Cevnautas do CBCE,

Como sabemos todos, o tema da  10ª semana de Ciência e Tecnologia, 21 a 27 de outubro, foi “Ciência, saúde e esporte”. Alguém está estudando como foram tratadas as ciências do Esporte na SNT&C 2013 com o nosso tema? Laercio

10ª Semana da Ciência e Tecnologia supera edição anterior Semana de Ciência e Tecnologia   

A 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013) já supera a edição do ano passado em número de atividades e de instituições, segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O recorde de 28.148 ações e de 911 parceiros em 2012 foi ultrapassado. Até a tarde desta quarta-feira (6), 30.160 atividades chegaram a ser cadastradas no site do evento, http://semanact.mct.gov.br/ com a mobilização de 1.003 parceiros em 672 cidades.  

O Amazonas é o estado com o maior número de atividades, de acordo com os registros feitos até o momento. Com 9.217 ações, o estado vem seguido de Minas Gerais (4.684), Rio de Janeiro (3.047), Rondônia (2.351), Maranhão (1.842) e Rio Grande do Sul (1.814).   Como ocorreu no ano passado, o estado de Minas Gerais se destaca em relação à quantidade de cidades e de instituições envolvidas. Contou com 121 municípios e 239 parceiros mobilizados na 10ª SNCT.  

Na comparação com o resultado obtido em 2012, algumas unidades da federação revelam avanços significativos em número de ações, cidades e instituições participantes. É o caso do próprio Amazonas, do Acre, de Goiás, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo e de Tocantins.  

Também tiveram aumentos importantes de atividades: Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso e Roraima. E de cidades ou instituições envolvidas: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe.  

Crescimento contínuo  

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o País no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secis e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).  

Na primeira edição, em 2004, foram realizadas 1.840 atividades, em 252 municípios, envolvendo 250 instituições e entidades de C&T. “Ano a ano a semana vem se superando em público e em atividades desenvolvidas e é o que estamos verificando novamente nesta edição”, comemora o titular da Secis, Oswaldo Duarte Filho.  

E os números da SNCT 2013 não param de crescer com os novos cadastros realizados diariamente pelas coordenações estaduais e pelos diversos organizadores envolvidos com a semana nos municípios. Uma situação que deve prosseguir até o fim do ano, como lembra o secretário do MCTI. Ele explica que algumas atividades e registros estão sendo feitos fora do período de mobilização nacional (de 21 a 27 de outubro).  

“Muitas cidades deixam para se cadastrar depois de executar a atividade e alguns municípios fazem ações depois da data fixada, pois é comum associarem a semana a outras programações”, esclarece. Na avaliação de Oswaldo, é preciso considerar, além da quantidade, a qualidade dos eventos promovidos.  

Ele ressalta ainda que os números são maiores do que é oficialmente informado. “Isso é subestimado, já que o cadastro é espontâneo, ou seja, não é uma obrigação. Temos certeza de que o total é no mínimo 50% maior do que o registrado”, diz.  

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2013/11/acoes-e-parceiros-envolvidos-durante-semana-de-ciencia-e-tecnologia-bate-recorde

Comentários

Por Marcelo Soares
em 9 de Novembro de 2013 às 01:05.

Na qualidade de Presidente da ABRAKO ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE KORFEBOL, agradeço a todos os alunos que participaram do evento, ao Professor Israel Souza e ao Professor Edmar Fonseca pelo artigo e depoimento sobre a vivência na 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2013).

Obrigado

Prof. Marcelo Bepi Soares

“MARCELO KORFEBOL”

 

Uma experiência para ficar marcada. Sem exagero é assim que devemos deixar o registro da colaboração da ABRAKO (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE KORFEBOL) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013; pois com o tema Ciência, Saúde e Esporte proporcionou ao NOVO KORFEBOL BRASILEIRO mudar a rotina de uma Instituição Federal com alegria e interação tecnológica; A convite do professor Israel formado pela UFRRJ, no IFRJ – Paracambi, a ABRAKO se apresentou a cerca de 50 estudantes de Ensino Médio Técnico.

 

Quem viveu ou vivenciou aulas em escolas que tinham a cultura do veterano x calouro, e nos cursos profissionalizantes que desde sua adesão já são inseridos na rivalidade do mercado de trabalho ou vaidade acadêmica; vai compreender o que o NOVO KORFEBOL BRASILEIRO proporcionou em um espaço adaptado uma interação devido às limitações que os Educadores do Estado do Rio de Janeiro passam em seu cotidiano. Devido a motivos naturais, realizamos um jogo adaptado em um auditório da instituição, ao lado de laboratórios e salas de aula, uma intervenção atípica em um universo improvável.

 

Só em um universo lúdico transdisciplinar o sujeito esquece a cultura hegemônica e passa a questionar suas ações ou emoções nas ações do cotidiano sem a pressão da culpa, mas sim o peso da não reflexão das ações/cartas/jogos/palavras dentro de uma cultura regional perante os movimentos/pensamentos do sujeito.

 

No aguardo da chegada dos estudantes, recebemos a visita de dois Professores de Eletrônica da casa, que eram desportistas masters, e inclusive um mais encantado com a possibilidade recreativa, se divertiu em lances e deslocamentos ao cesto relembrando sua prática inicial, o Basquete. Inclusive os feitos de acerto ao cesto pelo Professor visitante, gerou estímulo e descontração dos estudantes que vinham chegando para conhecer o NOVO KORFEBOL BRASILEIRO pela primeira vez.

 

A percepção da adaptação do espaço e a aproximação dos grupos em um mesmo ambiente, gerou preocupação dos próprios estudantes quanto a segurança de lâmpadas e janelas que poderiam ser afetados e vindo a prejudicar o auditório; e em seguida a preocupação da permanência dos veteranos por mais tempo no jogo. Deixando claro características distintas por exemplo de escolas da capital carioca.

 

Com a explicação das NOVAS regras, vivencia do jogo em um espaço muito cheio para respeitar as regras iniciais, depois a adaptação adequada e apresentação de um número satisfatório que é possível a prática sem acidentes e com a mesma proposta educacional; os próprios estudantes já acusavam seus erros e as infrações dos adversários em clima descontraído; ao contrário da competitividade, agressividade e rivalidade reconhecida pelos mesmos se ao invés do NOVO KORFEBOL BRASILEIRO fosse uma partida de Futebol.

 

E como além de uma boa partida e bons amigos do NOVO KORFEBOL BRASILEIRO, os próprios estudantes já pediram ao Professor Israel Souza a inclusão do NOVO KORFEBOL BRASILEIRO na rotina do IFRJ-Paracambi; e com o mesmo ex Desportista do Basquete que estimulou estudantes e renovou suas energias do espírito olímpico, se apresentou para uma proposta Interdisciplinar para realização de um projeto acadêmico para a construção das peças necessárias a prática do Korfebol nas aulas de Educação Física da instituição com seus alunos nos laboratórios da unidade.

 

Assim a ABRAKO continua sua jornada na intervenção sob seus subtemas transversais: NOVO KORFEBOL EDUCACIONAL – Esporte e Lazer, NOVO KORFEBOL Profissional – Trabalho em conjunto aos cursos na IFRJ-Paracambi; e ainda seguindo na construção com o Professor Israel Souza a disseminação do  NOVO KORFEBOL BRASILEIRO Social que tratamos sobre o Meio Ambiente no qual inserido. Permitindo assim que nosso parceiro e colaborador possa construir o NOVO KORFEBOL BRASILEIRO e não vestir uma camisa de força para começar sua intervenção sócio educativa através dessa ferramenta social chamada Korfebol Brasileiro.


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