Publicado em meu Blog, semana passada... http://colunas.imirante.com/leopoldovaz/2009/09/24/senado-da-republica-patrocina-capoeira-em-cingapura/ - publico aqui, pois o Tio Totonho comentou sobre o post em que anuncio o Blog do Oliveira Ramos - em que alerta para essa noticia acima, no Blog do Ministro Edson Vidigal publicado no Jornal Pequeno, aqui do Maranhão - de que essa troca de intercambio é salutar, sem atentar que a viagem foi feita às nossas custas e ainda está rendendo. Quer-se saber quem foi o Mestre-Capoeira-Funcionário-do-Senado que foi estudar a capoeira lá em Cingapura... Recebo mensagem eletronica do Mestre André Lacé, do Quilombo do Leblon, informando sobre a destinação de passagens para funcionários do Senado cursarem Capoeiraem Cingapura. Em sitio local - Blog - já havia saido essa noticia e a repliquei na Comunidade Capoeira do CEV - www.cev.org.br/comunidades/capoeira e na Comunidade Maranhão. Mestre André faz-me algumas perguntas: Senado da República patrocina Capoeira em Cingapura, por que não na Groelândia? Justificativa do projeto? Que mestre foi selecionado, quais os critérios utilizados? Em quanto ficou esse importante projeto para a divulgação da capoeira no mundo e ajuda do povo local (capoeira, como todo mundo sabe, é sinônimo líquido e certo de inclusão social)? Houve rigorosa avaliação de resultados? Senado da República patrocina Capoeira em Cingapura(?) Tema para as “papoeiras” da vida pelo mundo afora   Alguns mestres defendem a importância da definição de uma POLÍTICA PÚBLICA para a Capoeiragem.  Tivesse essa definição sido feita impediria esses  questionáveis casuísmos?  Afinal essa experiência em Cingapura foi patrocinado pelo dinheiro público, do cidadão contribuinte. Além do que, qual foi o critério utilizado para selecionar Cingapura? E qual foi o critério para escolher o funcionário-capoeira e o seu grupo? Quantas viagens semelhantes estão acontecendo ou estão programadas? Como o Mundo da Capoeira reage a  tudo isso? Essa fácil de responder, Não Reage! Ou melhor, alimentam-se de reuniões com políticos ingenuamente aguardando por uma Lei Federal milagrosa.   O assunto na Internet, um exemplo:   Capoeira em Cingapura

Não se sabe ainda exatamente porque Cingapura, grande potencia econômica na Ásia e de costumes morais rígidos, se transformou num dos mais importantes centros do mundo em estudos de capoeira. O que se sabe agora é que um servidor do Senado foi mandado para Cingapura para fazer um curso de capoeira.  Blog Internet!

 

O assunto no Jornal O GLOBO (dia 23 de setembro de 2009, página 3)

 

MESTRE ANDRE LACE ENVIA NOVO CORREIO ELETRONICO (24/09), lembrando:

O que nos leva ao “grande mestre” (????) de capoeira que foi a Cingapura, de maneira misteriosa, nem um pouco transparente. Creio que o Mundo da Capoeira deveria exigir o nome desse “mestre”, sua real qualificação, motivo real da visita, relatório do trabalho que fez em Cingapura, incluindo local dos encontros, das palestras, conteúdo das palestras, remuneração etc.

Por outro lado, pensando bem, existirá um Mundo da Capoeira? Fraterno abraço, André Luiz   Em tempo:  O GLOBO de hoje volta a reportar sobre o dinheiro público que foi gasto com a “Operação Capoeira Cingapura”; realmente um escândalo, quantas justificativas esfarrapadas.  E pensar que alguns capoeiras, por aqui, foram a Brasília, garbosamente, tratar da profissionalização da função de mestre. Precisam aprender que, se nada fizerem, se não protestarem, o próximo foguete à LUA, enviado pela NASA, terá alguns “mestres de capoeira” escolhidos pelo Senado Federal e pagos pelo contribuinte brasileiro, para participar da tripulação. Afinal, “é de suma importância” mostrar ao povo lunático que temos “meia lua solta”, “meia lua de compasso” e várias outras.

Lista tem curso na ‘Association Of Capoeira Argola de Ouro’, em Cingapura. Dados fazem parte de levantamento realizado pela Primeira Secretaria.

Apenas em 2007, foram 43 autorizações concedidas para que servidores participassem das mais variadas atividades. Entre os dias 10 e 15 de setembro do mesmo ano, um servidor foi autorizado a viajar para Cingapura para um curso na “Association Of Capoeira Argola de Ouro”.

A capoeira de Cingapura é diferente do que se vê aqui

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/09/22/senado-pagou-cursos-no-exterior-150-servidores-225381.asp

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.