Quando pensam em estádios, atualmente se fala em arenas multi uso, mas e a importância para o meio ambiente? E para o crescimento e desenvolvimento local? Abraço. 05/07/2010 16:46 Comissão discutirá sustentabilidade de estádios da Copa de 2014

A Comissão de Turismo e Desporto realiza audiência pública na quarta-feira (7) para discutir a adoção de medidas ambientalmente sustentáveis nas obras de construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. O debate foi proposto pela presidente da comissão, deputada Professora Raquel Texieira (PSDB-GO).

O governo federal já anunciou que as cidades-sede do próximo mundial terão de apresentar, como requisito obrigatório para o recebimento de recursos do BNDESO Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O banco financia principalmente grandes empreendimentos industriais e de infra-estrutura, mas também investe nas áreas de agricultura, comércio, serviço, micro, pequenas e médias empresas, educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e ambiental e transporte coletivo de massa., a certificação ambiental dos projetos de construção ou reforma das arenas esportivas. Para tanto, os estádios deverão privilegiar o uso de sistemas de aproveitamento de água da chuva, de energia solar e lâmpadas econômicas.

De acordo com o calendário oficial, as obras devem começar neste semestre e os estádios têm de estar prontos até 31 de dezembro de 2012.

Participantes
Foram convidados para o debate:
- o ministro do Esporte, Orlando Silva;
- o diretor do Departamento de Economia e Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, Volney Zanardi;
- o técnico de conservação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da organização não governamental (ONG) WWF Brasil, Ricardo Russo;
- o diretor de mobilização da organização SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani; e
- a representante da Associação Ambiental Governos Locais pela Sustentabilidade, Paula Gabriela Freitas.

A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 5.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.