Cevnautas, por que será que só têm acessos os profissionais dos conselhos - CFM; CFO; CFF; CFP ? E a Educação Física? Laercio

Profissionais da saúde terão acesso a informação científica   
Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes   
Quarta, 30 de Maio de 2012 08:15

Os ministérios da Educação e da Saúde lançaram, nesta terça-feira, 29, a página eletrônica Saúde baseada em evidências, que oferece, de forma prática, acesso a bases de dados com informações científicas e tecnológicas dirigidas a profissionais indicados pelo Ministério da Saúde.

29-05-12-periodicos-by-GF-202
Parceria foi possível por meio do Portal de Periódicos da Capes (Foto: Guilherme Feijó ACS/Capes)

O conteúdo é oferecido por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa permitirá aos profissionais da saúde acesso, de forma ágil e eficiente, a bases específicas de saúde baseada em evidências, além de textos completos e referenciais focados na área.

O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, falou da importância do Portal de Periódicos, criado em 2000. "O crescimento de conteúdo disponível foi extraordinário nos últimos oito anos, de tal maneira que este instrumento se tornou uma ação de estado, não é mais uma propriedade do MEC, ele é simplesmente um acervo do estado brasileiro."

Guimarães ressaltou o fato de o portal ser o maior do mundo no seguimento de periódicos tanto em termos de capilaridade como no acervo propriamente dito. "Ele [o Portal] atende a todos os usuários do sistema de pós-graduação e também a estudantes de graduação, técnicos, professores, professores visitantes, outros profissionais, enfim, toda a comunidade das instituições que possuem o acesso ao conteúdo completo do Portal. Por meio dessas instituições também é possível atender o interesse do setor empresarial, pois estão incluídas para consultas seis bases de dados de patentes."

Saúde Baseada em Evidências
Para desenvolver a página, foi realizado um levantamento junto a comunidades de pesquisadores da área de saúde, com o objetivo de identificar as bases de dados mais adequadas para atender às necessidades dos profissionais dessa área. Em novembro de 2011, após análise dos pareceres técnicos, o Ministério da Saúde informou as escolhidas. A partir dessa seleção, a Capes intermediou a negociação com os editores e assinou as seguintes bases: Embase, Hospital Collection, Dynamed, Atheneu, Best Practice e Micromedex.

29-05-12-Diversos-by-GF-207-2
Ministérios da Educação e da Saúde realizam parceria para disponibilizar base de dados de interesse aos profissionais de Saúde (Foto: Guilherme Feijó - ACS/Capes)

"Estamos abrindo uma oportunidade fantástica para que os médicos possam usar todos estes recursos, que representam o que há de mais avançado para melhorar o diagnóstico, melhorar o tratamento, melhorar a qualidade da saúde publica", afirmou o ministro da Educação Aloizio Mercadante.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que só é possível ter resultado na área da saúde se houver investimento na formação e na atualização dos profissionais. Ele defendeu que este é um processo contínuo e permanente. "Investir na qualidade desses profissionais é decisivo para oferecer uma saúde pública de qualidade. Esse novo instrumento pode fortalecer ainda mais a capacidade dos nossos profissionais de saúde", concluiu.

Acesso
Para ter acesso à página, os profissionais de saúde precisam estar vinculados ao conselho profissional de uma das seguintes áreas: biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.

Os recursos investidos na contratação são provenientes do Ministério da Saúde e chegam a R$ 10 milhões.

Portal de Periódicos
Por meio do Portal de Periódicos, a Capes oferece para a comunidade acadêmica brasileira o acesso a publicações atualizadas e conteúdos de alto nível, assinados com editores e associações nacionais e internacionais. O conteúdo é apresentado de forma livre e gratuita no Portal de Periódicos para as instituições de ensino e pesquisa no Brasil que atendem a alguns critérios definidos pela Capes. Atualmente, 398 instituições têm acesso ao Portal de Periódicos.

A Capes adquire, anualmente, novos títulos nas diferentes áreas do conhecimento para atender às solicitações dos usuários e renova os demais conteúdos com os editores. O Portal de Periódicos possui um grande acervo de publicações científicas, com mais de 31 mil periódicos em texto completo, 121 bases referenciais, 105 bases de livros eletrônicos, 64 bases de teses e dissertações, 57 bases de estatísticas, 34 obras de referência, 10 bases de patentes, além de normas técnicas, arquivos abertos e redes de e-prints.

