Cevnautas do Ciclismo, isso tem a ver com a nossa comunidade? Laércio

Curitibanos pedalam para gerar energia limpa

Quem passar pela farmácia Minerva do Bacacheri, nesta quinta-feira, 14, poderá participar de uma atividade diferente, produzindo energia elétrica a partir do próprio esforço. A ação, denominada Cine Bike, conta com 14 bicicletas, acopladas a geradores individuais que, quando pedaladas, geram energia elétrica que ativa um telão.

O mecanismo é simples: os geradores transferem a corrente contínua do dínamo ativado pelos ciclistas a um transformador, que a converte em corrente alternada de 110 volts. De acordo com o professor de Física do curso pré-vestibular Acesso, José Motta Filho, os equipamentos usados no Cine Bike dão um belo exemplo de transformação de energia: a energia mecânica proveniente das pedaladas transforma-se em energia elétrica capaz de acionar os aparelhos geradores de imagem para o telão.

Catorze pessoas pedalando juntas geram cerca de dois quilowatts em uma hora (2kWh**) - energia suficiente para acender simultaneamente 33 lâmpadas de 60 watts, carregar 540 vezes um celular ou usar a bateria de um laptop por 40h. "É a atividade física de mãos dadas com a ciência, gerando energia limpa e bem-estar para as pessoas", afirma o professor.

A ação acontece das 14h às 20h e tem o objetivo de conscientizar a população em relação à prática de exercícios físicos e geração de energia limpa. Pessoas de todas as idades podem participar do evento, que é gratuito e aberto à comunidade. A Minerva fica na Av. Erasto Gaertner, 387.

Serviço

Cine Bike

 14 de junho, das 14h às 20h

 Estacionamento da Farmácia Minerva Bacacheri (Av. Erasto Gaertner, 387 - Curitiba - PR)

 Entrada gratuita

 * Em caso de chuva, o evento será transferido.

 ** 1 kWh representa a energia consumida por uma potência de 1.000 watts ao longo de 1 hora. Fonte: central Press

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 14 de Junho de 2012 às 21:48.

Laércio,

Aqui no Japão existem academias de ginásticas onde as TVs acopladas às esteiras recebem energia dos próprios usuários. Enquanto eles correm ou pedalam, a energia produzida serve para manter ligado as televisões. Uma das academias que conheci possuía 70 esteiras e 100 bicicletas que conjuntamente mantinham aceso setenta TVs de tela plana e bem delgada. Aí, enquanto corríamos, aproveitávamos para assistir aos jogos e outros programas para não pensar na canseira.

Tomara que essa tecnologia chegue às academias brasileiras.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.