CAFÉ CIENTÍFICO – (The World Café) o Café do Mundo é um processo de conversação com base em um conjunto integrado de princípios que revelam um profundo padrão de vida da rede através do qual a co-evoluir o nosso futuro coletivo.

                     Café Diálogo é um método de fácil utilização para a criação de uma rede viva de           diálogo

colaborativo sobre perguntas relevantes a serviço de assuntos reais do dia a dia, sejam da vida ou do trabalho. Nos negócios, os Cafés têm sido chamados de várias maneiras para satisfazer metas específicas, inclusive os Cafés Criativos, Cafés do Conhecimento, Cafés da Estratégia, Cafés da Liderança, Cafés de Marketing e Cafés de Desenvolvimento de Produto. A maioria das conversas de Cafés é baseada nos princípios e formato desenvolvidos pelo The World Café (veja no www.theworldcafe.com), um movimento global em crescimento para apoiar os diálogos relevantes em ambientes corporativos, governamentais e comunitários por todo o mundo.

            As conversações no Café também são uma metáfora provocativa, nos possibilitando ver novas maneiras para fazer a diferença em nossas vidas e trabalho. O poder de conversação é tão invisível e natural que geralmente o ignoramos.

Como um processo de conversação, O Café do Mundo é uma metodologia inovadora e simples para acolher as conversas sobre as questões que importam. Essas conversas link e construir em outro mover as pessoas como entre os grupos, a polinização cruzada idéias e descobrir novos insights sobre as dúvidas ou questões que são mais importantes na sua vida, trabalho ou comunidade. Como um processo, o Café Mundo pode evocar e tornar visível a inteligência coletiva de qualquer grupo, aumentando assim a capacidade das pessoas para uma ação eficaz na persecução de objetivos comuns.

É integrado por princípios de design  aperfeiçoados ao longo dos anos como um guia para intencionalmente aproveitar o poder da conversa para o negócio e valor social. Quando utilizado em combinação, eles oferecem orientações úteis para quem procura formas criativas para promover o diálogo em que o objetivo é pensar em conjunto e criar conhecimento.

            Como um padrão de vida da rede, O Café Mundo refere-se a uma rede de vida das conversas que está continuamente co-evolução como nós exploramos questões que importam com a nossa família, amigos, colegas e comunidade. A metáfora do Mundo ", como Café" nos ajuda a perceber essas teias invisíveis de diálogo e de relações pessoais que nos permitam aprender, criar finalidade compartilhada, e forma de afirmação da vida de futuros em conjunto.

            Neste sentido, o Café do Mundo é também uma comunidade global crescente de pessoas, grupos, organizações e redes que utilizam princípios World Café e processos para evocar a inteligência coletiva e um link para uma ação eficaz na persecução de objetivos comuns.

 

 

Etiqueta do Café

Foque no que importa.

Contribua com o seu pensamento.

Fale através de sua mente e seu coração.

Escute para compreender.

Ligue e conecte idéias.

Escutem juntos os insights e perguntas mais profundas.

Brinque, rabisque, desenhe – escrever nas toalhas de mesa é desejável!

Divirta-se!

http://www.theworldcafe.com/involved.htm

 

http://www.theworldcafe.com/articles/cafetogo.pdf

 

http://www.theworldcafe.com/articles/aopq.pdf

  

http://www.theworldcafe.com/translations/World_Cafe_Para_Viagem.pdf

 

Diretrizes do Café - Conduzir um excelente Diálogo de World Café não é difícil – é limitado somente pela sua imaginação! O formato do Café é flexível e se adapta a muitas circunstâncias diferentes. Quando estas diretrizes são usadas em combinação, fomentam o diálogo colaborativo, compromisso ativo e possibilidades construtivas para ação.

Tenha Consciência do Propósito do World Café Primeiramente preste atenção ao motivo pelo qual você está reunindo as pessoas. Saber a finalidade da sua reunião lhe permite considerar quais participantes precisam estar lá e que parâmetros são importantes para atingir o seu objetivo.

Crie um Espaço Receptivo e Hospitaleiro Os anfitriões de Cafés pelo mundo todo enfatizam o poder e a importância de criar um espaço hospitaleiro – um que seja seguro e convidativo. Quando as pessoas sentem-se confortáveis para serem elas mesmas, tornam o seu pensamento, fala e escuta mais criativos. Particularmente, considere como o seu convite e o ambiente físico podem contribuir para criar uma atmosfera acolhedora.

