Cevnautas das Ciências do Esporte,

Acredito que a nota da Comunidade Editores pode interessar. Laercio

...'um novo debate na Comunidade Editores de Publicações Científicas

Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/editores/debate/publicacoes-ciencias-humanas-salami-science-os-autores-caroneiros/

Publicações em Ciências Humanas, Salami Science e os Autores Caroneiros.

Cevnautas Editores,

Certamente acossados pela chiadeira dos editores das publicações das humanidades durante o ótimo congresso dos 15 anos do Scielo (sim, digitei 13 errado na nota anterior; participei do Scielo15), continuo: foi criado o Blog de Ciências Humanas.

É conhecido o desconforto da área de humanidades das ciências do esporte, especialmente pelo aumento avassalador das "publicações predadoras" http://bit.ly/cevIV2014 e autores caroneiros, nas publicações das biológicas. A  turma tem denunciado a Salami Science (fatiamento dos trabalhos pra render mais publicações & pontos no Lattes) e os "Autores Convidados" (do chefe do laborário ao doador de sangue e ao lavador de frascos, passando pela autoridade que visitou o laboratório e pode dar visibilidade ao artigo).

Ando em busca de publicações bem-humoradas sobre a arenga. Só achei em estrangeiro. Quem traduz e quem tem mais em português?

"Autoria científica, convidados, cortesias, contribuições e prejuizos"  http://bit.ly/cevII2014

"Interpretando publicações científicas. O que elas querem dizer de fato" http://bit.ly/cevIII2014

Segue a nota da FAPESP:

SciELO Brasil lança blog de Ciências Humanas  9/12/2013
Por Elton Alisson
Agência FAPESP – Os pesquisadores e editores de revistas de Ciências Humanas no Brasil têm agora um espaço na internet para divulgar notícias, press releases, entrevistas, resumos e comentários sobre artigos publicados em periódicos científicos da área, indexados na SciELO Brasil. Trata-se do Blog SciELO em Perspectiva – Humanas.

Criado por iniciativa da Rede SciELO – Scientific Eletronic Library Online –, o blog foi lançado durante a conferência de comemoração dos 15 anos do programa, criado pela FAPESP e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

O objetivo do blog é disseminar os resultados de pesquisas publicadas nos periódicos da coleção da SciELO Brasil na internet, incluindo redes sociais, ressaltam os idealizadores.

“A ideia é que ele seja um espaço não só para dar visibilidade às produções e periódicos em Ciências Humanas indexados na coleção da SciELO Brasil, mas também compartilhar nossos trabalhos e possibilitar uma interação maior dos pesquisadores da área”, disse Teresa Cristina Rego, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e representante titular dos editores da área de Ciências Humanas do comitê consultivo da SciELO, durante a apresentação do blog.

De acordo com Teresa, a ideia de desenvolver o blog surgiu em um encontro realizado em junho, em São Paulo, com o intuito de estabelecer uma rede mais interativa entre os editores de publicações na área de Humanidades, indexadas na base da SciELO Brasil.

A partir de então, foi feita uma consulta aos editores que integram a Rede SciELO na área de Humanas sobre o que achavam da ideia, em qual idioma o blog deveria ser escrito e quais as seções o blog deveria ter, entre outras questões.

Com base nos resultados da consulta, ele foi lançado em português e hospedado no SciELO em Perspectiva. “Fizemos a primeira solicitação de materiais aos editores de Humanas e obtivemos um retorno de 44 mensagens, que alimentaram a primeira versão do blog”, contou Teresa.

Submissão de contribuições

Os materiais submetidos à publicação são avaliados por um comitê editorial. Composto inicialmente por sete integrantes – dentre eles Teresa –, o comitê editorial do blog deverá ser progressivamente ampliado, reunindo mais editores de periódicos de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes da coleção SciELO Brasil.

“O blog representa um esforço incremental ao realizado por muitas revistas científicas da área de Ciências Humanas no Brasil, que já possuem perfis no Facebook e Twitter, além de websites bastante dinâmicos”, disse Antônio Carlos Moraes Lessa, editor da Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI), publicada pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais e indexada na base da SciELO Brasil, durante o evento.

“Ele deverá colocar a produção das revistas científicas da área de Humanas no país em perspectiva, incrementando o trabalho de divulgação na internet que algumas delas já fazem individualmente com grande competência”, afirmou Lessa.

O blog está aberto à colaboração de autores, editores e equipe editorial dos periódico da SciELO Brasil.

As sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail blog.humanas@scielo.org.

Visite: Editores de Publicações Científicas - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/editores/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.