Carta aos senhores governadores

Senhores governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e demais simpatizantes da ideia: fiquei tão entusiasmado com vossas decisões de proibir o fumo em ambientes coletivos fechados, que resolvi sugerir que a lei seja extensiva a outros hábitos altamente danosos, tanto para quem os pratica, como para quem transita nesses ambientes sem praticá-los. Sugiro que Vossas Senhorias proíbam, em ambientes fechados, a prática da corrupção. Além das obras públicas atualmente em andamento, teremos, em breve, as obras da Copa do Mundo de 2014 e, em seguida, as das Olimpíadas de 2016. Certamente os corruptos estão, mais que nunca, excitados com esses eventos. Durante a organização e realização deles, a portas fechadas praticarão o hábito mais corrosivo já registrado na sociedade brasileira, quase tão ruim quanto fumar. Ah, e antes que eu me esqueça, se for possível proibir o moralismo, essa praga, façam-no.

ps: não sou fumante.

Comentários

Por Jorge Dorfman Knijnik
em 15 de Outubro de 2009 às 11:04.

O, Joao, nao entendi bem sua proposta...vai proibir a corrupcao somente em ambientes fechados? A luz do dia, em locais abertos, vai poder? Tal como existem hoje os fumodromos, havera corruptodromos, locais em que os corruptos e seus amigos se reunem para, de forma explicita e permitida, corromperem e serem corrompidos? Nossa, se ja nao suporto o cheiro dos fumodromos, imagina o dos corruptodromos? Corrupcao moral sera proibida, ou somente financeira? Como diria um samba nem tao antigo assim, ’no Brasil nao tem terremoto, e nao tem revolucao...eh um pais abencoado, onde todo mundo mete a mao!’

abracos,seguimos incorruptiveis? Desculpe a corruptela,entao...

Por Jorge Dorfman Knijnik
em 15 de Outubro de 2009 às 11:33.

ps : nao sou corrupto.nem fumante.

Por João Batista Freire
em 15 de Outubro de 2009 às 17:30.

Adriano, poderíamos inaugurar a transparência esporte, ou a transparência Educação Física. Que tal?

Por Adriano Pires de Campos
em 15 de Outubro de 2009 às 15:55.

João e Jorge,

A ideia de uma lei anti-corrupção é bem oportuna. quem sabe um aviso de "Proibido Corromper" não seria mais efetivo do que as leis que já existentes. Para informação de todos, o cevnauta, Juca Kfouri, é um dos conselheiros da organização Transparência Brasil - http://www.transparencia.org.br/index.html , criada para combater a corrupção em nosso país.

Podemos pensar num movimento mais consistente contra a corrupção no esporte e educação física, tendo o CEV e organizações como a Transparência Brasil como parceiros. Fica a sugestão.

Por Adriano Pires de Campos
em 15 de Outubro de 2009 às 21:22.

Caro João,

Já topei sua ideia, acho mais do que oportuno. Transparência Esporte soa melhor nesse momento, pois temos a olimpíada pela frente. Talvez possamos aliar o CEV à Transparência Brasil, as parcerias são fundamentais hoje em dia, pois eles já possuem as ferramentas necessárias para trabalharmos. Vamos tocar isso adiante ou você tem outra sugestão?

Por Alexandre Moreno Castellani
em 16 de Outubro de 2009 às 09:53.

Boa idéia. Topo. Mas... o que seria? Como seria? 

Por João Batista Freire
em 16 de Outubro de 2009 às 11:43.

Sabe Adrian,oa, uma das vantagens de trabalharmos coletivamente, como aqui no CEV, é a gente não saber das coisas mas havendo sempre alguém que saiba. Se a Transparência Brasil já possui essas ferramentas, vamos usá-la. Você poderia nos fazer essa gentileza de intermediar.

Por Adriano Pires de Campos
em 16 de Outubro de 2009 às 21:28.

João e Alexandre

Será um grande prazer intermediar essa ideia. Vou elaborar um planejamento rápido e me comunico com vocês nos próximos dias.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.