Cevnautas das Ciências do Esporte,

O programa TOME CIÊNCIA,  coordenado pelo conselho científico da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - a qual o CBCE é associado - teve, na semana de 12 a 18 de maio, o tema esporte, com o título "Esporte tem Ciência", e foi retransmitida por 21 TVs uniiversitárias e educativas do Brasil. O programa está no ar. Vamos assistir e comentar?

        http://www.tomeciencia.com.br/esporte_ciencia.htm

Laercio

Comentários

Por Lino Castellani Filho
em 18 de Junho de 2012 às 13:56.

Amig@s do CBCE

 

A matéria postada pelo Laércio já tem dias, mas penso não ter perdido atualidade.

Ao assistir o vídeo, me senti de volta aos anos setenta do século passado...

Para mim, ela reflete o fato de, por mais que tenhamos avançado na superação da relação paradigmática da EF com a Aptidão Física, na direção de outra de índole Histórico-social, ainda convivemos com uma compreensão hegemônica de Ciência com os dois pés fincados no campo Biológico...

Mais do que lamentar, precisamos qualificar ainda mais nossa intervenção, no sentido de mostrar aos "leigos" e aos iniciados que ciência do esporte não se limita ao explicitado pela reportagem... Muito pelo contrário, ela (a Ciência do Esporte) sem fundamentação dos estudos originários nas Humanidades, soa capenga, descontextulaizada e acrítica. 

A própria área 21/Capes, mais especificamente os programas de pós da EF,  já reconhece possuir formatação construída a partir de duas grandes áreas e que o privilegiar de uma em detrimento da outra na definiçào dos critérios de produtividade acadêmica, se não superado, levará à pura e simples amputação da presença das Humanidades nos estudos, pesquisas e formação acadêmica levados a efeito pelos programas redundando na extinção do pensamento crítico da/na área e fomentando o êxodo dos que se inserem nesse campo para outras áreas.

Convido o CBCE e o próprio CEV a fazer um simples levantamento do número de professores doutores inseridos nas ciências humanas e sociais presentes nos programas de pós da EF na condição de professores plenos. Esse levantamento levará à percepção da crescente diminuição - a cada avaliação trienal da Capes - do número de professores com esse perfil (Humanidades) na condiçào de pleno, situação essa que, se não revertida, implicará no acima anunciado...

Penso ser essa questão uma bandeira de luta a ser erguida e sacudida aos ventos pelo CBCE, legítimo representante das Ciências do Esporte brasileira.

Abraços

Lino 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.