O CONGRESSO CEV

 

APRESENTAÇÃO

 

CEV é um ambiente altamente colaborativo entre atores do esporte, estudantes, pesquisadores, instituições e integrantes de outras áreas como jornalistas, médicos, advogados e biólogos entre outros, e se apresenta como uma fonte rica “de” e “para” a pesquisa e divulgação científica das Ciências do Esporte que abrangem a Educação Física e Lazer, dentre outros.

 

O Centro Esportivo Virtual/Centro de Estudos e Documentação em Educação Física, Esportes e Lazer do Maranhão – CEV/CEDEFELMA realiza no período de 10 a 13 de novembro de 2010 o CONGRESSO CEV, tendo por finalidade promover o debate sobre “ESPORTE – e suas Ciências – QUE NEGÓCIO É ESSE?”. A escolha do tema deu-se pela necessidade de refletirmos sobre o tempo passado para podermos compreender na sua historicidade as mudanças que se tem processado nas Ciências do Esporte no Brasil, nas regiões Norte e Nordeste e no Maranhão a partir da realização do Congresso Regional do CBCE no ano de 1980, em São Luís do Maranhão. 

 

Realizarmos o primeiro CONGRESSO CEV – ao completar 14 anos de sua criação formal e decorridos 30 anos daquele Congresso Regional é um grande desafio que a Comissão Organizadora e os demais entes que apóiam a realização do evento entenderam como lugar de análises, problematizações e discussões sobre as Ciências do Esporte e, principalmente, pelas contribuições que o mesmo tem trazido para a sistematização e consolidação dessa área no Brasil.

 

O êxito deste evento depende da sua presença apresentando sua comunicação ou participando como ouvinte.

 

 

OBJETIVOS

 

- Afirmar a necessidade do "fazer histórico" no campo das Ciências do Esporte, focalizando a institucionalização da Educação Física, dos Esportes, do Lazer e da Dança ocorridas nos últimos 30 anos.

 

- Conceber o CONGRESSO CEV como um espaço plural de partilha de ações históricas nas Ciências do Esporte brasileiro;

 

- Aprofundar as reflexões sobre as questões referentes ao entendimento do Esporte(s) – e suas Ciências – como negócio;

 

- Estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo das Ciências do Esporte;

 

- Fortalecer estudos e pesquisas sobre história da Educação Física, dos Esportes, do Lazer e da Dança no Brasil, e no Maranhão.

 

PROGRAMAÇÃO

 

FORMATO

RESPONSÁVEL

DESCONFERENCIAS

 

SALA ABERTA

 

CAFÉ CIENTÍFICO

 

FEIRA/EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS E SERVIÇOS

 

 

 

QUATRO PRINCÍPIOS

1.      Seja quem for que veio, é a pessoa certa;

2.      O que quer que aconteça, é apenas aquilo que deveria ter acontecido;

3.      Quando quer que comece é na hora certa;

4.      Quando acaba, acabou. E acompanhando a "Lei dos Dois Pés" afirmando que, "Se a qualquer momento você encontra-se em qualquer situação onde você não estiver nem aprendendo nem contribuindo use seus dois pés e dirija-se para um lugar mais ao seu gosto".

DESCONFERÊNCIAS - Fóruns auto-organizados para troca de idéias, networking, aprendizado, conversação, demonstração e interação entre pessoas.

 

O formato de uma desconferência é baseado na premissa de que seja qual for o tipo de profissão, as pessoas na audiência – não apenas aquelas selecionadas para falar no palco - tem pensamentos interessantes, insight, e habilidades para compartilhar.

 

É um encontro centrado em um tema ao propósito guiado pelos participantes.

 

Serão formados tantos Grupos de Trabalho quantas Comunidades se fizerem representar durante a realização do evento, constituindo ponto de encontro para troca de informações entre pesquisadores, professores e estudantes da área de Educação Física, Esportes e Lazer. Poderão ser aglutinadas por áreas de interesses comuns em temas específicos objetivando a reflexão, produção e difusão de conhecimento acerca dos referidos temas.

 

CAFÉ CIENTÍFICO - Encontro - ainda por temas - de quem apresentou trabalho e os interessados. A idéia é não perder tempo de apresentar/assistir trabalhos em São Luis. Assistir antes, em casa, e levar as perguntas e a vontade de conversar com os autores

Trabalhos aprovados trarão também os pareceres, e deverão ser gravados no youtube antes do congresso, assistidos antes, em casa, e levar perguntas e a vontade de conversar com os autores.

 

SALA ABERTA – (Open Space Technology) é uma maneira de permitir que todos os tipos de pessoas, em qualquer tipo de organização, para criar reuniões como uma prática de liderança intencional, onde as pessoas comuns trabalham juntas para criar resultados extraordinários com regularidade.

