Uma pesquisa publicada pelo Journal of the American Heart Association que as mulheres com síndrome metabólica têm mais que dois terços de risco de contrair doença arterial periférica que mulheres que não têm a síndrome.

Doença arterial periférica (DAP) afeta geralmente as artérias dos membros inferiores. Aproximadamente oito milhões de americanos são portadores da DAP, mais comum em idade avançada é associado com um risco elevado de doença de coração ou infarto.

Os pesquisadores avaliaram 27.111 sujeitos no Women’s Health Study tiveram características que definem síndrome metabólica, fatores de risco de doença que inclui a obesidade abdominal, hipertensão, baixo HDL-colesterol. Triglicérides e metabolismo de glicose anormal.

Além disso, dois marcadores de inflamação – proteína C-reactive e molécula solúvel de adesão intercelular (ICAM-1) foram fortemente associados a síndrome metabólica e DAP. Como inflamação junto com a síndrome metabólica causa DAP ainda está obscuro, disse Aruna D. Pradhan, autor principal do estudo e professor do Brigham and Women’s Hospital em Boston.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.