Acompanhando diariamente as comunidades do CEV, percebo vários assuntos relativos aos cursos, palestras, políticas e outras tantas.

Mas o que não tenho visto últimamente são assuntos que falem diretamente com aqueles que estão nos campos, nas beiras das quadras, nas pistas de atletismo. Aqueles que colocam a mão na massa e gostariam de saber sobre treinos, alimentação, táticas e o deu certo ou errado na prática, entre outras coisas.

Faz um tempo, a moda dizia que o ideal é realizar um trabalho interdisciplinar onde o trabalho físico, tático e técnico se misturassem. Aquele negócio de correr em volta do campo, fazer trabalho de endurance e velocidade já era. Os esportes possuem cada qual as suas peculiaridades. Que tal escreverem aqui as suas experiências como professores ou treinadores que vivem o cotidiano dos treinos?

Se tiver algum treinador de basquete, que tal relatar como são os treinos para ganho de agilidade ou velocidade, por exemplo?

Se houver um treinador de vôlei, que tal falar qual o melhor treino para aprender a recepção?

E o futebol, então, vai dar o que falar.

Vamos lá pessoal... coloquem aqui o que vocês fazem na prática para que os atletas subam um degrau.

 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 9 de Outubro de 2013 às 09:47.

Edison,

- Como desenvolver o sentimento crítico e de buscas?

- Perceba como são formados (o que sabem) os treinadores e, especialmente, como repassam os seus ensinamentos! Seriam meros copiadores de receitas técnicas? Ou de bolos?

- Lembram-se das críticas dirigidas à equipe técnica no mais recente mundial de atletismo?  

Eis a minha prática, ou como dizemos aqui em Niterói, a minha praia! A intenção é contribuir para obter respostas às suas indagações. Lembrando que NUNCA frequentei qualquer curso de treinador de voleibol; sou autodidata, inclusive com atleta.  

Imagino que aprenderá muito mais sobre o comportamento dos indivíduos com o seu repto. Mas para dar-lhe apoio na sua ideia, ofereço mais do que apenas um zoom no treinamento de atletas. Ofereço um planejamento para professores formarem indivíduos cônscios de sua importância na sociedade, formação de bons hábitos e construtores conscientes de sua própria história. Ser atleta olímpico me parece muito pouco diante do sentido da vida. Muitos chamam a isto comportamento ético, escrupuloso etc., mas poucos falam em coerência, bons propósitos e, especialmente, dedicação e amor. Dificilmente encontrará tamanho desprendimento ao seu redor.     

Aliado à relativa prática como atleta de técnica invejável, logo transformado em treinador, ou seja, dedicando-me ao ensino do voleibol, foquei-me em estudos sobre a Psicologia Pedagógica. Ousei construir uma plataforma de ensino que está à disposição de quantos busquem saber mais sobre o treinamento. Como bem sabe, seria dificultoso para qualquer um descrever neste espaço o que sugere. Contudo, coincidentemente, verá no Procrie um artigo que trata do assunto e ali poderemos todos nós nos expandir: Curso Prático, Método & PedagogiaEducação Esportiva no Séc. XXI. Certamente vai precisar discutir muito mais assuntos, então resolvi facilitar as buscas no blogue e então postei: Dicas para Buscas (Ache Fácil). Além disso, repasso para copiarem C:UsersRobertoDocumentsSumario 485 artigos Divulgação.zip (784KB). Trata-se das primeiras 485 postagens que realizei nesses quatro anos de blogueiro metido a besta!

Verão que sigo a linha geral pedagógica de “dar o caniço, mas não o peixe” (construtivismo?) e me reporto sempre aos professores e a forma de ensino. Por isto o “Aprender a Ensinar”. Se for o que está pensando e querendo, creio que terá boas informações e motivos para discussão, transformando em benefício para quem participar (andaimização?). 

Assim, como percebo grande interesse, peço que se digne frequentar o Procrie e, é claro, o meu Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol (ou qualquer desporto) em um sítio exclusivamente Educacional chamado Prezi: http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/  (ou mais fácil através do linque www.procrie.com.brprocrienoprezi/. E uma informação de cocheira, dentro de alguns dias reapresentarei o Projeto à CBV. Penso terceirizar a proposta.

