Notícia abaixo veio do Portal Copa 2014
http://www.copa2014.org.br/noticias/Noticia.aspx?noticia=1331
Fala de Salvador e toca no assunto mobilidade urbana. Fala também da tara da FIFA por estacionamentos.
Lembro que no já malhado projeto do Morumbi para a Copa, Estacionamento também é uma das reclamações da FIFA (já superada). E lá, o projeto ainda conta com Metrô e Trem ligando a estação Morumbi a porta do Estadio (poucos KMs).
A pergunta é: Porque essa tara toda por Estacionamento?
Palestrantes reclamam da Fifa e defendem transporte público
Salvador projeta rede integrada de transporte a ser concluída até 2014
Karlo Dias - Salvador
Discutir a mobilidade urbana de Salvador. Esse foi o objetivo do II Ciclo de debates realizado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (CREA-BA). Com o pensamento na Copa de 2014, representantes da prefeitura e governo se reuniram na tarde de ontem (6/10) com engenheiros e arquitetos para defender a cidade do cidadão.
O Secretário Municipal de Transporte e Infraestrutura (SETIN), Francisco Rocha, apresentou a Rede Integrada de Transporte de Salvador (RIT Salvador), ideia concebida desde 2005 que contempla todo o sistema de transporte da cidade. “Algumas diretrizes do projeto são a cobrança prévia, mudança da frota existente, conforto para pedestres e compatibilidade ambiental”, destaca o secretário.
O RIT é uma rede de corredores integrados de transporte, que abrange 130 km em toda a capital baiana. O objetivo do projeto é resolver os graves problemas do trânsito e do transporte público da cidade. “Estamos lutando há 10 anos para implantar o metrô em Salvador. O sistema de transporte deve ser modificado, pois está sucumbindo”, alerta Joseval Tibúrcio, Coordenador do Movimento de Defesa do Metrô de Salvador.
Exigências da Fifa
Inúmeros palestrantes reclamaram sobre a aceitação das exigências da Fifa para a realização da Copa 2014. A grande quantidade de vagas para estacionamento foi uma das cobranças da entidade máxima do futebol. De acordo com Cauiby Menezes, representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (SEDUR), “se tivermos um sistema de transporte eficiente, não serão necessárias tantas vagas de estacionamento (cerca de 4 mil)".
Segundo o arquiteto Paulo Ormindo de Azevedo, o Brasil aceita muito fácil as exigências da Fifa. “Vai na contramão das políticas públicas que estão em vigor na Europa. Os estacionamentos vão acabar virando elefantes brancos”, fala. E questiona: “Por que não se investe no transporte coletivo?”
Assim como o I Ciclo de Palestras promovido pelo CREA no início de setembro, o evento de hoje produzirá um relatório com as sugestões apresentadas pelo grupo. O documento será enviado aos governos estradual e municipal como uma contribuição da entidade na preparação para a Copa.
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