Explore Perguntas Relevantes Encontrar e estruturar perguntas relevantes para aqueles que estão participando no seu Café é fundamental e pode produzir profundos resultados. O seu Café pode explorar uma única questão somente, ou diversas questões podem ser desenvolvidas para dar apoio a uma progressão lógica de descoberta por todas as diversas rodadas de diálogos. Em muitos casos várias conversações no Café tratam de descobrir e explorar perguntas poderosas, enquanto acabam facilitando a busca e descoberta de soluções eficazes.

Estimule a Contribuição de Todos Como líderes, estamos cada vez mais conscientes da importância da participação, mas a maioria das pessoas não quer somente participar, quer também contribuir ativamente para fazer a diferença. É importante encorajar a todos os presentes no seu encontro a contribuir com idéias e perspectivas, permitindo também que qualquer um possa participar simplesmente ouvindo, se este é seu estilo ou vontade.

Conecte Perspectivas Diversificadas A oportunidade de passear entre as mesas, conhecer novas pessoas, contribuir ativamente com o seu pensamento e ligar a essência das suas descobertas aos círculos de pensamento em constante ampliação é uma das características marcantes do Café. Enquanto os participantes levam idéias-chave ou temas para novas mesas, compartilham perspectivas, enriquecendo a possibilidade de insights  surpreendentemente novos.

Escute os Insights e Compartilhe as Descobertas Por meio da prática de escutar em grupo e prestar atenção aos temas, padrões e insights, começamos a sentir uma conexão ao conjunto maior. Após várias rodadas de conversação, é útil participar de uma conversação em plenária. Isto oferece ao grupo inteiro uma oportunidade de conectar os temas gerais ou perguntas que agora estão presentes.

 

Uma rápida visão sobre as conversações do World Café

- Acomode quatro ou cinco pessoas em pequenas mesas estilo Café ou em grupos de conversação.

 Estabeleça rodadas de progressivas de diálogo (geralmente três) de aproximadamente 20 a 30 minutos cada.

Perguntas ou questões que genuinamente importam para a vida das pessoas, trabalho ou comunidade são iniciadas enquanto outros pequenos grupos podem explorar perguntas semelhantes nas mesas próximas.

 Encoraje tanto os anfitriões de mesa quanto os participantes a escrever, rabiscar e desenhar idéias-chave em suas toalhas de mesa ou anotar idéias chave em grandes fichas, post-it ou descansos de prato no centro do grupo.

 Após completar a rodada inicial de diálogo, peça para que uma pessoa permaneça na mesa como a “anfitriã”, enquanto as outras atuam como viajantes ou “embaixadores do significado”. Os viajantes levam idéias-chave, temas e perguntas para as suas novas conversas.

 Peça para que o anfitrião da mesa dê boas-vindas aos novos convidados e brevemente compartilhe as idéias principais, temas e perguntas da rodada inicial. Incentive os convidados a ligar e conectar idéias provenientes das conversas das mesas anteriores — escutando com atenção e refletindo sobre as contribuições uns dos outros.

 Ao proporcionar a oportunidade para que as pessoas se movam em diferentes rodadas de diálogo, idéias, perguntas e temas começam a se conectar. Ao final da segunda rodada, todas as mesas ou grupos de conversação na sala serão “polinizados” com insights de conversas anteriores.

 Na terceira rodada de diálogo, as pessoas podem voltar às suas mesas iniciais para sintetizar suas descobertas, ou podem continuar viajando às outras mesas, deixando o mesmo ou um novo anfitrião à mesa. Às vezes, uma nova pergunta que ajuda a aprofundar a investigação é colocada para a terceira rodada de conversa.

 Depois de diversas rodadas de diálogo, inicie um período de compartilhamento de descobertas e insights em uma conversação todo o grupo. São nessas conversas estilo “plenária ou assembléia” que os padrões podem ser identificados, o conhecimento coletivo cresce e as possibilidades para ação surgem.

 

Uma vez você sabendo o que quer alcançar, bem como a quantidade de tempo que tem para trabalhar, você pode decidir o número e período de tempo adequado das rodadas de diálogo, o uso mais eficaz das perguntas e as formas mais interessantes de conectar e “polinizar” idéias.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.