Pessoal, alguém aplicou a metodologia da UNESCO pra área de ciências do esporte? A tendência é a mesma? Laercio

de    Aldo <aldo.barreto@gmail.com>
data    11 de novembro de 2010 08:48
assunto    [Lexias] O retrocesso da Ciência no Brasil
  
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou nesta quarta-feira (10/11), em Brasília e em Paris, simultaneamente, o Relatório Unesco sobre Ciência 2010.

No caso do Brasil, os números indicam parca evolução recente no setor com uma relativa estagnação nos últimos anos. O país desenvolveu uma base acadêmica em ciências, mas há ainda uma série de desafios. A taxa de crescimento no número de doutores foi de 15% ao ano por, muito tempo,  passando nos 3 últimos anos para 5% por ano. Este é um sinal de estagnação; o número de concluintes nas universidades federais deixou de crescer desde 2004.

O relatório indica que o mais da metade do investimento em ciência no Brasil é realizado pelo setor público. Entre as principais preocupações manifestadas pela UNESCO está o fato da recente Pesquisa de Inovação Tecnológica do IBGE mostrar que o número de pesquisadores que trabalham em empresas no Brasil diminuiu 10 % entre 2005 e 2008.

O relatorio Mostra ainda que as pesquisas fomentadas pelo governo não se transformam em ação ou inovações. Em 2009 todo Brasil registrou só 103 patentes enquanto a Índia teve reconhecida cerca de 700 patentes resultantes da pesquisa em ciência e tecnologia.

Ver mais em http://www.unesco.org/pt/brasilia

Fonte; Nova Revista de pesquisa da Fapesp, Site do Escritório da Unesco no Brasil.

Comentários

Por Aldemir José Ferreira Teles
em 15 de Novembro de 2010 às 17:06.

Laércio,

Fui à página da UNESCO e achei um vídeo com depoimento de Edgar Morin: "As sete reformas necessárias para o século 21".

Link http://www.unesco.org/archives/multimedia/index.php?s=films_details&id_page=33&id_film=1631


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.