Conselheiros,  

1. Continuamos torcendo pela chegada de todos os conselheiros aqui na Comunidade;.    

2. Podemos fazer uma cascata: cada um chama dois. Como a comunidade é fechada as solicitações devem ser feitas por emeio para laercio@cev.org.br  

3. É esperado o ressurgimento da arenga entre o CBCE e CONFEF, que parecia estar extinta. Como sabemos todos, em todos os lugares do Brasil ainda resta essa arenga que uma das diretorias do CBCE tomou contra o CONFEF sem consulta aos sócios, e o CONFEF embarcou.

A situação esquentou quando o CONFEF, em vez de enfrentar a situação que seria facilmente debelada, resolveu prestigiar uma entidade particular como se fosse uma sociedade científica, para fazer frente ao problema. Até hoje enfrento constrangimentos por ter, no calor dos debates, chamado a entidade pretensamente científica de "clonégio".  

Agora a Secretaria do CBCE de São Paulo elegeu, com 25 votos, a chapa que tem como o primeiro objetivo oficial:  

• Ação judicial contra cobrança do registro no Conselho Regional de Educação Física nos  concursos públicos para professores (as) promovidos pelas secretarias municipais e/ou em  âmbito estadual;      http://cev.org.br/comunidade/cbce      

4. Continuam avançando as tratativas para a realização do III CONBIDE e XIV Congresso Mundial de Informação e Documentação Esportiva no Brasil. Como a informação permeia a atividade dos Conselheiros, com certeza alguma das apresentações do XIII Congresso, realizado em Camberra em 2009, tem a ver com a área de cada um de nós. É possível assisti-las e ter acesso aos eslaides dos apresentadores.    

http://cev.org.br/eventos/13th-international-association-for-sport-information-world-congress/    

5. Na discussão sobre o uso dos termos "aluno" e "estudante" colei duas informações que têm bastante a ver com nossas propostas sobre modalidades de cursos e educação em geral.   

a) A previsão da IBM sobre sala de aula nos próximos 5 anos   

b) A entrevista do responsável pelo portal Veduca (cursos grátis de Stanford, MIT, Harvard, USP... em português);    

http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte    

7. Alguns conselheiros, como o diligente presidente do Cref 14, Rubens dos Santos Silva, http://cev.org.br/qq/rubensgoias, e o sempre alerta Samuel Avelar http://cev.org.br/qq/samueldeavelar  têm enfrentado as críticas ao Sistema CONFEF/CREF postadas nas comunidades.

Vai aqui o exemplo da Comunidade EF Escolar:   http://cev.org.br/comunidade/ef-escolar/debate/confef-cref/  

8. Continua o alerta para que os Conselheiros acompanhem as comunidades dos estados. Para explicar e para divulgar.  

A iniciativa do CREF São Paulo que virou lei no Rio Grande do Sul virou nota na Comunidade EF no Rio Grande do Sul:  

http://cev.org.br/comunidade/rio-grande-do-sul/debate/concurso-para-proferssor-educacao-fisica-tem-exigir-inscricao-conselho-profissional-rs  

9. O questionamento na Comunidade EF no Maranhão continua aberto:   http://cev.org.br/comunidade/maranhao/debate/professores-outras-materias-ministrando-aulas-ed-fisica  

Laercio

Comentários

Por Margareth Anderáos
em 24 de Maio de 2014 às 13:53.

Laercio

O tempo passa e parece que as pessoas continuam com algumas dificuldades para abrir esse diáolgo que seria muito importante! Me pergunto se a richa se refere de fato ao sistema como um todo ou a algumas pessoas que ocupam cargos de direção dentro do sistema. Conheço pessoas maravilhosas tanto no CBCE quanto no Sistema. Claro que nem todos são maravilhosos nem cá nem lá mas me parece que essa é uma contingência social não?

Por Laercio Elias Pereira
em 24 de Maio de 2014 às 15:28.

Nossa Administradora da Comunidade dos Dirigentes das IESEF, Conselheira e, agradeço muito, grande incentivadora do CEV,

Esta semana, dez anos depois de ter escrito um artigo otimista sobre o futuro da Educação Física na prestigiada Journal of Teaching in Physical Education ("Pay Me Now or Pay Me Later: Ten Years Later and Have We Seen Any Change?") o Prof.Steve Cone, escreveu, no PE4YOU: "Are Physical Educators On the Way to Extinction?"

http://www.pelinks4u.org/articles/cone5_2014.htm

A brincadeira de que a nossa profissão é meio "café-com-leite" (como chamávamos os moleques pequenos que queriam jogar entre os grandes na São Caitanos de antigamente, que tinha campinhos e terrenos vazios naquele tempo), vem agora como assombração. Em profissões de gente grande os profissionais sabem que têm 4 instâncias de associação (aprendi com o cevnauta Jorge Steinhilber):

1) Associação Profissional; 2) Sociedade Científica; 3) Sindicato e 4) Conselho.

Assinei a ata de fundação de quase tudo da EF no século passado. Muitas APEFs, o CBCE e o CONFEF.

Acho que todos os profissionais deveriam estar nas 4 instâncias.

Vejo as disputas que sobraram como arengas da meninada café-com-leite, enquanto a profissão, sem o lastro de instituições sólidas nas quatro instâncias, desliza ladeira abaixo.

Ando com o endereço de inscrição & atualização da anuidade no CBCE decorado:

http://www.cbce.org.br/associe.php

Continuo no trabalho de ajudar a dar alguma sobrevida para a velha Educação Física. A criação do CONFEF-CREF foi um bom trabalho nesse sentido.

   Espero encontrar todos no congresso do CBCE que vai ser em Vitória.

   Laercio

  

 

 

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.