O CEV nasceu em uma lista de discussão, em 1996.
No dia 30 de julho comemora 13 anos da primeira mensagem na primeira lista.
Em Março desse ano, as listas do CEV entregaram 2.753.722 mensagens para mais de 30 mil cevnautas.
Hoje, dia 13 de maio de 2009, nasce um novo CEV.
Hoje, as listas que deram origem ao CEV começam a migrar para um novo formato de interação.
Comunidades, onde cada participante tem nome, cara, personalidade e endereço. Totalmente integrado ao Portal do CEV. Mais que isso... cada Comunidade passa a ser um mini-CEV, com Quem é Quem, Biblioteca e, no futuro próximo, Eventos.
Outra vantagem: Privacidade. Chega de spam na sua caixa postal.
Mais uma vantagem: Você só participa do que te interessa.
Funciona assim: A cada novo Debate, você recebe um alerta em sua caixa postal. Se o debate for de seu interesse, é possível responder (acessando o endereço do Debate) ou simplesmente acompanhar (assinando o Debate). Se o dabate não for de seu interesse, basta ignorar. Nenhuma mensagem sobre aquele debate chegará na sua caixa postal.
Que tal?
Vamos experimentar?
A CEVCafé é a primeira Comunidade Pública, com Tema e Livre, desse novo CEV.
Um ponto de encontro de toda a Comunidade do CEV. Aberta a todos o cevnautas. O tema é Livre.
Fique a vontade!
Abs
Comentários
Por
Suzana de Souza Gutierrez
em 16 de Maio de 2009 às 16:19.
Por
Adriano Pires de Campos
em 13 de Maio de 2009 às 19:58.
Alexandre, parabéns pela criação da nova estrutura, ficou muito mais interessante para realizar debates.
Por
Adriano Pires de Campos
em 13 de Maio de 2009 às 20:02.
Uma pequena sugestão quanto ao layout... talvez seja interessante mudar a cor do plano de fundo ou da fonte na caixa de apresentação das comunidades e dos atuais perfis do quem é quem. Marrom com marrom tá um pouco difícil de ler.
Por
Laercio Elias Pereira
em 14 de Maio de 2009 às 11:18.
Adriano, Pessoal, Eu estou sentindo mesmo é falta de banners de apoio ao CEV nas laterais. 13 anos depois continuamos a passar o pires em vão, a despeito de termos muita gente nas listas que poderiam acionar suas instituições pras parcerias! Me nego a reiterar meu idolo, Barão de Itarare’ "De onde menos se espera, e’ dai’ que não sai nada mesmo" :-(
Por
Suzana de Souza Gutierrez
em 15 de Maio de 2009 às 23:33.
Oi Alexandre
Então vamos seguir o papo. :)
No meu nentender a vantagem da comunidade web é ser pública e poder ter um feed para acompanhamento via leitor de notícias. Se formos usar o email a única vantagem é receber apenas notificações dos debates de interesse, o que o RSS supriria sem gerar transito de mensagens.
Bom,penso que sair do modelo de listas qye usávamos é um avanço. Vamos experimentar a nova formatação, embora eu ainda ache que se tem email envolvido, seria interessante a possibilidade de responder por email.
abração!
Por
Suzana de Souza Gutierrez
em 15 de Maio de 2009 às 12:06.
Oi Alexandre
Tenho minhas dúvidas se este modelo de comunidade será mais efetivo que a lista de discussão. Pelos seguintes motivos:
1 - o participante terá de lembrar de entrar aqui
2 - entrando, se participar do debate, terá de decidir e retornar e ver se há respostas. (se forem avisos por email, aí a versão web perde a finalidade)
3 - Falta o feed rss de cada debate. Se houver eu acompanho e entro aqui para responder se me der vontade. Sem feed, virei aqui de vez em quando, da mesma forma como entro esporadicamente em comunidades do Orkut.
4 - vai dar um trabalhao para quem for gerenciar, pois se crescer muito, a organização dos temas (tópicos) vai ficar confusa.
Esta combinação de web + email só vai complicar mais, pois para responder o debate (recebida a atulaização por email) a pessoa terá de entrar aqui e fazer login ...
Eu continuaria o teste com uma comunidade antes de pensar em migrar.
abraço!
Por
Alexandre Moreno Castellani
em 15 de Maio de 2009 às 14:41.
Oi Suzana,
Toda mudança tem custo. Tem impacto. E resistencia. Sair da zona de conforto é sempre complicado.
Prometo que vai ser complicado! ;-)
De qualquer forma....
- Sim. Participante vai ter que entrar aqui. Por isso todo novo debate "bate" no e-mail dele. Vantagens e Desvantagens nisso. A maior vantagem que vi em anos trabalhando com isso é que essa "dificuldade" nos faz refletir. A discussão fica mais rica.
- Mais ou menos. As respostas, tal como os novos debates, podem ser encaminhadas por e-mail. Podem. A diferença é que nesse modelo o participante escolhe os debates que quer participar. É um modelo mais democrático. Você escolhe o que quer.
- A idéia é ter feed. É destacar o que acontece aqui na capa do Portal. No twitter. No orkut. Mas um passo de cada vez. ;-)
- Qual a confusão relacionada ao tamanho? O "trabalho" que vejo é manter toda a discussão dentro do seu respectivo debate. Um problema que existe em qualquer modelo de comunidade. Aqui, pelo menos, temos como tentar algumas ferramentas para corrigir isso. Vamos aprendendo e tentando.
Já mudei uma porrada de sites. Toda mudança na Globo.com é acompanhada de um caminhão de criticas. E elogios (quando acertamos). A proporção se inverte com o passar dos dias...
Sair das Listas de Discussão é uma necessidade do CEV.
A idéia é aproveitar isso para melhorar.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.