Cevnautas,

Parece adequado, e boa preparação pra encarar o ofício, ver alunos de Educação Física em jogo de atirar. Mas é esquisito. Já não se faz Educação Física como antigamente: http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/index.php/noticias/41-esportes/514-alunos-do-curso-de-educacao-fisica-jogam-paintball

Comentários

Por András Vörös
em 16 de Dezembro de 2010 às 09:59.

Caro Laércio:

é interessante como as concepções de Educação variam conforme os seus patrocinadores.

Partindo da frase de apresentação institucional do texto:

"Alunos do Curso de Educação Física Participaram de um jogo de Paintball na cidade de Poços de Caldas. Esta prática esportiva faz parte da disciplina Atividade Física na Natureza."

é possível notar que não há muito compromisso com Educação !!!!!  mais parece uma atividade de marketing para agradar os alunos......

Deixo as seguintes perguntas para os estudiosos comentarem:

1. como uma atividade praticada em uma área reservada, cercada de telas, com sucatas de veículos, pode ser considerada de Natureza....

2. o impacto ambiental das sucatas e da tinta (das bolinhas) despejada no terreno é natural?

3. quais são os objetivos educacionais da atividade?  atingir o outro? isso é natural?

4. creio que falta uma melhor informação para os criadores da disciplina sobre o que é Natureza,e o que é Atividade Física !!!

      Espero que não confundam com Esportes radicais e de aventura ...rsrsrsrsrs...

Deixo meu pesar e repúdio para tal iniciativa.....

Por Dimitri Wuo Pereira
em 18 de Dezembro de 2010 às 20:17.

Não sei se consigo responder as perguntas acima, talvez consiga fazer outras e possamos refletir juntos

1 Qual o nosso conceito de Natureza?

Para Morin (2005) natureza vem do grego physis, isto é, aquilo que é físico, portanto tudo que é natural, aquilo que possui matéria, exemplo; uma escalada pode acontecer em 2 ambientes diferentes: parede de rocha ou parede construida de madeira ou concreto, ambos ambientes naturais, porém cada um com sua quantidade de cultura inserida, afinal quando se sobe uma parede ainda não escalada por outro ser humano, acaba-se produzindo uma via de escalada, ou seja , culturalizando a rocha, a diferença com a parede artificial, é a quantidade cultura depositada na natureza física do ambiente

2 Qual o impacto ambiental das atividades que realizamos?

Os princípios de excursionismo de mínimo impacto a natureza (www.pegaleve.org.br), são idéias que procuro trazer nas aulas de graduação, pois mostram quanto nossa produção cultural pode degradar o ambiente em que vivemos

Costumo também propor que atividades que necessitam motor para satisfazer as pessoas não sejam consideradas conteúdo das disciplinas de graduação, pois incentivam o  uso de combustíveis fósseis apenas para o divertimento pessoal, não levando em conta o impacto que causam a espécie humana

o artigo abaixo discute esse assunto

PEREIRA, D. W. Aventura na mídia impressa: imagens, mensagens e complexidade. Comunicação Oral. In: 22º Enarel – Encontro Nacional de Recreação e Lazer. Atibaia – SP. Anais... Nov. 2010.

 

3 Qual o objetivo educacional?

O paintball é uma queimada mais tecnológica e surgiu da queimada, proponho que em nossas aulas na graduação ou na educação básica essas questões sejam debatidas pelos alunos para que decidam se querem ou não praticar esse tipo de jogo e que reflitam sobre sobre as ações

4 Esportes radicais: de aventura e ação, o que é isso?

Ainda há muito que se discutir sobre a conceituação de tal disciplina acadêmica, minha posição está colocada no artigo:

PEREIRA, D. W.; ARMBRUST, I.; RICARDO, D. P. Esportes Radicais de Aventura e Ação, conceitos, classificações e características. Corpoconsciência. Santo André – SP, FEFISA, v. 12, n. 1, 2008, p. 37 – 55.

Betran na Espanha propõe AFAN, mas não me agrada os motores fazerem parte da classificação apresentada por ele

Existe também PCAN, mas essa outra sigla como muitas outras não explica de forma complexa, isto é, compreendendo as contradições inerentes ao seu significado. Práticas humanas são sempre corporais, o ser humano só existe em corpo, portanto é uma redundância.

Atividades de Aventura é um conceito mais interessante, mas exclui o significado de esporte intencionalmente, pois considera o esporte dentro da lógica marxista, excluindo-o e portanto se tornando um sentido redutor ao termo

Mas de qualquer forma acredito que vale a pena discutirmos esse tema, seja qual for o conceito que se assuma ao final.

