Cevnautas das Ciências do Esporte,

Instigante da palestra TED da cientista Ellen Jorgensen. As oportunidades do laboratório em casa (ou na comunidade) com a rede de pesquisa e o acesso aberto são surpreendentes. Aqui alguns trechos:

Laboratório aberto
Uma experiência ainda mais radical, o Genspace, foi apresentada por uma de suas criadoras, Ellen Jorgensen. O projeto é uma espécie de laboratório comunitário aberto à participação de qualquer pessoa interessada em biologia molecular e sintética. “Tudo começou em 2009, quando soubemos de pessoas que criavam laboratórios em casa para produzir iogurtes verdes e coisas do tipo”, lembrou. “Pensamos, então: isso mostra que há muita gente interessada em ciência e posso ajudá-las, inclusive a não se matarem.”

Outro trecho:

“Antes de falar de temas maiores, é preciso fazer um trabalho de formiguinha, mostrar aos estudantes como criar um projeto que seja realmente livre”, ponderou Meirelles. “Sugerimos na UnB que os alunos subissem seus trabalhos de conclusão de curso na internet de forma aberta, ao invés de entregar três cópias impressas, mas a adesão dos professores foi limitada; ainda é difícil convencer até nosso colega do lado que é bom deixar os trabalhos dos nossos alunos abertos.”

A matéria bem documentada e ilustrada, e a palestra de 10 minutos da Dra Ellen, estão no Ciência Hoje do dia 15.10.2014. Vamos aproveitar? Quem amplia?

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2014/10/caminhos-de-uma-ciencia-aberta

Laércio

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.