Pessoal, não consegui conferir no portal da Universidade de Coimbra. Alguem daqui vai? Laercio

Congresso Internacional de Ciclismo 2012: Dias 6 e 7 no Cine-Teatro de Anadia
Publicado por Carlos Pereira Ciclismo, Fotos, Vídeos Jun 1, 2012

UVP-Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com a Câmara Municipal de Anadia e com a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, organiza, nos dias 6 e 7 de Julho, no Cine-Teatro de Anadia, o I Congresso Internacional de Ciclismo.

Pistas para o Futuro é o título genérico do Congresso, deixando subentendido o objectivo da iniciativa: preparar o devir da modalidade, recorrendo à experiência da rica e longa história do ciclismo, sem deixar de estender pontes aos meios académico e científico, cujos contributos são fundamentais para desenvolver este desporto.

Durante os dois dias de trabalhos, vão intervir cerca de quarenta palestrantes, distribuídos por dez painéis temáticos. Entre os convidados internacionais destacam-se o presidente da União Ciclista Internacional (UCI), Pat McQuaid, o presidente da União Europeia de Ciclismo, Wojciech Walkiewicz, o histórico director da Volta a França, Jean-Marie Leblanc, o responsável médico da UCI, Mario Zorzoli, e o professor José Luis Algarra, ex-director-técnico nacional.

O mundo científico e universitário também tem presença assegurada no Congresso Internacional de Ciclismo. A docente universitária e especialista em mobilidade urbana, Paula Teles, vai intervir no painel “O Ciclismo e a Nova Cultura Urbana“. O presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal, Luís Horta, vai participar no debate sobre o combate ao doping. A socióloga e professora universitária Ana Santos apresentará uma comunicação que abordará a evolução do ciclismo em Portugal numa perspectiva histórica e sociológica. O antigo ministro da Educação e reconhecido adepto de ciclismo Eduardo Marçal Grilo será o moderador da última tarde de trabalhos.

Alguns dos antigos e actuais ídolos do ciclismo português também darão o seu contributo para o debate. Cândido Barbosa irá explicar a importância da comunicação para um ciclista de alto rendimento. O director-desportivo Carlos Pereira apresentará ferramentas para que as equipas profissionais tenham sucesso. Joaquim Gomes vai falar sobre o papel das organizações profissionais para equipas profissionais. Delmino Pereira abordará o crescimento sustentado do ciclismo em Portugal, nas suas diversas vertentes. Acácio da Silva recordará a experiência, à época praticamente pioneira para um português, de fazer carreira em equipas de topo mundial. João Correia lançará pistas sobre o futuro do ciclismo e dos ciclistas portugueses e sobre o papel dos empresários para abrirem janelas de oportunidade.

As inscrições para o Congresso Internacional de Ciclismo já estão abertas – Formulário de Inscrição. A participação implica o pagamento de dez euros, mas a inscrição no Congresso dá direito a entrada gratuita no último dia do Campeonato da Europa de Pista.
FONTE: http://www.multidesportos.com/congresso-internacional-de-ciclismo-2012-dias-6-e-7-no-cine-teatro-de-anadia/

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.