"FERRAMENTAS DE CONVERSAÇÕES ABERTAS":

 

DESCONFERÊNCIA

 

            Os seres humanos vêm construindo seu viver a partir de conversações.

            Vivemos mergulhados na linguagem e compartilhamos em grupos nossas experiências de vida desde os tempos das cavernas. Formamos nossa cultura desse modo, aprendendo uns com os outros de modo livre e não ordenado.

            Entretanto os modelos civilizatórios centralizados nos ordenaram em outro modelo de convivência onde os papéis de pai, tutor, chefe, mestre e senhor surgiram promovendo a diferenciação entre quem sabe e quem aprende. Nossas escolas estão organizadas assim, as empresas se hierarquizam desse modo e em nossas casas também convivemos nesta dinâmica.

            Quando Harrison Owen propõe o Open Space como método de organização para o encontro de grupos ele nos traz exatamente uma ferramenta de convivência que nos permite resgatar nosso modo de ser mais natural e fluente.    Open Space então ocorre como um espaço aberto onde de modo livre e não-hieráquico podemos nos reunir para aprendizado, decisão, solução de conflitos ou puro entretenimento. Academicamente o Open Space se inspira em inúmeras referências como a Aprendizagem Construtivista de Jean Piaget e a Aprendizagem Cognitiva de David Ausubel.

            Entendendo uma Desconferência. Para saber o que é uma “Desconferência”, não procure no dicionário; é muito provável que não encontre. Desconferência tem suas origens no que se chama de  BarCamp, uma oficina normalmente com temas relacionado às novas tecnologias, em que a função de organização dos temas, é livre. O primeiro BarCamp aconteceu em Palo Alto, Califórnia, em agosto de 2005. O primeiro no Brasil foi em março de 2007 em São Paulo. Hoje, se constitui uma rede internacional de desconferências.

 

Descrição - Este é um evento para um número grande de pessoas, geralmente a partir de quarenta. Todos são convidados a apresentar seus temas ou assuntos de interesse. Em seguida podemos apresentar alguns formatos já conhecidos para que os participantes organizem suas apresentações. Entre estes formatos temos: palestra, debate, entrevista, painel, mesa-redonda, apresentação clássica, aula, etc.

            Os participantes podem então formatar seus temas, escolher seus formatos, planejar a duração e propor seu evento para que este seja lançado em uma grade de programação espontânea, organizada de acordo com os espaços disponíveis nas salas e áreas adjacentes

 

Infraestrutura - Idealmente o evento deve começar em um grande auditório com capacidade para receber todos os participantes. Depois da reunião inicial, vários espaços são úteis e necessários ao bom andamento da desconferência. Salas de apoio, áreas de convivência, pátios, refeitórios, bibliotecas, áreas de estar e qualquer canto onde um grupo de pessoas possa se reunir confortavelmente para uma conversação de aprendizado

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.