Acesse o portal Saúde baseada em evidências

Acesse o Portal de Periódicos da Capes

Comentários

Por Lino Castellani Filho
em 30 de Maio de 2012 às 22:28.

Laercio

Não tenha dúvidas que nossos colegas do CBCE saberão mostrar aos dois ministérios o equíivoco de vincular o acesso ao portal somente aos registrados em Conselhos profissisonais. O argumento é óbvio: A pesquisa está afeta à ação dos professores de educação superior, notadamente os vinculados às universidades.

Na qualidade de professor, o registro em Conselho profissional é sua prerrogativa (direito) e não obrigação.

Espero que o CEV também se manifeste junto aos citados ministérios com vistas a solicitar a eles a retificação de tamanha impropriedade.

Abraços

Lino

 

Por Edison Yamazaki
em 31 de Maio de 2012 às 00:15.

Pelo jeito a burocracia não diminuiu e nem mudou muito nesses anos. É incrível como tudo é dificil quando se trata de buscar e propagar conhecimentos.

O principais agentes preventivos contra a doenças são os profissinais da Educação Física, com registrou ou não.

 

Por Laercio Elias Pereira
em 31 de Maio de 2012 às 12:28.

Prof Lino, Cevnautas,

1. A oportunidade é boa pra esclarecer que o CEV, para se manifestar, teria que consultar os cevnautas inscritos (31.205 hoje, 31/5/2012);

2. Temos várias associações científicas com trabalho no CEV (como o CBCE nesta comunidade, A ANPPEF, ABNEFS...) que, certamente, vão publicar no CEV as suas manifestações (o CEV está cada vez melhor como lugar de divulgação, lembramos que a média de visitas individuais por dia, que era 4.500, tem passado de 7.000 visitantes/dia);

3. Preciso retificar a má impressão do título na minha nota, porque pareceu que a Educação Física não esatava conteplada via Conselho. No texto divulgado pela CAPES consta que sim:Acesso:

"Para ter acesso à página, os profissionais de saúde precisam estar vinculados ao conselho profissional de uma das seguintes áreas: biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social."

4. A bronca foi não ter conseguido me cadastrar o meu número do CREF-AL - tarefa que fazia parte da elaboração da nota -, porque o portal não explica. Pode ser que a Educação Física esteja contemplada numa das siglas oferecidas, mas não consegui confirmar. Alguém bisbilhoteca? http://periodicos.saude.gov.br/ 

5. O Portal Periódico CAPES é uma grande conquista brasileira que vale a pena conhecer e se orgulhar. Tem um vídos institucional aqui:
http://cev.org.br/biblioteca/apresentacao-portal-periodicos-capes-video-institucional/
http://cev.org.br/biblioteca/apresentacao-portal-periodicos-capes-video-institucional/

6. Juntamos as 7 videoaulas da UFSC pra todomundo treinar o acesso ao Portal Periódicosperiódicos:
http://cev.org.br/comunidade/biblioteca/debate/treinamento-para-acessar-o-portal-periodicos-capes-7-videoaulas-ufsc/
http://cev.org.br/comunidade/biblioteca/debate/treinamento-para-acessar-o-portal-periodicos-capes-7-videoaulas-ufsc/

 

 

 

 

 

Por Lino Castellani Filho
em 31 de Maio de 2012 às 16:25.

Laercio A questao central a ser ressaltada - a meu juízo, eh claro - eh se concordamos ou nao com a limitação de acesso ao Portal somente aos registrados em seus Conselhos Profissionais. Eu ratifico aqui minha posição contrária aa tal exclusividade. Como professor universitário me vejo no direito de ter acesso ao Portal, me valendo do direito de nao me registrar no Conselho - nao de professores universitários, profissão de responsabilidade normativa e fiscalizações da alçada do Estado brasileiro - dos profissionais liberais da EF Quanto aa minha solicitação de manifestação do CEV junto aos ministérios envolvidos peco desculpas... Eu juraria já ter visto o CEV se posicionando em outras ocasiões, sem fazer menção aa consulta previa aos seus mais de trinta mil cadastrados... Devo ter me enganado... Abraços Lino

Por Laercio Elias Pereira
em 1 de Junho de 2012 às 18:47.