 

Os participantes criam e gerenciam sua própria agenda de sessões de trabalho paralelas em torno de um tema central de importância estratégica:

 

1. Todas as questões mais importantes para os participantes serão levantadas.

2. Todas as questões levantadas serão abordadas por esses participantes mais qualificados e capazes de obter algo feito em cada um deles.

3. Em um tempo tão curto quanto um ou dois dias, todas as idéias mais importantes, a discussão, os dados, recomendações, conclusões, perguntas para um estudo mais aprofundados, e planos de ação imediata será documentado em um relatório global - terminado, impressa e em as mãos dos participantes quando eles saem.

4. Quando apropriado e tempo é permitido para ele, o conteúdo total deste documento relatório pode ser focado e priorizado, em questão de poucas horas, mesmo com grandes grupos (100’s).

5. Após um evento, todos esses resultados podem ser disponibilizados para toda uma organização ou comunidade no dia do evento, assim que a conversa pode convidar todos os interessados em execução - agora.

6. E... Resultados como estes podem ser planejadas e implementadas mais rapidamente do que qualquer outro tipo de chamada "intervenção de grandes grupos". É literalmente possível realizar nos dias e semanas que algumas outras abordagens levar meses e anos para fazer.

 

FEIRA/EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS E SERVIÇOS - Apresenta produtos e serviços, novidades literárias, e ferramentas tecnológicas.

 

Espaço para networking dos participantes

 


PROGRAMA HORÁRIO

 

1º dia

12:00 as 19:00

CREDENCIAMENTO

 

2º. dia

3º. dia

4º. dia

5º. dia

08:00 às 19:00

08:00 ÀS 12:00

FEIRA/EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS E SERVIÇOS

08:00 AS 10:00

08:00 AS 10:00

08:00 AS 10:00

08:00 AS 10:00

PLENÁRIA

CREDENCIAMENTO

DESCONFERENCIAS

SALA ABERTA

ESCOLHA PROXIMA SEDE

distribuição

distribuição

 

10:00 às 12:00

PALESTRA DE ABERTURA

DESCONFERENCIAS

DESCONFERENCIAS

PALESTRA DE ENCERRAMENTO

SALA ABERTA

SALA ABERTA

CAFÉ CIENTÍFICO

CAFÉ CIENTÍFICO

DESCONFERENCIAS

SALA ABERTA

14:00 as 19:00

DESCONFERENCIAS

DESCONFERENCIAS

DESCONFERENCIAS

 

SALA ABERTA

SALA ABERTA

SALA ABERTA

CAFÉ CIENTÍFICO

CAFÉ CIENTÍFICO

CAFÉ CIENTÍFICO

A partir das 19:00

LIVRE / PARTE CULTURAL

 

PAVILHÃO

 

FEIRA/EXPOSIÇÃO TECNOLOGIAS E SERVIÇOS

POSTERS

AUDITÓRIO SÃO MARCOS

180

CEV LEIS

SALA ITAPECURU

100

DESCONFERENCIAS

SALA GRAJAÚ

70

DESCONFERENCIAS

SALA MEARIM

70

SALA ABERTA

SALA PINDARÉ

70

SALA ABERTA

SALA BACANGA

60

CAFÉ CIENTÍFICO

SALA MUNIM

50

CAFÉ CIENTÍFICO

OK???? TEMOS UM FORMATO?????

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 21 de Março de 2010 às 13:03.

PROGRAMA HORÁRIO

 

1º dia

12:00 as 19:00

CREDENCIAMENTO

 

2º. dia

3º. dia

4º. dia

5º. dia

08:00 às 19:00

08:00 ÀS 12:00

FEIRA/EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS E SERVIÇOS

08:00 AS 10:00

08:00 AS 10:00

08:00 AS 10:00

08:00 AS 10:00

PLENÁRIA

CREDENCIAMENTO

DESCONFERENCIAS

SALA ABERTA

ESCOLHA PROXIMA SEDE

distribuição

distribuição

 

10:00 às 19:00

PALESTRA DE ABERTURA

DESCONFERENCIAS

DESCONFERENCIAS

PALESTRA DE ENCERRAMENTO

SALA ABERTA

SALA ABERTA

CAFÉ CIENTÍFICO

CAFÉ CIENTÍFICO

DESCONFERENCIAS

SALA ABERTA

A partir das 19:00

LIVRE / PARTE CULTURAL

 

PAVILHÃO

 

FEIRA/EXPOSIÇÃO TECNOLOGIAS E SERVIÇOS

POSTERS

AUDITÓRIO SÃO MARCOS

180

CEV LEIS

SALA ITAPECURU

100

DESCONFERENCIAS

SALA GRAJAÚ

70

DESCONFERENCIAS

SALA MEARIM

70

SALA ABERTA

SALA PINDARÉ

70

SALA ABERTA

SALA BACANGA

60

CAFÉ CIENTÍFICO

SALA MUNIM

50

CAFÉ CIENTÍFICO


Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 21 de Março de 2010 às 13:06.

