srs da diretoria! li a msg de ortodoxia do subscritor do CE. nao ha que confundir o CEV e as suas homenagens. se alguem está incomodado ... com certeza eu nao estou! o nosso Congresso CEV prossegue. que vai incomodar, vai! e dai?é minha opiniao! alberto puga

Comentários

Por Alexandre Moreno Castellani
em 3 de Março de 2010 às 10:03.

causas e conseqüências!

essa confusão, em parte, se justifica. o CEV se confunde com muita coisa. normal se consideramos sua história e seus personagens.

mas... bom momento para brindar a sua independência!
não ha mais pq confundir o CEV com o homenageado CBCE.

Por Laercio Elias Pereira
em 3 de Março de 2010 às 12:14.

Pessoal da Gabina do CongressoCEV,

Estou aqui numa lanchonet no xopin Ibirapuera, esperando a reunião com a Teresinha Isobe que, como todos sabem, criou e comandou por muito tempo os congressos Fitness Brasil. Ela tocava a cevfitness e agora está na Comunidade Fitness e Qualidade de Vida. Vou batalhar para que a empresa dela, a INFOCC, entre no CongressoCEV.

Tambem vou falar sobre a feira tão cara ao SEBRAE-MA.

Quanto ao CBCE, concordo com o Xan e:

1. Com o CongressoCEV vamos comemorar o aniversário de 30 anos Congresso de 1980;

2. Temos como ponto de realização as Comunidades do CEV. para desconferências e apresentação de trabalhos, sob a orientação do Diretor Científico, e Vice-Presidente da ONG-CEV, Giovani Pires.

3. Temos entre as comunidades as 4 instâncias de associação da nossa profissão de nível superior (Associações Científicas, Associações Profissionais, Conselhos e Sindicatos).

4. Esperamos ter ao final do Congresso CEV não só a história, como, especialmente, a fronteira do conhecimento das diversas áreas cobertas pelas comunidades.

  5. Lutaremos para ter o máximo de vetores de tecnologia em São Luis. Vou sugerir ao Diretor Científico que abra a possibilidade de oficinas de 3 horas para eles)

  6 Sugiro, também que as comunicações científicas sejam em forma de poster e a apresentação gravada no YouTube (menos de 10 minutos) para que as pessoas cheguem a São luís já tendo aplicado o tempo de assistir e ler os trabalhos.

  7. Tudo será gravado e publicado. Faremos o esforço de trnasmitir o máximo de atividades, tal qual a Campus Party.

  Passo a bolita.

   Laercio

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 3 de Março de 2010 às 15:03.

OK...

Vamos por partes: o Ceará que faça seu congresso regional do CBCE... vamos comunicr oficialmente ao Matheus e ao Presidente... o Congresso é do CEV...

a ideia é essa... devo esperar, então, as negociações com a Teresinha? hoje pela manhã tive uma reunião com o Coordendor Geral e o Coordensdor Associado do Curso do UniCEUMA; disse do congresso do CEV, e venda de cota de patrocinio - 25 mil, com direito a espaço para montar um estande do UniCEUMA para a área da Saúde - Medicina, Fisioterapia, Terapia ocupacional e Educação Física... venda dos produtos do UniCEUMA... feira é de negócios e científica - ESPORTE - E SUAS CIENCIAS - QUE NEGÓCIOS É ESSE?

(PS. A Denise não gostou muito... mas quando disse que buscamos capitalização do CEV, para garantir a caução do aluguel do espaço - Multicenter SEBARE e o Centro de Convenções, pelo menos 150 mil parou para pensar...)

Bem, tão logo tenha os custos dessa infra-estrutura (minima - o local...) partimos para negociar com as demais, inclusive UniCEUMA as cotas, pois estou pensando, se der certo em 4 cotas de 25 mil, para cada instituição: UniCEUMA, UnDB, Fac. São Luis, UNISULMA... por fora (já que não conseguiu formar as turmas de educação física, as Faculdade Pitágoras.

