Cevnautas,

Tomo a liberdade de colar uma nota do Blog.

Aos poucos vamos superando a fase do senso comum ("faz três de 10 que é bom") e lastreando o nosso trabalho com a produção científica da área.

Lá tem 9 links. Laercio

Exercício da mãe ajuda o feto. Bioquímica. CBCE

No programa de hoje Corridas, da CBN, (sim, ouço rádio na batalha diária na ciclovia beira-mar com coqueiros) o assunto foi o artigo do Turíbio Santos sobre a importância do exercício da mães para as crianças durante a gestação, apresentado no I Congresso Internacional de Bioquímica do Exercício

Achei um pouco atrasada a realização do I Congresso. Lembro que durante o mestrado em EF na USP levei de livrão grosso, com os anais do Congresso Internacional de Bioquímica do Exercício que o Prof. Zucas  tinha ido e me emprestou pra mostrar pro Rolando Toro  (que na época morava perto do aeroporto de Congonhas). Mesmo gentilíssimo como sempre o Rolando cedeu ao entusiasmo e me deixou sentado com cara de paisagem por mais de uma hora, enquanto comentava cada trabalho do congresso. Lembro dele ter olhado com desprezo pra pilha de Index Medicus que estava na mesa. Nesse dia reforcei o meu palpite – que vale até hoje –  de que quando a Educação Física crescer vai passar pela classificação dos exercícios da Biodança ,que levam em conta os arquétipos de Jung, as couraças de Reich, matemáticos estudando músicas indutoras de exercício e bom conhecimento de bioquímica. Com a notícia de hoje lembrei também do cartaz do V Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), organizado pela ESEFMuzambinho em Poços de Caldas em 1985.

Na preparação (responsa, eu era presidente do CBCE) passei uma semana na biblioteca da EFUSP garimpando imagens pioneiras e recentes de tecnologia pro cartaz, com o hoje mais famoso ainda artista gráfico Mario Ramiro . Ele faria uma composição ótima: desenho e cores bem avançadas pra época.

Achamos:

1. Uma foto pioneira, com um saltador marcado para análise;

2. O recente (1985) O eletrocardiograma de um feto durante o exercício da mãe.

conbrace1985-page-001

FONTE com foto e 9 links: http://blog.cev.org.br/laercio/2015/exercicio-da-mae-ajuda-o-feto-bioquimica-cbce/

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.