O CAPPIC - Centro de Atenção e Pesquisa em Práticas Integrativas Complementares - da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, surge a partir de parcerias entre o Departamento de Saúde Coletiva, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Departamento de Farmácia e a Escola de Enfermagem, compondo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública – SESAP-RN, através da Coordenadoria de Promoção de Saúde, mais especificamente, o Grupo Estadual das PICs.
O objetivo desse Centro de Atenção é ser um espaço que sirva de referência para atendimentos de usuários do SUS assim como campo de estágio para alunos de graduação e pós-graduação em saúde, alunos do Curso Técnico em Práticas Integrativas e Complementares da Escola de Enfermagem da UFRN.
O CAPPIC/UFRN está funcionando na Unidade Familiar e Comunitária de Saúde, vinculada ao Centro de Ciências da Saúde bem como ao Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL.
O Centro servirá não só para prestar assistência gratuita aos usuários do SUS que desejam receber atendimento em práticas integrativas complementares, e que sejam referenciados, pelos diversos profissionais da rede municipal de saúde, como também pelos profissionais do HUOL.
Além disso, CAPPIC/UFRN representará um campo para Pesquisa Interdisciplinar e Transdisciplinar em Práticas Integrativas e Complementares no estado do RN, enquanto espaço vivencial humanescente para a pós-graduação da UFRN na área de saúde e áreas afins, recebendo apoio da UNIFESP para projetos inovadores.
A Linha de Pesquisa Integralidade e Transdisciplinaridade em Saúde, coordenada pela Profª. Drª. Ana Tânia Lopes Sampaio está constituindo o grupo responsável por essas ações de pesquisa, ensino e extensão em Práticas Integrativas e Complementares - PIC com docentes, pesquisadores, colaboradores, estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais do SUS, a partir da tríade ensino-serviço-comunidade.
(Texto extraído e ampliado do post de Shirley Monteiro publicado na Rede Humaniza SUS) http://www.redehumanizasus.net/12840-convite-apresentacao-do-cappic )
Comentários
Por
Katia Brandão Cavalcanti
em 25 de Maio de 2012 às 23:50.
AS CORES DO CAPPIC/UFRN:
Pesquisadores que começam a integrar o CAPPIC/UFRN
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.