Cevnautas, o esporte vale como modelo para selecionar cientistas. Tem vice-versa? Laercio

Espanha procura o Real Madrid e o Barcelona da Ciência
“Convocados” para a selecção nacional estão na vanguarda da investigação

2011-07-22

A Espanha prepara-se para ter uma “selecção nacional de Ciência”. Os primeiros “convocados” estiveram ontem em Madrid, onde se reuniram com a ministra espanhola da Ciência, Cristina Garmendia, para validar as suas candidaturas ao Programa “Severo Ochoa” (bioquímico espanhol que recebeu o Nobel de Medicina em 1959, pelos seus estudos sobre o RNA).

Nesta “convocatória” insólita, compareceram 22 centros de investigação de vanguarda, dos quais 12 são da Catalunha, sete de Madrid, enquanto as Canárias, Valência e Andaluzia estão representadas por um centro cada uma.

Pela primeira vez, o governo espanhol vai premiar apenas os melhores produtores de conhecimento com um distintivo de qualidade internacional que lhes dará quatro milhões de euros ao longo de quatro anos.
"Esta é a forma de disponibilizar os recursos para aqueles que mais os merecem e não para os que mais pedem", resumiu a ministra. Até meados de Novembro, o ministério irá anunciar um máximo de dez centros escolhidos. O objectivo é que em quatro anos se consiga uma “equipa de sonho” de Investigação e Desenvolvimento (I&D) composta por 40 centros espanhóis.

"Este país faz boa ciência, comparável às equipas que estão a meio da tabela, mas até agora tem sido muito difícil ter equipas de primeira linha como o Real Madrid ou o Barcelona e é isso que este programa vai permitir ", disse Lluis Torner, director do Instituto de Ciências Fotónicas da Catalunha, um dos candidatos que se querem juntar ao primeiro lote de vencedores.

As instituições candidatas foram analisadas por três painéis de especialistas de 12 países que incluem três prémios Nobel. Os requisitos impõem que estes centros tenham investigadores de prestígio que estabeleçam uma “massa crítica” de cientistas cuja influência seja 50 por cento mais elevada do que a média internacional.

Fonte: http://bit.ly/qRXySl

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.