Interessante como os dados são contundentes.

Que tal levantar uma bandeira a nível nacional com as bicicletadas nos grandes centros....

Uma forma de pressionar as autoridades a crirem ciclo-vias, ciclo-faixas e canaletas específicas para as bikes (como há em Cananéia)

Vamos a luta?

01/02/2011 - 10h02
Ônibus, caminhadas e bikes, a opção da maioria

Por Daniel Satini, do Outras Vias

No Brasil, 63,6% da população se desloca de ônibus, a pé ou de bicicleta. Pouco mais de um terço, apenas 36,4% utiliza transporte individual motorizado, sendo que 23,8% opta por carros e 12,6% por motos. Em algumas regiões, a discrepância é ainda maior. No Norte, por exemplo, tem mais gente utilizando bicicletas como transporte (17,9%) do que carros (17,6%) e costuma haver mais respeito por ciclistas e pedestres do que em outras regiões (vale dar uma olhada nos relatos da jornalista Evelyn Araripe - http://felizcidadefeliz.wordpress.com/2011/01/19/o-problema-de-boa-vista/, que recentemente deu um giro pela região).

Os dados constam no estudo que o Ipea (PDF no GoogleDocs - https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=1s6zjJeqOQ6JAejAV-U7wq8dZ_o-uAkrCy-Y29zmNs3HbqwdmgeEwwOsTtydb&hl=en&pli=1) divulgou nesta semana sobre Mobilidade Urbana.

*Daniel Santini tem 30 anos, é jornalista, estuda jornalismo internacional e tem uma bicicleta vermelha.

**Publicado originalmente do site Outras Vias - http://outrasvias.com.br/


(Envolverde/Mercado Ético)
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
Desenvolvido por AW4 Tecnologia

Comentários

Por Leize Demétrio da Silva
em 2 de Fevereiro de 2011 às 11:05.

Oi András...

Concordo com vc, porém não tenho mtas esperanças, acredito que já fomos engolidos pela urbanidade e tecnologia. Hj trabalho em um lugar mto longe de ksa e se eu fosse de bike, certamente precisaria de 1h para chegar, isso sem falar que tenho que deixar o meu filho na escola antes. Essa é uma das razões que penso que não há mais retorno.

Bjos a todos.

Por András Vörös
em 2 de Fevereiro de 2011 às 15:20.

Cara Leize:

a tecnologia na verdade está roubando nossos sonhos, e castrando nossas humanidades.

Uma dessas qualidades humanas é a locomoção (a pé ou através de máquina mecânica como a bicicleta)....

Muitas cidades não propiciam o uso da bicicleta, pois tem muitos altos e baixos...

Quando as cidades tem um transporte público eficiente, as pessoas chegam aos terminais de bicicleta...como na Holanda por exemplo. Embora pareça fantasia, fotografei no metro de São Paulo, vagões destinados para ciclistas, que entram com as ditas cujas no mesmo. Só não ví nenhum ciclista.....

Cidades planas (Joinville, Blumenau, Cananéia) propiciam muito mais o uso....apesar de poder observar trabalhadores em Curitiba, subindo trechos íngremes com a facilidade de quem está no plano. Credito isso ao treinamento diário.

O maior problema é a segurança, e o respeito pelos motoristas...

Já há bicicletas elétricas no mercado nacional, a um custo relativamente acessível.....talvez seja uma solução para o teu caso...

Boas pedaladas e boa sorte...


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.