Nordeste, na eminância de construir concomitante o CONCENO. As demais reflexões estão no documento assinado pelos atuais membros da Secretaria Paraense.

Os demias pontos não são, necessariamente, polêmicos e/ou que denotem de nosso coletivo maiores aprofundamentos.

Att.

Prof. Marcelo "Russo" Ferreira

Por Marcelo Pereira de Almeida Ferreira
em 6 de Março de 2010 às 19:53.

Sobre Congresso Norte-Nordeste e Secretarias Norte-Nordeste.

 

A Secretaria Estadual do CBCE/PA, inicialmente, destaca que pretende, à luz da representação legítima de seus sócios, organizar durante o ano de 2010 três plenárias na forma de Assembléia de Sócios e, assim, fortalecer a instância principal de sua representatividade e, como conseqüência, a sua soberania institucional.

Como ainda estamos com a primeira assembléia de 2010 planejada para o inicio de abril deste ano, cumpre-nos (na qualidade de atuais gestores do CBCE/PA) apenas destacar a expressão particular destes que assumiram a responsabilidade de fortalecer o debate sobre ciência e tecnologia na região norte do país e no Estado do PA e, neste sentido, a incerteza de expressarmos a opinião de seus sócios.

A Secretaria Estadual do CBCE desde a realização do último CONBRACE, e em rápidos (de fato, rápidos) contatos e conversações com professores dos Estados do AP e MA levantou a hipótese de termos como sede do III CONCENO (CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE da Região NO) a cidade de São Luiz por acreditarmos que poderíamos aglutinar os sócios e demais professores, pesquisadores e estudantes da Região Norte  naquela cidade, e pelas características tratadas, à bem da verdade muito empiricamente, de regionalização do Estado do MA de parecer-nos mais próximos do diálogo regional “nesta banda do país” do que na região NE.

Tomamos a iniciativa de enviar um e-mail institucional à Secretaria Estadual do CBCE/MA no dia 28 de janeiro p.p., informando sobre a reorganização da nossa Secretaria e de “(...) contribuir na organizaçao do COngresso Norte/Nordeste de Ciências do Esporte e, neste sentido, colocamo-nos a disposição para aquilo que nos convir”, completando no mesmo e-mail, que “Em princípio, a idéia era inaugurar o contato”.

Dias depois, a professora Amanda Miranda, informando que estava assumindo a Secretaria do MA, também entrou em contato por e-mail, destacando que o Professor Leopoldo informou sobre nossa sinalização inicial. Destaca-se que em resposta à professora Amanda, registrei que já havia testemunhado que aquele “democratizou nossa disposição para o congresso, mas nunca respondeu-me um e-mail”. Também não tive mais retorno.

É preciso registrar que o professor Leopoldo já manifestou a nossa expressão e outros contatos, como com a DN/Coordenação das Secretarias, porém, não tivemos nenhum retorno institucional da Secretaria do CBCE/MA. E não pretendemos, neste relato, fazer qualquer reflexão “denuncista”. Mas, é correto que, diante da ratificação desta expressão pública por parte do professor Leopoldo, que possamos tornar público, também, que ainda não entabulamos qualquer conversação sobre a realização ou não do Congresso Norte-Nordeste com a participação desta Secretaria do PA.

Por fim, registramos, inicialmente, que esta gestão não está inicialmente se dispondo a realizar qualquer atividade em parceria com o CONFEF e seus CREF’s como, posteriormente à nossa primeira expressão de interesse sobre o Congresso Norte-Nordeste, ficou manifestado e divulgado.

As questões afetas à realização e a participação institucional desta Secretaria Estadual no III Congresso Norte-Nordeste estarão pautadas na nossa Assembléia de Sócios, à qual será comunicada quando de seu realização, à Coordenação das Secretarias do CBCE.

Por hora, esse é o registro da atual gestão do CBCE/PA

 

Profº. Marcelo “Russo” Ferreira – Secretário Estadual

Profª Elren Passos – Secretária adjunta

Profº. Emerson Campus – Tesoureiro

 

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 7 de Março de 2010 às 10:26.