Como vamos tratar de negócios e atividade física de saúde, pensando nos Planos de Saúde... vasmos ver...

Depois, com esses custos lebatados, vamos atacar o Governo do Estado - FAPEMA, por demanda; Ciencia e tecnologia, Turismo, Educação, Espiorte Juventude... e o Municipio...

Mas preciso de custos para as negociações... ou a firma da Teresinha fará essas tratativas?

Espero uma decisão urgente sobre o valor das inscrições, para ter uma previsão de quanto poderá ser arrecadado...

Seria muito otimismo 2000 participantes (pagantes?) - se 50% dos estudantes de São Luis aderkirem - tera que haver uma grande campanha... seriam cerca de 500... mais Imperatriz, para fechar essa conta. e conseguiriamos atrair mais 1500 de outros estados? logo apos o Regional Norte e o Nordeste do CBCE?

Se conseguirmos fechar a conta esta semana e lançar o convite para as inscrições, podemos atropelar o CBCE...

Aguardo, uma decisão, dos quem/quem da Diretoria. Ainda preciso de um CGC e de um endereço físico... a conta fica para depois...

Pereira nas tuas conversas diárias com a Denise, já a colocou a par de que o endereço fisico poderia ser a Academia Viva Água - Subsolo? pois ela aluga as salas do subsolo... poderiamos ocupar o mesmo espaço do CREF-MA pela manhã, que não é usado, e teriamos o endereço fisico...

CEV/CEDEFEL-MA - CONGRESSO CEV 2010

Rua das gainotas, lote 1, quyadra 2, Renascença II

Sub-solo da Academia Viva Água

São Luis - Maranhão

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 3 de Março de 2010 às 15:03.

Vou bater no Ceará...

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 3 de Março de 2010 às 15:39.

Ao Povo do Ceará

Nenhum comentário. Deixe o seu.
Enviar e-mail com atualizações para mim

Senhores, recebi há pouco correspondencia eletronica, com um manifesto do "Povo do Ceará"...

Manifesto pela Democracia Interna do CBCE

Diante dos últimos acontecimentos ocorridos virtualmente, este documento é menos uma resposta da secretaria estadual do Ceará e mais uma tentativa de retomar o CBCE como espaço democrático de debate.

Através do acesso à página do Centro Esportivo Virtual[1], tivemos ciência do evento que está sendo organizado em conjunto com a secretaria estadual do Maranhão, que tem como tema “Memória e História, e as perspectivas das Ciências do Esporte das Regiões Norte & Nordeste”. A priori, soubemos que se tratava de um evento comemorativo dos 30 anos deste congresso, e nos dispusemos, como sede do evento em 2010, a absorver esta demanda e assegurar que a memória do CBCE fosse preservada. Assim, consideramos desnecessária e fracionista a existência de dois eventos, praticamente paralelos, na mesma regional, pela dificuldade de mobilização para ambos e pela duplicidade de fóruns institucionais que tal posição ocasionaria. Isso, a nosso ver, já havia sido superado no próprio CONBRACE. Entretanto, a forma como os acontecimentos se sucederam nos é de grande preocupação, e por conta disso, estamos nos pronunciando publicamente.

