Pessoal, tem varios "dias do ciclista"? 19 de março, 19 de agosto, 26 de outubro... vamos propor atividades do CEV para o ano que vem? laercio

Dia do Ciclista é comemorado no Parque da Cidade por 358 ciclistas
24/10/2010 22:31
Superação foi a palavra de ordem do 3º Desafio 20 Horas de Ciclismo, realizado no fim de semana, no Parque da Cidade. O evento faz parte das comemorações do Dia do Ciclista, que é celebrado no DF no próximo dia 26. Mais de 350 ciclistas — 19 individuais e 58 equipes, compostas por grupos que variavam de dois a seis atletas —, buscaram de completar a jornada de quase um dia pedalando.

A forte chuva que caiu na noite de sábado fez com que a prova fosse suspensa por duas horas, até que as condições de visibilidade e segurança fossem restabelecidas. Às 21h, os ciclistas voltaram a pedalar e só pararam quando o desafio completou 20 horas, ao meio-dia de ontem. Mas as dificuldades não desanimaram os participantes. O professor de educação física Luciano Lima, 31, capitaneou a equipe Quartor e lembrou dos problemas enfrentados durante a prova.

"Choveu muito no começo da noite, então sofremos bastante com as poças d’água", relata o professor. Com a chuva, os equipamentos de segurança e sinalização foram essenciais. "A partir das 18h, todos eramos obrigados a utilizar as faixas refletoras e as luzes de sinalização, além do capacete e da luva", explica. Lima começou a pedalar há 10 anos, quando utilizava sua bicicleta para ir às aulas de natação. Acabou tomando gosto pelo esporte. Hoje, dá aulas de spinning em academia, mas incentiva seus alunos a, sempre que possível, participarem de provas ao ar livre. "É na rua que você aprende a se sinalizar e a coexistir com os carros e motos." A comerciante Jaqueline Quidute, 29, foi a capitã de uma equipe mista e adorou a experiência de passar a noite pedalando. "Foi muito tranquilo durante a noite. Pensei que ia ser mais complicado, mas terminei a prova e até agora não estou com sono", afirma Jaqueline, que começou a pedalar há 5 meses. "Foi a segunda prova que participei. Estou adorando."

Aspecto Pedagógico

De acordo com o organizador do evento, Marcelino Brandão Filho, a proposta do evento foi de incentivar a participação dos ciclistas da cidade em um evento diferente, mas que pudesse, também, alertar para as questões educacionais de trânsito. "A maioria dos ciclistas aqui é iniciante, então é importante ensinarmos que o ciclista precisa saber interagir com os motoristas", afirma.

Diversas tendas foram montadas na base do evento. Algumas de apoio das equipes, outras representando órgãos ligados ao evento, como o Departamento de Trânsito do DF. O auxiliar de trânsito Filipe Gaspar distribuiu cartilhas orientando os ciclistas sobre as normas e leis vigentes do trânsito. "A bicicleta é um meio de transporte reconhecido pela legislação, com regras e direitos a serem respeitados", explicou. Para ele, campanhas de educação no trânsito são essenciais para a população. "Educação é a base de tudo, não basta simplesmente multar sem ensinar."

Pensamento semelhante é o de Ronaldo Alves, presidente da ONG Rodas da Paz. O biólogo lembrou que, além de ensinar, o evento é ótimo para confraternizar os ciclistas. "O evento foi espetacular. o cunho educacional é mportante, mas aqui qualquer um pode participar, o que foi muito interessante."

http://www.superesportes.com.br/app/19,66/2010/10/24/noticia_maisesportes,8686/dia-do-ciclista-e-comemorado-no-parque-da-cidade-por-358-ciclistas.shtml

Comentários

Por Waldecy Santos da Silva
em 17 de Fevereiro de 2011 às 12:58.

fiquei muito satisfeito em conhecer este espaço e gostaria  de informações de como realizar este tipo de eventos para iniciantes.no mais um abraço.cordialmente;waldecy santos.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.