Marcelo, respondi, asim, a voce... tenho mandado as trataivas que temos feito, inclusive informei ao CBCE-MA o interesse dee voces... Não cabe a nós, que estamos organizando o Congresso CEV estabelecer a participação do pessoal do CBCE; apenas buscamos unir aqueles que estavam interessados. Da mesma forma, comunicamos ao pessoal do CBCE do Ceará, tão logo soubemos que estavam se porganizando para a realização do Congresso. Diante daquiloo que foi exposto, resolvemos ’separar’ os dois encontros, e nos atemos a organização do Congresso CEV, não mais do CBCE, haja vista as questões internas das secretarias de alguns dos estados, não respondidas pelo Marheus. Não estamos mais na organização de encontro ou congresso do CBCE. Isso é problema do CBCE. Tentamos fazer um unico eventpo, unindo os diversos entes e as diversas instancias. Não foi possivel. Não tem problema. Apenas jungamos, nos do CEDEDFELMA, que organizamos aquele evento em 1980, não deixar em branco os 30 anos... tentamos reuniar, não foi possivel? fazemos o nosso evento, em novembro, com a possibilidade de participação de todos aqueles que o desejarem e/ou se manifestarem... entendi que seria positiva a tua manifestação, e o interesse demonstrado, pela Secretaria do PA. Entendi errado? Da mesm forma, estamos conversando com a equipe que esta reestruturando a Secretaria do Maranhão. Mas sem interveniencia. apenas buscamos somar esforços... O Laercio já deve ter comunidado à direrção nacional do CBCDE nossa intenção de realização do evento do CEV, que dentro de sua programação abrirá espaço para discutir os 30 anos daquele primeiro evento, em 1980; de capital importancia para nossa area,no Maranhao e no Norte e no Nordeste... Diante das datas conflitantes e dos interesses conflitantes, inclusive ideológicos - SISTEMA CONFEF/CREF X CBC -, e das conversas telefonicas que mantive com o Matheus/CBCE, achei melhor sugeririr ao laercio a desvinculação CEV - CBCE, mesmo poruqe isso está muito entranhado, e precisamos, nós qyue fazemos o CEV, afirmarmos nossa identidade própria. Não mais ocorrerá esse conflito de proprósitos. cada ente tem sua missão, seus objetivos e necessáriamente, não precisam ser os mesmos e seguir à risca seus programas. Até mesmo adotar os GTTs do CBCE, como havia proposto, para as discussões, já não está mais em eviodencia. cada Comunidade do CEV se constiitu um eixo temático, podendo ou não se aglutinar em temas e subtemas comuns. A decisão é a REDE... e daqueles que vieram... Espreamos que voces do pará, enquanto CEVENAUTAS estejam presentes. São bemvindos, os aguardanmos com ansiedade. Boa sorte na organização do Congresso Regional. Estamos à disposição naquilo que prcisarem. Falo pelo CEDEFELMA...

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 11 de Março de 2010 às 16:40.

Marcelo

Não falo pela Secretaria do CBCE... falo pelo CEV/CEDEFELMA... a amanda, atualsecretaria - a posse deve ter sido essa semana, não sei, estava marcada parab o dia 8 de março... não recebi qualquer comunicado... coloquei no ar, pois poensava em motivar os demais CEVNAUTAS, o que parecde não haver respostas tão prontas quando pensava... mas de qualquer forma, Marcelo, essas questões do Congresso CBCE, versao Niorte e/ou Nordeste já estão superadas.

O CEV vai fazer o seu encontro, em Novembro, conforme programação... o CBCE - e suas Secretarias - farão os seus encontros regionais, conforme acertos anteriores... nós, do CEDEFELMA e do CEV, estamos organizando nosso encontro, agora, sem a "confusão!" de quem faz e o que. São dois eventos distintos, com dois entes distintos, que poensava poder ocorrer juntos...não deu...

Mas esperamos todos os CEVENAUTAS - especialmente os vizinhos - em novembro, na nossa Ilha Encantada. Btreve daremos maiores detalhes... e as inscrições para apresentação de tabalhos, oficinas, naoconferencias, etc,...

Leopoldo


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.