Uma primeira questão que gostaríamos de reivindicar é que o CBCE, passados 30 anos de sua fundação, manteve-se como entidade representativa da área da Educação Física e ciências do esporte continue a respeitar os fóruns deliberativos. Para isso, resgataremos a memória do XVI CONBRACE, ocorrido em Salvador, em 2009: a partir do debate democrático, foi encaminhado em reunião das secretarias estaduais do nordeste, que a secretaria estadual do Ceará seria responsável pela organização do encontro em 2010. Para fins de esclarecimento, a comissão organizadora do encontro foi efetivada em reunião do CBCE-CE, o projeto está sendo construído e as articulações necessárias para a realização do congresso estão sendo travadas, não apenas pelos membros filiados/as ao CBCE, mas também por um grupo mais amplo que os sócios, composto de estudantes e professores que têm se aproximado da entidade a partir da necessidade de organização do congresso. Por hora, consideramos que todos estes processos caminham consideravelmente, não sendo necessário a substituição da sede. Como em nenhum outro espaço foi encaminhado que teríamos duas sedes para o congresso nordestino, e não recebemos nenhum comunicado oficial alterando a sede de Fortaleza para São Luis, consideramos que tal mobilização se faz de forma atropelada e desrespeitosa com o espaço coletivo de debates e encaminhamentos.

Uma segunda questão trata-se da temática do encontro, cara ao conjunto das pessoas que compõe o CBCE-CE. Consideramos de fundamental importância um processo de historicização do CBCE, dos seus encontros e fóruns, conforme já oficializamos por ocasião do XVI CONBRACE. A temática oficial do encontro está sendo debatida de forma ampliada, a partir de um seminário que ocorrerá nos dias 27 e 28 de março, onde definiremos os eixos e o tema do evento, assegurando o balanço histórico e político destes 30 anos de lutas.

Por fim, consideramos necessário abrir um debate que vem sendo negligenciado pelo coletivo do CBCE nacional e pelas secretarias estaduais. Trata-se da multiplicidade de posicionamentos políticos acerca do papel da entidade. Se por hora parece existir um grande consenso na área, ele não pode ser mantido assim, através do silenciamento dos grupos minoritários, e com eventos que são formulados por fora das instâncias coletivas.


Integrantes do CBCE Ceará. Senhores integrantes do CBCE Ceará,          

Primeiro, o evento que se está programando, em princípio, seria o Norte e Nordeste (Regional) em comemoração aos 30 anos daquele primeiro evento, em 1980.          

A ideia foi lançada pelo Prof. Dr. Laércio Elias Pereira, Guru-Presidente do CEV, em périplo pelo Maranhão, a convite da Academia Viva Água (que bancou passagens e estadia...) para uma série de palestras, promovidas pelo CREF-MA.

Para aqueles que conhecem um pouco da História da Educação Física, dos Esportes e do Lazer, e Dança desta terra - me refiro às duas nações, Brasil e Maranhão - sabe que o Laércio Pereira esteve à frente da fundação do CBCE, e foi, junto com o Lino Castellani, responsável por aquele evento ocorrido em 1980.         

Sabe também a ligação de ambos com o Maranhão, terra em que viveram por cerca de 20 anos... construiram suas carreiras - e o respeito profissional - a partir daqui; ligados umbilicalmente ao CBCE...         

Pois bem, lançou a idéia e nós nos movemos. Buscamos os diversos entes que fazem a Educação Física, os Esportes e o Lazer do/no Maranhã, inclusive a Comissão Provisória da Secretaria Estadual do CBCE. Com quem chegamos a bons termos.         

O Laércio, devido à situação da Secretaria -não só a do Maranhão, mas de muitas outras de nossa região norte e nordeste, inclusive a do Ceará - buscou na direção nacional respaldo e chancela para o evento, que seria, sim, a princípio a realização do Regional Norte e Nordeste.          

O secretário do Pará, em corrrespondencia eletronica, colocou-nos a par das tratativas ocorridas no ultimo CONBRACE. Coloocando-se a favor da realização do evento aqui... Depois, tomamos conhecimento dos movimentos do Ceará, quanto à reestruturação de sua Secretaria Estadual, quanto à organização do Regional Nordeste...          

Levamos ao conhecimento - e questionamos - o Matheus e o CBCE, sobre essa questão. Não havendo, por parte da direção nacional, qualquer manifestação sobre a não realização, ou não, do evento no Maranhão; apenas gostariam de que fosse alterada a data, em que trabalhávamos, de novembro para setembro, para coincidir com os demais encontros regionais.          