 

Por Manuel Sérgio
em 19 de Dezembro de 2010 às 15:25.

Meu querido Laércio, ou seja, meu querido Doutor Subtil

Já não se faz Educação Física como antigamente? É natural, tudo é processo, tudo é tempo - até a Educação Física! Será de lastimar, no entanto, se a alta competição, típica do liberalismo, já a domina! O meu desejo: que os professores de Educação Física se transformem em "trabalhadores do conhecimento" e façam da sua prática profissional uma contra-cultura, diante da cultura dominante. Aí deixo as palavras de Ernst Bloch: "O que é não pode ser".

Bom Natal e feliz Ano Novo. Com um abraço fraterno do

Manuel Sérgio

Por João Luiz Barros Torres
em 4 de Março de 2011 às 22:05.

Adorei esse debate, sou aluno do curso de Gestão Desportiva e de Lazer - IFCE, bem como sou praticante de atividades na natureza, como escalada, corrida de orientação, entre outras, gostaria que se possível esse debate não acabasse assim, sem mais explanações e contestações por parte de quem faz a crítica.

Gosto de pesquisar sobre as atividades na natureza, e os debates a cerca do assunto enriquecem e incentivam cada vez mais as produções científicas.

Acredito que a boa relação entre homem e natureza pode ser bem trabalhada através do esporte e lazer para desenvolver o respeito que o meio ambiente merece, claro que, levando em conta os impactos que essas atividades vão causar à natureza, essa é uma responsabilidade que o praticante, professor, pesquisador e outros devem levar consigo quando realizarem tal tarefa.

Como falado acima pelo Manuel Sérgio, tudo é processo, segue em constante mudança, o tempo, o espaço e as expressões a respeito dos esportes de aventura e atividades na natureza de uma forma geral é e vão continuar sendo bons assuntos para trabalhos científicos.

Espero ver mais desses debates aqui e nos congressos desse ano, abraços e...

Bons ventos a todos!

 

 

 

Grupo de Pesquisa Lazer ao Extremo

lazeraoextremoifce.wordpress.com

Por Dimitri Wuo Pereira
em 12 de Março de 2011 às 17:42.

Oi João

Acredita-se que o contato com a natureza em esportes de aventura pode melhorar a pessoa

Alcyane Marinho já posicionou muito bem a questão afirmando que para isso acontecer deve existir um tratamento educacional no contato com a natureza (urbana ou mais selvagem), isto é, o ser humano precisa usar seu conhecimento a seu favor e não contra si.

Usar o conhecimento é uma característica humana, passível de falha e de erro, pois é subjetiva

No momento penso que devemos praticar os esportes de aventura para tentar descobrir na pele seu significado

Por João Luiz Barros Torres
em 13 de Março de 2011 às 17:26.

Exato Dimitri...

Também penso seguindo essa corrente. Assim como Alcyane, Bruhns (2009), também fala que “a relação do meio ambiente com os sentidos e os sentimentos manifestam-se constantemente por meio de nossas ações.”

Então eu sigo em meu artigo dizendo que "A percepção da sensibilidade pode ser um fator importante na construção da conscientização ambiental, podendo essa sensibilidade assumir o papel de melhor precursor dessa conscientização, através do contato com a natureza, repercutindo em sentimentos capazes de tornar possível uma melhor relação entre homem e meio natural.

Penso que através dos esportes de aventura podemos construir uma percepção da compreensão de que nós, seres humanos, fazemos parte de um todo, e não segmetados, e assim valorizando uma cultura de preservação da natureza.

TORRES, João Luiz B; GOMES, Allana J. S. PERFIL DOS PRATICANTES E SENTIMENTOS ENVOLVIDOS NA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO: UM ESTUDO DOS ORIENTISTAS DO GRUPO BADEN-POWELL. Comunicação Oral. In: 22º Enarel – Encontro Nacional de Recreação e Lazer. Atibaia – SP. Anais... Nov. 2010.

Por Dimitri Wuo Pereira
em 13 de Março de 2011 às 20:45.

obrigado pela menção do artigo, apresentei um trabalho no enarel tb e vou ler o seu para conhecer mais suas ideias

PEREIRA, D. W. Aventura na mídia impressa: imagens, mensagens e complexidade. In: 22º ENAREL. Atibaia – SP, Anais... nov. 2010.

 

concordo com vc e acredito na importância de uma formação profissional que possa alterar o espirito dos educadores (talvez pela experimentação consciente das práticas de aventura) para que tenhamos no futuro professores de educação física capazes de sensibilizar seus alunos para a conscientização ambiental

 

um abraço Dimitri 


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