Boletim de Noticias 22/06/15 – Ano 3, n13

 

SISTEMA NACIONAL DO ESPORTE EM CONSTRUÇÃO

Caros associados, a Presidenta do CBCE, Simone Rechia, participa de evento em Brasília nos dias 23 e 24 de junho que objetiva a construção do Sistema Nacional do Esporte. O evento sediado no Auditório Nereu Ramos, anexo II câmara dos deputados.

http://www.cbce.org.br/noticias-detalhe.php?id=1083

 

 

Capes recebe visita do ministro da Educação

Nesta quarta-feira, 17, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro esteve na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e se reuniu com a Diretoria Executiva da agência. Durante a tarde, o ministro também participou da abertura do 1º Seminário Interinstitucional sobre a Base Nacional Comum Curricular.

 

http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7559-capes-recebe-visita-do-ministro-da-educacao

 

Fórum debate novos moldes para financiamento da educação básica

O Ministério da Educação (MEC) discute, no 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, o que deve ser considerado e como deve ser definido o Custo Aluno Qualidade (CAQ), previsto no Plano Nacional de Educação (PNE).

O evento começou na terça (16) e vai até sexta-feira (19), no município Mata de São João (BA). Por lei, o CAQ deve ser implementado até meados do ano que vem. Participam do evento 1.687 representantes de 1.067 municípios.

 

 

Ministro defende base comum curricular como prioridade

 “A base comum é uma das estratégias que a sociedade brasileira, pelo Plano Nacional de Educação, decidiu estabelecer como prioridade para um salto qualitativo da educação”, afirmou, nesta quarta-feira, 17, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na abertura do 1º Seminário Interinstitucional sobre a Base Nacional Comum Curricular, que acontece em Brasília. Na oportunidade, Janine também assinou uma portaria que cria a comissão de especialistas para debater o tema.

 

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21404:ministro-defende-base-comum-curricular-como-prioridade&catid=211&Itemid=86

 

Estudante brasileiro é premiado em feira de ciências nos EUA

Com a pesquisa sobre um antiviral natural, o estudante cearense Helyson Lucas Bezerra Braz conquistou medalha de bronze na maior feira de ciências estudantil de nível médio do mundo, a Intel International Science and Engineering Fair (Isef), realizada em Pittsburg, EUA, em maio deste ano. Ele se prepara, agora, para apresentar a nova etapa de seu trabalho na famosa Genius – International High School Environmental Project Olympiad, prevista para junho de 2016, em Nova York.

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21393:estudante-brasileiro-e-premiado-em-feira-de-ciencias-nos-eua&catid=209&Itemid=86

 

Senado cria comissão especial para debater redução da maioridade penal

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (18) a criação de uma comissão especial para discutir a redução da maioridade penal. O autor do requerimento, senador Jader Barbalho (PMDB-PA), argumenta que a comissão irá avaliar a aplicação do Estatuto da Criança e Adolescente nos estados e municípios.

 

http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2015/06/18/senado-cria-comissao-especial-para-debater-reducao-da-maioridade-penal-1

 

ANPG marca presença na luta contra a redução da maioridade penal

Na última quarta-feira (17), o Vice-Presidente Regional Centro-Oeste da ANPG, Gabriel Nascimento, esteve presente no ato contra a redução da maioridade penal, durante a Comissão Especial que aprecia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171. Os representantes da ANPG, UNE e UBES foram impossibilitados de entrar na comissão e, após o encerramento da sessão, gritaram palavras de ordem e usaram apitos pelos corredores, deixando claro seu repúdio a decisão dos deputados de aprovar o relatório da matéria que propõe a redução da maioridade penal de 18 a 16 anos em casos de crimes hediondos.

 

http://www.anpg.org.br/?p=8520

Deputados se somam à luta por mais direitos para os pós-graduandos

Na última quarta-feira (27/05), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou requerimento da deputada Alice Portugal que solicita realização de Audiência Pública destinada a discutir a importância da pós-graduação no país e os direitos dos pós-graduandos. Para o debate serão convidados os ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz; e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

 

Negociação com governo não avança e universidades estaduais da Bahia seguem em greve

Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), em greve por direitos trabalhistas e aumento do orçamento para as instituições, tiveram mais uma reunião com o governo estadual na qual não houve avanços, na tarde de quinta-feira (18). O governo não apresentou concretamente a proposta para solucionar o déficit no quadro de vagas docente das Ueba, e nem uma contraproposta à minuta de substituição da Lei 7176/97 - que ataca a autonomia universitária.

 

http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=7568

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.