Devido a esses impasses, a demora nas respostas, e a perda, já, de seis meses na organização do evento - afinal, começamos a tratar do assunto em novembro... - resolvemos, nós (eu!!!) aqui do Maranhão, propor ao Laércio não a realização do Congresso Regional do CBCE - Nordeste, em setembro, conforme solicitação do Matheus, mas o CONGRESSO DO CEV, com os mesmos temas propostos. Mantida a data de Novembro.          

Não seria mais um evento CBCE. Seria um evento do CEV - CONGRESSO DO CEV, onde, dentro do grande evento, discutiriamos a realização daquele evento trinta anos atrás - 1980...          

Devo lembrar que o CEV, embora oficialmente e juridicamente tenha apenas 14 anos (completados este ano...) na realidade ele estará completando 30 anos,,, ele é fruto daquele evento ocorrido em São Luis, em 1980...          

Vamos, sim, procurar as respostas do que ocorreu nesses 30 anos - memória -; vamos ver qual é o estado-da-arte - presente - e ver para onde caminha, quais são as perspectivas, enquanto negócio - o futuro.          

Senhores do Ceará, nada impede que voces continuem a se movimentar na realizaão do evento, do CBCE, de nível regional.                      

Nós, aqui, vamos fazer o CONGRESSO DO CEV, nível internacional, nacional, regional, local... 1980/2010 - 30 anos...

Leopoldo Gil Dulcio Vaz

Professor de Educação Física (aposentado) Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão

Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Pesquisador-associado do Atlas do Esporte no Brasil, e no Maranhão

Moderador/Administrados das Comunidades EF Maranhão e Atletismo, do CEV     

Por Alexandre Moreno Castellani
em 3 de Março de 2010 às 17:09.

Sobre os 2.000 participantes pagantes, posso dizer que hoje, "participando" das comunidades do CEV, temos 1.940 cevnautas. No ex-novo CEV, temos o total de 8.605 pessoas cadastradas ou re-cadastradas. Passam, por dia, cerca de 5 mil pessoas (visitantes) no portal. 

Então, para chegar nesses 2.000 pagantes, vai ser necessária uma mobilização muito maior do que a ocorrida no CEV nesse último ano. ;-)

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 3 de Março de 2010 às 18:35.

OK, voce venceu...

me de os numeros corretos, então...

quantos efetivamentes inscritos????? qual é o cadastro?

tiro as informações da pagina do CEV, e la tem 19mil cevnautas... 50% efetivamemente?  desse jeito, nao dá para fazer projeções... mesmo assim, em vez de 10%, teríamos 25%... e o pessoal de fora do CEV?  Universidades, academicos... como vamos mobilizar? teriamos, entao, os 2.000 pelo menos?

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 3 de Março de 2010 às 18:38.

Ops. 1940 HUM MIL NOVECENTOS E QUARENTA ... nao os 19000 e alguia coisa?   cada um assina 10 listas? é isso?????

rapaz, vamos fazer um convescote, em torno de uma mesa de bar, na praia...  nem 200... vamos corrigir a pagina inicial, então? é isso que se tem vendido... propaganda enganosa?

Bem-vindo ao novo CEV, a maior comunidade acadêmica e de pesquisa em Educação Física, Esportes e Lazer da Internet.

Por Alexandre Moreno Castellani
em 3 de Março de 2010 às 19:12.

19.578 pessoas cadastradas no CEV. Dessas, 1.941 participando de uma ou mais comunidades.

Em outubro de 2008 lançamos esse novo CEV e pedimos o re-cadastro. Desde então, 8.606 passaram pelo cadastro do CEV (ou se cadastrando, ou re-cadastrando). Esse é o número referencia.

Os quase 20 mil cadastrados é um legado desses quase 14 anos de CEV.
Hoje estou trabalhando numa forma de acertar essa base. Reativar quem ainda estiver por aí. Descartar que não sabe/lembra do CEV.

