Tema – Formação Inicial e Continuada, e a Atuação Profissional: a necessidade da tensão permanente
Itajaí - 23, 24 e 25 de setembro de 2010

O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/Educação Física (CBCE) é a maior entidade acadêmica da Educação Física brasileira, com uma trajetória de mais de 30 anos, e tem como seu principal fórum de discussão o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE). Que atualmente realiza de forma concomitante o Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE), Como fruto do segundo movimento, que teve como região propositora a Região Sul do Brasil, foram concebidos os congressos regionais do CBCE. Na Região Sul o evento foi denominado “Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte” (CSBCE), sendo a próxima edição a ser realizada no mês de setembro de 2010 na cidade de Itajaí, a 5ª edição do evento.

Entendemos que os espaços acadêmicos para trocas de experiências e socialização dos conhecimentos e pesquisas são de suma importância para o avanço e consolidação da Educação Física/ Ciências do Esporte como campo do conhecimento. Especialmente quando tais espaços visam refletir e “tensionar” abismos que se consolidam na prática social, entre academia e “o chão da escola” e demais espaços de atuação da Educação Física.

O distanciamento entre a formação inicial e atuação profissional, se consolidou há muito tempo como um problema de relevância acadêmica e social, sendo necessário uma aproximação qualitativa e permanente entre academia e os espaços de atuação profissional seja de caráter público ou privado. De maneira que o tema, “Formação inicial e Formação continuada, e a atuação profissional: a necessidade da tensão permanente”, adotado para o V Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, visa a aproximação da formação inicial e formação continuada ou contínua/permanente, como possibilidade de qualificar a atuação profissional e dar maior legitimidade para o campo perante a sociedade.
Objetivo geral

Compartilhar resultados de pesquisas, estudos e experiências, entre estudantes e profissionais de Educação Física/Ciências do Esporte da Região Sul do Brasil, referentes a formação inicial, continuada e atuação profissional que evidenciam a essencialidade de ambas para a construção de bases sólidas e qualificação da área.
Objetivos específicos

     Desenvolver um processo de análise e discussão referentes a formação e atuação profissional na Educação Física.
     Estimular a produção cientifica da Região Sul do Brasil na área da Educação Física/Ciências do Esporte.
     Discutir a área pedagógica da Educação Física escolar.
     Discutir as práticas corporais na área do lazer e saúde
     Integrar grupos de pesquisa da Região Sul do Brasil na área da Educação Física/Ciências do Esporte.
     Promover a VI Semana de Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Público
Pesquisadores, professores e estudantes da Educação Física da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Número de participantes
600 vagas, assim distribuídas entre professores, pesquisadores e estudantes da região sul do país

BODY { MARGIN: 8px } .LW-yrriRe { FONT: x-small arial } http://www.univali.br/default.aspx?p=1875

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.