A PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE NO CAPPIC/UFRN

A Pedagogia Vivencial Humanescente está muito presente nas ações do Centro de Atenção e Pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares - CAPPIC/UFRN.

No próximo dia 31/05, durante a realização do I Seminário Regional de Atendimento Educacional Hospitalar, a coordenadora da linha de pesquisa Integralidade e Transdisciplinaridade em Saúde e do CAPPIC/UFRN, Profª. Drª. Ana Tânia Lopes Sampaio ministrará uma Oficina sobre a Pedagogia Vivencial Humanescente no Contexto da Educação Hospitalar.

O Cuidado Humanescente é uma perspectiva fundamental presente na  Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC) no Sistema Único de Saúde do RN. Duas grandes categorias de PICs foram criadas para poder abrigar inovações transdisciplinares que estão sendo desenvolvidas para a área das PICs:

Práticas Corporais Transdisciplinares:

Abordagens metodológicas que se utilizam da multirreferencialidade de saberes científicos sobre o corpo para produzir movimentos de forma ativa ou passiva com objetivo de harmonizar processos energéticos na estrutura corporal e transcorporal do ser humano, agregando valores éticos, estéticos e espirituais.

Vivências Lúdicas Integrativas:

Abordagens metodológicas que propiciam diferentes modos de sentir o fluir das emoções de alegria em contextos socioculturais específicos do adoecimento humano, buscando corporalizar o princípio de integralidade da vida.

 

Comentários

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 26 de Maio de 2012 às 00:01.

 


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