CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES PARA A EDUCAÇÃO DO PRESENTE

Fortaleza, 21 a 24 de setembro de 2010

A estrutura de conteúdos da Conferência está organizada ao redor dos Setes Saberes para uma Educação do Futuro, de autoria de Edgar Morin, articulando-se ao redor dos seguintes blocos temáticos: 1) As cegueiras do conhecimento; 2) Os princípios do conhecimento pertinente; 3) Ensinar a condição humana; 4) Ensinar a identidade terrena; 5) Enfrentar as incertezas; 6) Ensinar a compreensão; 7) A ética do gênero humano.

Além desses temas, serão desenvolvidos mais outros dois círculos temáticos, considerados urgentes e necessários: 8) Perspectivas universitárias a partir dos sete saberes: experiências, reflexões e propostas; 9) Propostas educacionais inovadoras e criativas: dificuldades e facilidades na sua implementação.

Círculos de Diálogos. Cada um dos saberes dará origem a um Círculo de Diálogo, com duração prevista de 2 h e 30 minutos cada. Cada círculo de diálogo será coordenado por um especialista na área e contará também com dois debatedores de notório saber em relação a esta temática. Cada círculo deverá produzir um documento de recomendações a respeito do conteúdo temático trabalhado. Para tanto, almeja-se também que este evento inaugure um processo com novas possibilidades de participação, de reflexão, de intercâmbio de experiências, de formalização de projetos e desenvolvimento de pesquisas, ou seja, ações que impliquem compromissos de caráter político-institucional por parte de entidades nacionais e internacionais;

Após a Conferência, várias atividades serão desenvolvidas voltadas para a consolidação do documento com propostas e recomendações extraídas dos diversos Círculos de Diálogos e para o desenvolvimento de projetos relacionados a esta temática. Pretende-se, com isto, instaurar e garantir um diálogo permanente com a sociedade, em torno desta temática.

Posteriormente, será feito o encaminhamento das recomendações propostas às instituições nacionais e internacionais, para as devidas providências. Pretende-se, também, comprometer diferentes instituições para captação de recursos e financiamentos de futuros projetos inovadores e de atividades relacionadas à temática trabalhada, em especial, àqueles voltados para a formação docente, a produção de materiais, entre outras atividades.

(Informações extraídas do documento elaborado por Maria Cândida Moraes – UCB/DF/Brasil e Juan Miguel Batalloso Navas – IPF/Espanha)

Comentários

Por Leonardo Peixoto Arêas da Silva
em 5 de Abril de 2010 às 15:44.

Olá, Sra. Kátia!

Meu nome é Leonardo da Silva e sou professor de Educação Física na Secreataria de Estado de Educação do Distrito Federal e me interessei por esta Conferência Internacional sobre os setes saberes para educação do presente. Tenho algumas dúvidas e gostaria de saber como faço para obter maiores informações?

Atenciosamente,

Leonardo da Silva

Por Gracilene Maria Daniel de Souza
em 5 de Abril de 2010 às 16:42.

Oi Katia,

Como participar dessa conferência? Se possível, gostaria de mais informações, caso você tenha. Por favor e obrigada!

Calorosamente,

Gracilene

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 5 de Abril de 2010 às 21:43.

Leonardo e Gracilene, Em breve teremos o site da Conferência da Unesco com a programação completa, outras informações e espaço para o diálogo. Podemos destacar que entre os conferencistas convidados teremos Edgar Morin, Gaston Pineau, Humberto Maturana, Maria Cândida Moraes, Ubiratan D’Ambrósio, Leonardo Boff, Carlos Rodrigues Brandão, entre outros. Estamos participando na condição de coordenadora de um bloco temático que se refere ao saber "ensinar a condição humana". Além dos sete blocos temáticos que correspondem aos sete saberes da obra de Edgar Morin, foram criados mais dois blocos: 8) Perspectivas universitárias a partir dos sete saberes: experiências, reflexões e propostas; 9) Propostas educacionais inovadoras e criativas: dificuldades e facilidades na sua implementação. Utilizaremos o espaço do CEV e da UNIFREIRE para divulgar a programação do evento e outras informações pertinentes.

Por Sheila Franca de Castro
em 7 de Abril de 2010 às 13:15.

Interessada na conferência  aguardo a construção do site para participar

Por Antônio Sales Rios Neto
em 26 de Maio de 2010 às 09:38.

Olá, Katia.

Tomei conhecimento da conferência a ser realizada em Fortaleza e gostaria de contribuir com a disseminação desse importante evento por meio da rede social (Escola da Complexidade - http://complexidade.ning.com/) que coordeno, a qual reúne mais de 400 profissionais cuja atuação está relacionada ao que será abordado nessa conferência.

Abraço,

Antônio Sales

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 3 de Junho de 2010 às 17:27.

Informações sobre a Conferência Internacional dos Sete Saberes: http://www.uece.br/setesaberes/

Por Gracilene Maria Daniel de Souza
em 4 de Junho de 2010 às 08:24.

Bom dia e obrigada Katia.

Você sempre precisa e atenciosa. Obrigada por existir! Fiz minha inscrição.

Estou indo hoje para São Paulo, para uma atividade do DEPAC- Departamento de Pesquisa Científica da BSGI, retornando amanhã na madrugada. Porque estou dizendo isto? Porque ainda não deu tempo de tecer comentários sobre o Lazer em Debates. Maravilhoso evento, que ao recordar de algumas passagens, pego-me as gargalhadas. No domingo pretendo começar a escrever tudo o que vi e senti.

Bjcs e um caloroso abraço,

Gracilene

Por Gracilene Maria Daniel de Souza
em 4 de Junho de 2010 às 08:41.

Não é justificativa...

Mas é que tive que organizar um bocado de coisas pendentes, tipo, trabalhos do curso on-line que estou fazendo: Saúde e Qualidade de Vida pela Escola de Governo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Todos os dias tem algo para fazer...

Ei, quando falei sobre a Universidade da Corporeidade Katia Brandão Cavalcanti, é verdade, aprendo muito com você. Mas foi uma idéia que veio na minha cabeça. Que tal uma Universidade da Corporeidade? Eu serei a primeira a fazer a matricula. E lhe digo que vai bombar...

Pense na idéia...

Por Gracilene Maria Daniel de Souza
em 4 de Junho de 2010 às 08:53.

Território e territorialidade, tenho refletido sobre isso...

A sua palestra de abertura se resumiu no momento em que aquele rapaz da organização do evento pegou sua bolsa e levou la para dentro, e você quis gritar por "suas coisas", quando a impressão que passou foi: "pronto, estou perdida", como se toda sua vida estivesse ali, dentro daquela bolsa. Momentaneamente você se desligou e logo se situou onde estava... foi cômico o seu rostinho, que parecia uma criança quando alguém pegava o seu brinquedinho. Veja, nada programado mas maravilhoso... arrancou gargalhadas da platéia e você descontraiu um pouco da tensão, pois um palestrante, por mais que se prepare, principalmente quando a pessoa é extremamente responsável como você é, com a preocupação de alcançar o raciocínio das pessoas, para que elas compreendam o que realmente quer passar, fica um pouco tenso. Adorei... e sem comentários o conteúdo da palestra. Li e vou ler novamente até compreender tudo...

Mas quando lembro da cena não me contenho em gargalhar...

Você realmente é maravilhosa...


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.