O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) colocou em operação nesta quarta-feira (8) o sistema de empréstimo gratuito de bicicletas para alunos, funcionários e docentes. O Mobilidade Intracampus (Mobic) – lançado no final de abril – segue uma tendência mundial de incentivo ao transporte verde – amplamente praticado em cidades como Barcelona, Madri, Paris e Londres.

Nesta primeira fase do projeto, ainda de caráter piloto, serão disponibilizadas 10 bicicletas. Elas poderão ser utilizadas por um período máximo de 4 horas no campus da Universidade. Para fazer uso é necessário realizar um cadastro no site e levar a identidade estudantil ou funcional da Unicamp no ponto de empréstimo, localizado na área central do campus, no Pavilhão do Ciclo Básico.

O Mobic é fruto de uma parceria do SAE com o Escritório Modelo (Emod) da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). “Nesta fase inicial, nós iremos avaliar o perfil, frequência e quantidade dos usuários que vão utilizar o sistema. A partir daí, nós temos pré-definido uma série de opções, como, por exemplo, a quantidade de postos de empréstimos e se o sistema vai ser ou não automatizado. Com isso, nós estamos buscando definir a melhor solução para a Universidade em termos de custo e benefício”, explicou o coordenador do SAE, Leandro Medrano, que também responde pelo EMOD.

O primeiranista da física Guterman Rodrigues de Araújo testou uma das bicicletas já disponibilizadas no pavilhão do básico. “Está aprovado. Eu já sabia do projeto e apoio que todos usem para que o programa se expanda.Vou divulgar em minha república!”, contou.

Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2011/06/09/sae-coloca-em-operacao-sistema-de-emprestimo-gratuito-de-bicicletas

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.