caros Amigos

Estou de volta de Valencia (Espanha) onde apresentei uma "ponencia" e participei de uma mesa redonda no IV Simposio Internacional de CC. de la Actividad Física y el Deporte. Foi uma visita muito interessante.

Deu pra perceber que eles tem algumas questões muito parecidas com as nossas, por exemplo estão discutindo se a Ed Física é da área de saúde ou humanas, se existe "profissional" e/ou professor de Ed Física, como deve ser a iniciação esportiva e qual é o papel das novas tecnologias na preparação de atletas. Muito bom, tinha decanos de várias universidades da Espanha além de professores ligados a universidades da europa e a clubes desportivos.

Não sei se vocês já estiveram lá, mas Valencia respira esporte. Havia um rio que foi desviado do centro da cidade e todo o leito do rio foi transformado e praças esportivas, tem de tudo atletismo, futebol, rugby, basquete, voley, tenis, skate, etc. Além de pistas de corrida/caminhada e ciclovias.

Fiquei hospedado num centro esportivo municipal que tem salas de musculação, ginástica, muro de escalada, pista de atletismo coberta e piscinas, além de um "hotel" para hospedar os atletas e visitantes a preços ’rasoáveis’ (para padrão euro é claro). Tinha atleta de tudo quanto é esporte, inclusive portadores de necessidades especiais. Um luxo!

Em Valencia há dois cursos de Ed Física, um publico e outro privado, sendo que este último tem mais de 1000 alunos! Não deu tempo de visitar a pública, mas a privada é uma coisa de louco. Cada professor titular ou assistente tem uma sala (individual ou em duplas) para trabalhar e atender alunos, que possuem horários próprios para atendimento e não precisam ficar pelos corredores atrás de informação. Já os professores auxiliares possuem "gabinetes" em uma sala maior para atender alunos em sistema de tutoria. Amigos, isso é universidade privada em um país que está numa crise com ~20% de desemprego!

Imagino que alguns de vocês já tenha bastante conhecimento deste tipo de realidade, mas para mim foi novidade. É claro que nem tudo é perfeito, existem problemas, mas parece que os dirigentes de lá estão muito preocupados com a formação dos alunos, coisa que aqui a gente as vezes percebe passar longe.

Por favor, Não quero que interpretem essa mensagem como apologia do "tudo lá fora é melhor", sei que são realidades diferentes, mas nunca é demais aprender alguma coisa quando ela parece funcionar, né?

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 11 de Maio de 2010 às 07:12.

Marco,

Muito interessante o seu relato. Fiquei interessado em conhecer o texto resultante dos assuntos ali tratados. Pode me orientar nesse sentido? Estaria disponível na Internet?

Particularmente, meu foco de atuação está concentrado  num daqueles temas - "como deve ser a iniciação esportiva" - e, caso queira conhecer o meu trabalho visite www.procrie.com.br . Em Sumário terá uma visão do que já produzi. Minha cruzada está voltada para auxílio de jovens professores no sentido de transformarem o ensino em algo mais eficiente unindo "teoria & prática".

Infelizmente em nosso país as universidades dão pouquíssimo valor à Pedagogia.

Roberto Pimentel   (www.procrie.com.br)

Por Marco Machado
em 11 de Maio de 2010 às 09:08.

Caro Roberto

Saí de lá sem pegar o CD com os textos, mas ficaram de me enviar por correio, assim que receber posso te mandar o material.

Parabéns pelo trabalho desenvolvido

Abraços

Por Marco Machado
em 11 de Maio de 2010 às 09:32.

Outro detalhe interessante que foi relatado é que na constituição espanhola consta que atividade física é um direito, como saúde e educação.

Preciso também destacar a hospitalidade dos espanhóis, foram muito simpáticos e receptivos.

Marco


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.