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Guilherme Tucher
em 28 de Setembro de 2009 às 15:19.
Leopoldo, ainda no corpo da revista, mais matérias sobre Educação Física Escolar. Vale a pena conferir.
Guilherme
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Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 28 de Setembro de 2009 às 16:18.
Pois é, Guilherme. Um longo documento do CONFEF. ainda estou digirindo. Mas o que me chamou a atenção, foi a analise dos curriculos, e dentre os que estão colocados a disposição, o de Sãon luis do Maranhao - confesso que não conhecia esse documento, como também não sei que o elaborou - a parte de educação física... coloquei no meu Blog http://colunas.imirante.com/leopoldovaz/2009/09/28/educacao-fisica-guia-do-ensino-fundamental-de-9-anos/.
Vou dar uma olhada se na pagina www.ne.org.br consta a materia do CONFEF e vamos ver se vale a pena apenas indicar aos perseguidores, ou replicar - se o Alê deixar :-)))) - neste espaço. Para que possamos abrir uma discussão, embora devesse estar lá na Comunidade Pedagogia, ou Educação Física Escolar. Vamos conversando.
O que acha, JoaoZin????
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Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 28 de Setembro de 2009 às 16:35.
Guilherme,
Meu neto Davi Gil está cursando o 2o ano do ensino fundamental - tem 7 anos de idade, completados agora em junho. Fez a Alfabetização ano passado. Na nova estrutura do ensino brasileiro, o antigo primeiro ano - no ensino de 9 anos - converteu-se no 2o ano... a ’alfabetização’ agora é o 1o. ano... Ele tinha atividades de jogos e brincadeiras, dados pela regente de classe - reclamava que não havia educação física, mas a explicação era que estava junto com as atividades de expressão corporal, com o que não concordava. Resumia-se a alguma atividade e teatro (tanto que ele participou, ano passado, de uma ópera, Sansão e Dalila). Pois bem, como a escola oferecia a famigerada ’escolinha de esportes’, e para a idade dele havia o Judô, o matriculei, pagando à parte R$ 50,00 ao mês, para fazer ’educação física’. Paralelo à essa atividade na escola, faz Natação na Academia Viva Água (desde os seis meses de idade...)
Este ano, iniciou aqui em São Luis o 2o. ano (antigo 1o.) e na grade horária veio Educação Física/Esportes... ele optou por Voleibol. Continuou com o Judô e com a Natação. Disseram-me, na escola, que não havia necessidade de ele fazer a Educação Física, pois já ’pagava’ Judô... e como há convenio entre o colégio em que estuda e a Viva Água, também já ’justificava’ a presença na Educação Física, a Natação que fazia extra-escola, por força do convenio...
Claro que não aceitei! faz sim, educação física, por ser do curriculo escolar! fui chamado à coordenação do Fundamental 1. a 4a. para me explicar... Devia fazer uma opção. Fica na Educação Física curricular, então. Deixa de pagar pelas aulas de Judô? sim! pelas aulas de Natação? Sim! e Educação Física já está paga na mensalidade, é do currículoo... então, pode ficar nas outras atividades (pagando..., renda extra para a escola... é assim que funciona...).
Foi transferido para Juazeiro do Norte, para junto da mãe. Colégio Objetivo. Mesma série... 2o ano Fundamental. Não tem Educação Física, só ’recreação orientada’ no pátio do colégio na hora do recreio - futebol para os meninos, queimada para as meninas, mas "com uma recreadora"... Matriculei no Judô e na Natação, no SESC-Juazieiro...
De volta a São Luis, desde setembro, voltamos à rotina... ainda está havendo Voleibol ele voltou para a Natação e para o Judô... já teve competição esta semana, mas não participou, pois o professor-técnico (formado em educação física, num curso sequencial, onde foi meu aluno...) esqwueceu de mandafr o nome...
Mas vamos levando... ainda não ví a proposta da escola - estava em elaboração no inicio do ano - mas já sendo aplicada. Como ele viajou em seguida, não perguntei se já concluiram e se esta disponinivel...
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Roberto Affonso Pimentel
em 28 de Setembro de 2009 às 17:13.
Transcrevo trechos de Jean Le Boulch e a "sua" Psicocinética, que preconiza a utilização do movimento para educar. (Rumo a uma ciência do movimento humano, Artes Médicas, 1987)
"Em suas pesquisas e trabalhos, definiu-se por uma filosofia: ’o objetivo que conferimos à educação é o de favorecer um desabrochar humano que permita ao homem situar-se e agir no mundo em transformação por um melhor conhecimento e aceitação de si; um melhor ajustamento da conduta; e uma verdadeira autonomia e acesso à responsabilidade no âmbito da vida social’. Uma ciência do movimento que resulte numa ação nos parece deva ser ligada a uma filosofia do homem; sua eficiência prática, no respeito destes princípios é a sua justificação".
"A ciência do movimento, tal como ele a concebe, consiste em considerar o corpo como unidade, como ’totalidade primordial’ e o movimento como um dado imediato, expressão da conduta. ajudando cada qual a adquirir a melhor disponibilidade motora possível, formulamos a hipótese de que estamos avançando no sentido da unificação e do equilíbrio da pessoa. Além disso, qualquer conduta é significante e é esta significação que define sua estrutura. O gesto traduz um certo modo de ser da pessoa e é portanto expressão. Um erro frequente do estudo do movimento é o de limitá-lo a seu mero aspecto objetivo, traduzido na maior parte das vezes, por sua eficácia e seu rendimento. Nas nossas análises, consideramos ambos os aspectos do movimento, o expressivo e o transitivo. O essencial é, ao contrário, situar o movimento, isto é, definir a ocasião a partir da qual ele foi realizado em função da situação vivida pelo organismo. O objetivo de uma atividade com dominância motora pode ser o de distrair-se, manter-se em forma, realizar uma tarefa prática da vida doméstica ou profissional, trocar e estabelecer relações com outras pessoas, aperfeiçoar-se ou ingressar num certo nível cultural".
Roberto Pimentel
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Roberto Affonso Pimentel
em 28 de Setembro de 2009 às 17:40.
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Guilherme Tucher
em 29 de Setembro de 2009 às 07:28.
Pensemos também nas IES na formação do profissional. Que os "outros" não entendam a Educação Física, até passa. Mas e os próprios profissionais! A atuação da Licenciatura fica escondida na grade curricular do bacharelado. Os alunos não percebem essa diferença. Alguns colegas profissionais continuam só com os esportes na escola. Ainda entendem as lutas como exclusivamente artes marciais e a dança como expressão precisa e específica de um movimento. Pensando assim, nunca poderemos fazer nada na escola.
Vale ainda destacar que poucas vezes preparamos o homem para lidar com sua emoção e impulsos. "James Heckman economista norte Americano, ganhador do prêmio Nobel de 2000 por estudar a educação em vários países e sua importância para a sociedade. Alega que as escolas ainda não estão atentas ao que a ciência já preconiza; é preciso investir em aspectos não cognitivos juntamente com aspectos cognitivos para levar o aluno a ter um diferencial nessa sociedade tão competitiva"
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