2º. dia

3º. dia

4º. dia

5º. dia

08:00 às 19:00

08:00 ÀS 12:00

FEIRA/EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS E SERVIÇOS

08:00 AS 10:00

08:00 AS 10:00

08:00 AS 10:00

08:00 AS 10:00

PLENÁRIA

CREDENCIAMENTO

DESCONFERENCIAS

SALA ABERTA

ESCOLHA PROXIMA SEDE

distribuição

distribuição

 

10:00 às 19:00

PALESTRA DE ABERTURA

DESCONFERENCIAS

DESCONFERENCIAS

PALESTRA DE ENCERRAMENTO

SALA ABERTA

SALA ABERTA

CAFÉ CIENTÍFICO

CAFÉ CIENTÍFICO

DESCONFERENCIAS

SALA ABERTA

14:00 as 19:00

DESCONFERENCIAS

DESCONFERENCIAS

DESCONFERENCIAS

 

SALA ABERTA

SALA ABERTA

SALA ABERTA

CAFÉ CIENTÍFICO

CAFÉ CIENTÍFICO

CAFÉ CIENTÍFICO

A partir das 19:00

LIVRE / PARTE CULTURAL

ESQUECI DA TARDE DO 1o. DIA...

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 21 de Março de 2010 às 13:15.

Mudo, a partir de agora, o termo GURU-PRESIDENTE, para GEEK-PRESIDENTE LAÉRCIO

Geek é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma gíria que define pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas com tecnologia ...

A definição de geek mudou consideravelmente ao longo do tempo e já não há um significado definitivo. Os termos nerd, dweeb e dork têm significados semelhantes como geek, mas muitos optam por identificar diferentes conotações entre estes termos, embora as diferenças sejam controversas. Em uma entrevista em 2007 ao Colbert Report, Richard Clarke disse que a diferença entre nerds e geeks é "geeks fazem acontecer." Adeptos da doutrina geek definem o termo como um “técnico, doutor, autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que entende”.

A palavra geek teve seu primeiro registro em 1876, como sinônimo de fool (bobo) e posteriormente passou a designar artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nos mafuás ou nas ruas, em performances bizarras que incluíam arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos (em inglês: bugs). Por analogia, passou-se a designar como computer geek aquele que ganha à vida "comendo" bugs de computador.[3]

A expressão só adquiriu contornos positivos quando a tecnologia ganhou status de poder liberador. Nos anos 1990, o “Jargon File”, um léxico criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu geek como "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores".[4]

Como o Geek é uma nova geração de Nerds, mais descolados, eles podem ser distinguidos de seus antecessores por características singulares. Um Nerd possui inteligência e capacidade mental natos, acima da media. É sociável, mas muito tímidos para popularidade. Um Geek pode ser tão inteligente quanto um Nerd, porem, em alguns casos, essa é uma condição adquirida, pois a paixão pelo conhecimento e a avidez pela aprendizagem fazem com que geeks tornem-se especialistas em suas respectivas áreas tecnológicas. Muitos geeks preferem utilizar seus conhecimentos em benefício próprio, pois, geralmente, são muito populares em seus núcleos sociais e por serem exímios articuladores políticos, dominam muitos assuntos para jamais serem excluídos de uma boa conversa, pois adoram um debate erudito. As características citadas acima podem ser observadas em dois ícones internacionais do mundo dos softwares: Bill Gates e Mark Shuttleworth. Bill Gates, considerado o pai da informática moderna, possui inúmeras características que o estereotipam como um legitimo Nerd, com todas as qualidades e defeitos. Do outro lado Mark Shuttleworth, fundador da Canonical Ltd e considerado o profeta da nova era de programação, um legitimo geek. O nerd social dos tempos atuais.

Características de um Geek

  • Adora computadores e, freqüentemente, são capazes de programá-los;
  • Gosta de jogos de computador e videogames;
  • Gosta de tudo relacionado à alta tecnologia e gadgets;
  • Gosta de história, e também de ficção científica/fantasia em filmes, livros e jogos;
  • São consumidores potenciais de tecnologia e tudo o que for relacionado, e está antenado aos últimos lançamentos;
  • Internauta de carteirinha, passa maior parte do tempo em frente ao computador navegando na internet;
  • Tem sede de conhecimento sobre jogos, e quanto mais conhecimento adquire, mais deseja conhecer.
  • Encontra soluções fáceis para as coisas, por ser uma pessoa que sempre está pensando de forma acelerada;
  • Tem o pensamento a frente das demais pessoas.

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