Estive presente ao XVI CONBRACE para participar do Painel Literário e acompanhei quatro momentos institucionais que me surpreenderam pelo esvaziamento... O que pensar? O que fazer? Muito me preocupou a posição dos estudantes de Educação Física exigindo a leitura de um documento contendo reivindicações ao CBCE que apresentava muitas inverdades e adjetivações inadequadas... Foi um episódio lamentável! Tanto o esvaziamento como a participação do movimento estudantil sinalizam para mudanças institucionais que possam criar condições para um maior envolvimento dos membros do CBCE.
Comentários
Por
Laercio Elias Pereira
em 28 de Setembro de 2009 às 21:40.
Pessoal, Profa Katia,
Alguem poderia colar aqui o documento final do XVI CONBRACE pra gente debater? Laercio
Por
Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga
em 2 de Outubro de 2009 às 18:04.
Caros colegas,
Peço perdão pelo excesso de mensagens vazias ou entrecortadas. Não consigo enviar um texto com proposições da nova Direção Nacional do CBCE.
Alguém pode me orientar como devo proceder?
abraço,
Leo
Por
Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga
em 1 de Outubro de 2009 às 14:40.
Caros Professor Laercio e Professora Katia,
A Direção Nacional do CBCE agradece a participação de todos no evento, mas eu especialmente gostaria de ressaltar a alegria de ter conhecido a Professora Katia. Realmente o CBCE vive um período de mudanças. Nossas gestões anteriores semearam um terreno, onde hoje podemos trabalhar com possibilidades de diálogo, transparência e proposição. Contamos com vocês nessa discussão. Gostaria de dividir com vocês e peço uma ampla divulgação de um texto que traz, ainda que incipiente, nossos princípios e alguns eixos norteadores da gestão 2009/2011.
Grande abraço,
Leonardo A. Peyré Tartaruga
Por
Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga
em 1 de Outubro de 2009 às 14:42.
Por
Katia Brandão Cavalcanti
em 1 de Outubro de 2009 às 23:06.
Prezado Leonardo,
Agradecemos a sua gentileza durante o CONBRACE e desejamos a todos da nova diretoria do CBCE lucidez para contribuir com o avanço das abordagens disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares na produção do conhecimento em Educação Física e Esporte no Brasil. Precisamos tanto do aprofundamento disciplinar como de sua expansão inter e transdisciplinar. O respeito à diversidade acadêmica no interior do CBCE será fundamental para concretizar mudanças necessárias, visando uma maior participação de estudiosos da área, devendo envolver mais intensamente estudantes de iniciação científica interessados nas mais distintas temáticas de pesquisa. Isto significa ampliar o compromisso das Secretarias Estaduais com a formação e a pesquisa. A nossa disposição para enfrentar os desafios atuais talvez seja ainda maior do que na década de 70 quando tínhamos apenas vinte e poucos anos... A experiência acumulada ao longo de quatro décadas nos possibilita olhar para o desenvolvimento institucional com outras lentes. Se houver diálogo entre os pesquisadores a comunidade terá muito a ganhar...
Por
Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga
em 2 de Outubro de 2009 às 18:02.
Querida Katia,
Sintetizas muito bem nosso sentimento e nosso desafio!
Por
Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga
em 2 de Outubro de 2009 às 18:02.
Por
Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga
em 2 de Outubro de 2009 às 19:16.
Por
Leonardo Alexandre Peyré Tartaruga
em 2 de Outubro de 2009 às 19:24.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.