Cevnautas, Prof Lino,

   Certamente o Vc se enganou. Os adminismistradores de comunidades, os componentes da ONG-CEV, ou o pessoal da administração do Portal CEV, participam dos debates com suas visões pessoais, como qualquer cevnauta. NUNCA em nome do CEV.  Quanto ao acesso ao portal Periódicos CAPES pelos profissionais das profissões de saúde, vejo como avanço. O Acesso era prerrogativa só de professores de universidades públicas e programas de pós-graduação. Avançou.

   Escontrei a nota do Ministério da Saúde explicando melhor esse novo acesso ao Portal PERIÓDICOS CAPES que, concordo: deve ser universalizado, já que o Governo Brasileiro fez um grande investimento.:

Ministérios da Saúde e Educação lançam portal de evidências em saúde

Mais de 900 mil profissionais de saúde já podem acessar publicações atualizadas que poderão servir de base para decisões e diagnósticos

Os ministros da Saúde, Alexandre Padilha e da Educação, Aloizio Mercadante, lançaram terça-feira (29), no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, o portal “Saúde baseada em evidências” (http://periodicos.saude.gov.br). Criado pelo ministério da Saúde em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a nova ferramenta é voltada aos profissionais de saúde, especialmente os da rede pública, vinculados ao respectivo Conselho Profissional. Terão acesso ao conteúdo os profissionais das áreas de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

No Portal “Saúde baseada em evidências” serão disponibilizados conteúdos científicos aos profissionais da rede do SUS, com acesso rápido a publicações sistematicamente revisadas providas de protocolos clínicos baseados em evidências, a fim de fundamentarem suas decisões em pareceres ou diagnósticos, bem como ministrarem medicamentos ou tratamentos, entre outros procedimentos inerentes a cada área de atuação.

Para autenticação no Portal, os profissionais terão de fornecer, inicialmente, quatro informações: nome do profissional, identificação funcional do respectivo conselho, unidade da federação e data de nascimento. Após isso, o profissional de saúde preencherá um cadastro mais completo, o que possibilitará posteriormente ao Ministério identificar o perfil do usuário bem como as publicações e assuntos que foram consultados. No lançamento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a nova ferramenta significa mais um passo para alcançar o objetivo maior do Sistema Único de Saúde (SUS) de prover saúde pública, integral e gratuita a toda a população. “O novo Portal pode ajudar ainda mais nossos profissionais de saúde a melhorar o atendimento à população e fortalecer o processo de educação permanente dos trabalhadores do SUS”, ressaltou.

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, ilustrou que o Brasil, hoje é o terceiro maior mercado de computadores do mundo, o que retrata o acelerado processo de informatização do país. Para ele, é necessário investir cada vez mais no avanço da educação digital e utilizar os recursos das novas tecnologias para a educação e saúde. “O Portal “Saúde baseada em evidências” contribui para a qualidade de atendimento na atenção básica e oferece o que há de melhor na medicina e na ciência, democratizando a informação aos profissionais da saúde”, afirmou.

Durante a apresentação do portal, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales, ressaltou a importância da nova ferramenta para elaboração de políticas públicas baseadas nas necessidades dos profissionais de saúde que acessarem a base. “Vamos saber quem acessou, em qual base de dados pesquisou e quais os assuntos mais procurados, o que permitirá o planejamento e aperfeiçoamento da própria ferramenta”, explicou.

HISTÓRICO
As discussões para criação do portal foram iniciadas em 2011, quando o Ministério da Saúde solicitou a parceria da CAPES para oferecer acesso ao Portal de Periódicos aos profissionais de saúde com o apoio dos conselhos profissionais. O Ministério da Saúde disponibilizou recursos da ordem de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), sendo R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais) previstos no orçamento de 2011 e R$ R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) previstos no orçamento de 2012.