Peço desculpas pelo "EU" por não conhecer ainda outras histórias, mas espero ter contribuído com o Edison para acirrar nossas conversas futuras. E vocês, o que têm a dizer?

Por Edison Yamazaki
em 10 de Outubro de 2013 às 11:50.

Roberto,

Já visitei o site que desenvolve inúmeras vezes. É sempre bom saber se há novidades.

Como escrevi anteriormente, vejo poucos exemplos práticos sobre os resultados dos treinos e métodos de treinos. Poucos são os que falam que fizeram isso e aquilo, e os resultados foram esses. Acho que uma troca de experiências nesse sentido seriam interessante para todos os envolvidos na prática esportiva.

Sei que devem existir inúmeros meios para ensinar ou treinar um equipe, mas esses métodos e os resultados não são divulgados. Devem haver professores que treinam tudo, explicam tudo e outros que apontam apenas aquilo que acham relevantes e deixam para os atletas desenvolverem. Qual o resultado desses treinos? Qual dos grupos desenvolveu melhor?

Alguns preparadores físicos dizem que utilizam mini jogos para dar condicionamento aos atletas. Outros seguem o método "tradicional" de separar a preparação física da parte técnica e tática. Uns falam que não treinam mais velocidade com tiros curtos e retos, alguns dizem que treinar velocidade com tiros retos e curtos é bom. E os resultados disso tudo? Na prática, qual dos dois treinos deu mais resultado?

São resultados de situações práticas que vejo pouco por aqui.

Roberto, continuarei acompanhando o seu Procrie.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 12 de Outubro de 2013 às 07:21.

Obrigado Edison,

Seu testemunho e apoio me confortam. Percebo que minhas palavras são levadas por bons ventos ao outro lado do mundo.

Todavia, como são muitos os textos, torna-se dificultosa a busca no Procrie. Neste sentido ofereço um sistema de Busca Fácil (Ache Fácil) e vá mais rápido ao artigo desejado. O internauta poderá imprimir e ter em mãos a listagem de 485 textos. Veja o arquivo na respectiva postagem.

Já li e reli inúmeras vezes o livro "O código do talento", do jornalista americano residente no Alasca, Daniel Coyle. Inclusive, interpretei os seus dizeres em várias postagens. Na minha singela interpretação, creio que ele está certo em dizer que os talentos produzidos por um pedagogo - aquele que ensina - em qualquer área da atividade humana não está em produzir campeões, medalhistas, ou similares, mas indiviíduos que se realizam nos seus afazeres através de um ensinamento eficaz e profundo. Até aonde chegarão aos olhos dos outros, não importa,  mas sim à sua própria plenitude. Qual o melhor método? Existem muitas receitas e todos são bons, desde que produzam bons frutos.

Pelo que vejo em minha prática e nos meus parcos estudos, poucos sabem "produzir" métodos condizentes, ou mesmo o que vem a ser MÉTODO. Dessa forma, elegem um sistema ou, é a tendência no mundo, copiam a metodologia empregada no treinamento do último campeão. Entretanto, o pior é que incutem o mesmo método para outras categorias, especialmente os iniciantes. E, aí, a constatação evidente de que tudo se copia, nada é inventado; afinal quem inventa não é o inventor?

Meus esforços no Procrie voltam-se para que os leitores aprendam a ensinar e, para isto, devem escolher bons métodos. Qual o melhor? Hão que aprender a pensar e criticar em suas investigações. Eles não caem do céu.

E aqui consigno mais uma novidade - antiga e desconhecida no Procrie, um Curso Prático: Metodologia & Pedagogia.

Como e onde se aprende Metodologia e Pedagogia? Não lhes parece ser coisa antiga? Por que as universidades desdenham da matéria? Como podem formar bons profissionais de ensino sem essas ferramentas?

Leia o livro, e perceba como um jornalista interessado inteirou-se do assunto. É excelente  leitura!          


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