Essa home do CEV está com os dias contados.

Abs

Por Alberto Puga
em 3 de Março de 2010 às 19:24.

concordo com o ale... se alcnacarmos 500 participantes permanentes e ativos jah estará de bom tamanho...

proponho a seguinte equacao para visualizar a expectativa de partipantes:

VARIAVEIS EXTERNAS

PARTICIPANTES NACIONAIS E INTERNACIONAIS [ academicos/as] - que chegarao via aerea

PARTICIPANTES NACIONAIS [ Tocadores de Lista ou nao] - id. aviao

PARTICIPANTES INTERNACIONAIS [Tocadores de Lista uou Nao] -id.aviao

VARIAVEIS inTERNAS [temos que estar em variso ambirentes academicos/faculdades/... temos que usar todos os espacos... com isto temos sempre os alunos do nosso lado...

PARTICIPANTES DE SAO LUIS /ACADEMICOS : educao fisica, direito,etc

PARTICIPANTES DE SAO LUIS/DOCENTES INCLUSIVE PALESTRANTES/COORDENADORES DE CURSO ...

PARTICIPANTES PROFISSIONAIS locais...

LEOPOLDO: PROJETE OS NUMEROS...

ultimo evento que estive em sao luis... congresso palops... ao todo aprox. 600 participantes [prata da casa]

PERCEBO SILENCIO DOS TOCADORES... ALIAS NINGUEM ESTÁ OBRIGADO... MAS, NAO SE LEE O BALBUCIO DE UMA PALAVRA SEQUER... ÉÉ A INDEFERENCA DOS (IN)SENSEVEIS...

CREIO QUE VALE UMA CONSULTA DO CHEFE PERGUNTANDO QUEM VAI ADERIR...

PUGA

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 4 de Março de 2010 às 08:31.

Puga

parece-me que o problema é o grande mote do Guru-Presidente: falta de comunicação!!!

Se não me engano, há um canal de comunicação entre a Diretoria/presiencia/comunicação e os moderadores de lista.

Não recebi nada sobre o Congresso por essa via... falta uma mobilização mais efetiva; por enquanto so o CEV Leis se manifestou e vai fazer a sua programação. Voce já comunicou a temática do CEVLEIS-Congresso são Luis.

A Kátia, a do Lazer/interdisciplinaridade e o Corporeidade... está mobilizando o pessoal para estabelecer uma programação. Ela consegue, todo ano, levar dois onibus ao ENAREL... vamos ver o que faz para aqui... mas a expectativa do RN é grande.

O Pereira está em Maceió... e o que está fazendo para mobilizar?

Eu estou tendo reuniões, junto com a Denise, com o pessoal das IES...para ver se começamos a mobilizsação, e o incerntivo para apresentação de trabalhos...

Temos seis pessoas na Direção do Congresso... 106 (mais duas, so esta semana) comunidades, que variam de 4 inscritos - Piauí, que começou ontem e já com 100% de expansaõ... começou com dois e já tem 4... - e a outra não sei qual é... teoriocamente, so ai seriam mais 100 pessoas mobilizando; como voce disse, algumas comunidades não têm qualquer movimentação...

O Alê informa que efetivamente somos quase dois mil... para efeito de propaganda, vamos continuar com esses 19 mil... mas temos que ter conciencia de que teremos pelo menos 1 mil a 1,5 mil... incluindo ai os academicos do Maranhão - se conseguirmos 50% deles...

Acho que desse tamanho, o Multicenter dará conta do recado... vou assuntar a capacidade dos auditórios - na realidade, salas... e ver junto cpom a FAPEMA a possibilidade de uma movimentação comjunta, no Centro de Convenções... o Diretor Cientifico foi meu professor an especialização, há 25 anos passados....

Seguimos... 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.