Cevnautas,

Em qualquer ambiente humano temos bobagens. O Prêmio Darwin foi criado para premiar os feitos que levaram os autores a melhorar a espécia partindo desta pra melhor. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9mios_Darwin 

Na ciência temos o IgNobel  http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%AAmio_IgNobel, do qual já tentamos criar um similar de Ciencias do Esporte nacional http://cev.org.br/comunidade/cevcafe/debate/indicacao-para-o-ignobel-esporte-quimica/

Agora a Folha de São Paulo escolheu algumas pesquisas para tripudiar. Discutir intra-corpo as mazelas de uma área é uma coisa. Divulgar só bobagens tentando identificar ou estigmatizar uma área do conhecimento, como fez a reportagem da FSP, é outra. Vamos comentar? Laercio

Ciência do esporte investiga bambolê, xingamentos ao árbitro e até natação no gel
Do UOL, em São Paulo

Esporte virou assunto para cientista. A cada semana, um novo estudo é divulgado. Existem pesquisas sobre qual posição no futebol gasta mais energia. Que tipo de movimento no bloqueio é mais efetivo no vôlei. Que regime de treinamentos dá melhores resultados no atletismo.

Mas, ao lado de experimentos em que é fácil entender a sua razão de ser, uma série de estudos inusitados também é publicado anualmente. O UOL Esporte pesquisou alguns deles e listou os mais curiosos. Confira:  http://bit.ly/IuFbrb   http://bit.ly/IuFbrb

Comentários

Por Guilherme Borges Pacheco Pereira
em 2 de Maio de 2012 às 12:00.

Laércio,

O esporte também virou assunto para jornalistas, para economistas, para novela e, claro, para políticos. A prestigiada Folha faz desdém com a primeira frase "o esporte virou assunto para cientista". Deve ser um reporter juvenil, que não conhece história e nem esporte. Provavlemente recortou e colou de algum site estrangeiro. A Folha também não fala que tem seu caderno de esporte, onde são escritas e divulgadas grandes bobagens esportivas.

Lamento não possuirmos um meio de comunicação tão eficaz quanto a Folha para rebatê-los. Para entrar no blog, tenho que me cadastrar. Evidentemente dou minha humilde opinião, que não será lida e no primeiro fim de semana vou recebr uma ligação com uma "promoção" de assinatura. É o quarto poder, fala a verdade que quer.

Saudações Olímpicas, Acadêmicas e Democráticas

Guilherme

Por Edison Yamazaki
em 2 de Maio de 2012 às 20:45.

Essa falta de valorização ao esporte e consequentemente ao profissional da Educação Física foi um dos motivos para que eu viesse viver desse lado do mundo.

A Folha perdeu crédito comigo quando manipularam números na tentativa de ultrapassar em vendas o Estadão. Descobriram a malandragem e tiveram que pedir desculpas públicas, além de noticiar no próprio jornal. Uma vergonha!! Se manipula números, deve manipular também as informações.

Mas o problema dessa falta de valorização tem a ver conosco também. Enquanto o nível dos próprios professores de Educação Física não subir, acontecerá esse tipo de coisas. Depois que a tecnologia democratizou as idéias, uma avalanche de blogs começaram a pipocar. A grande maioria analisando táticas e técnicas de jogos. Uma coisa assim: "se você compactar o meio campo haverá menos espaços para os adversários trabalharem". Fiquem tranquilos porque existem coisas bem piores.

O jornalista, leigo que é sobre esportes, escreve o que encontra por aí e a confusão está formada. Não é à toa que para exercer a profissão não é mais necessário cursar a faculdade. Alguém deve ter percebido que para escrever bobagens não precisa ser diplomado.

Agora... já viram o que tem de "especialistas" comentando sobre os mais variados esportes? De conhecedores de táticas, técnicas e os caminhos para as vitórias?

Tudo isso é culpa do Barcelona!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.