Em novembro de 2011, a CAPES, em parceria com as secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, consultou profissionais da saúde para sugestão e análise de várias bases de dados, entre as quais sete foram indicadas para compor o portal:

Rebrats – engloba estudos nacionais da área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), apresentando estudos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros, com temas prioritários para o sistema de saúde nacional.

Embase - ferramenta online pra revisões sistemáticas e cobre as áreas de Ciências da Saúde como um todo e em especial farmacologia, ciências farmacêuticas, toxicologia; e Medicina em especial, alergia e imunologia, oncologia, neurologia, cardiologia, química medicinal e descoberta de drogas. Aborda todas as fases de fabricação de medicamentos, legislação internacional e normas de segurança de medicamentos, farmacovigilância e farmacoeconomia.

ProQuest Hospital Collection - Além de publicações periódicas inclui a ferramenta de cálculo e análise de estatísticas de medicina baseada em evidência Medical Evidence Matters que permite avaliar opções terapêuticas para condições médicas conhecidas.

Atheneu livros Virtuais - A coleção contempla mais de 200 títulos publicados desde 1998, mas com versão eletrônica atualizada desde 2010 até o presente. As publicações abrangem conteúdos relacionados à área de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Saúde Coletiva, Alergologia e imunologia clínica, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia, Doenças infecciosas e parasitárias, Medicina laboratorial, Endocrinologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia e Urologia, Neurologia, Odontologia, Oncologia, Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria, Pneumologia, Histologia, Farmacologia, Fisiologia, Microbiologia além de Engenharia biomédica.

Micromedex - Oferece acesso a dois módulos: Diseasedex - Emergency Medicine que apresenta dados e informações para as primeiras 72 horas de uma emergência médica, como suporte à vida, tratamentos e apresentação clínica e Diseasedex - General Medicine que engloba o período posterior às primeiras horas de uma emergência médica como prevenções, sintomas e complicações com informações baseadas em evidências referenciadas.

Dynamed - É uma ferramenta de referência clínica, para uso no local de tratamento, criada por médicos para médicos, contém sumários clinicamente organizados e inclui calculadoras médicas.

Best Practive - British Medical Journal (BMJ) - Base de dados em prática médica que fornece informações detalhadas sobre como fazer diagnósticos, incluindo testes, diagnósticos diferenciais e diretrizes.

Confira aqui a apresentação feita pelo secretário Mozart Sales durante o lançamento do Portal Saúde Baseada em Evidências.

NUCOM/SGTES/MS
Thainá Salviato Jornalista (61) 3315-2993

FONTE: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=40254&janela=1

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 2 de Junho de 2012 às 19:30.

Laercio,

Pelo que entendi, o acesso só será liberado após o envio de dados pelos respectivos Conselhos Profissionais. CFM, CFO, CFP, CFF agilizaram essas informações.

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/5415/162/conselhos-devem-enviar-dados-para-liberar-acesso.html

Para mim também ficou claro que o Portal está privilegiando o acesso aos profissionais da saúde da Rede do SUS. Sendo assim, só aqueles devidamente registrados nos seus respectivos Conselhos Profissionais utilizarão esta via de acesso ao Portal. Os professores universitários já têm outras formas de acesso via Capes. Tenho acompanhado as discussões em torno das Práticas Integrativas e Complementares - PICs e o Ministério da Saúde tem destacado a necessidade de reconhecimento dessas novas práticas pelos respectivos Conselhos Profissionais. Parece uma atitude bastante cautelosa com as inovações transdisciplinares que estão surgindo para integrar e complementar procedimentos convencionais, disciplinares.

.....................................................................

"Criado pelo ministério da Saúde em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a nova ferramenta é voltada aos profissionais de saúde, especialmente os da rede pública, vinculados ao respectivo Conselho Profissional. Terão acesso ao conteúdo os profissionais das áreas de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

No Portal “Saúde baseada em evidências” serão disponibilizados conteúdos científicos aos profissionais da rede do SUS, com acesso rápido a publicações sistematicamente revisadas providas de protocolos clínicos baseados em evidências, a fim de fundamentarem suas decisões em pareceres ou diagnósticos, bem como ministrarem medicamentos ou tratamentos, entre outros procedimentos inerentes a cada área de atuação".


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.