Existem muitas concepções filosóficas de corporeidade que podem ser discutidas nesse espaço. Também, podemos compreender como um espaço para apresentar as nossas reflexões de uma forma mais livre...Filosofar ou não filosofar? Com poesia ou sem poesia? Precisamos deixar voar a nossa imaginação!

Comentários

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 23 de Julho de 2009 às 15:13.

Corporeidade e Filosofia: Muitos caminhos a seguir...

Quando Fritjof Capra na epígrafe do primeiro capítulo do seu livro "O Tao da Física" pergunta se a Física Moderna é um caminho com um coração, leva-nos a refletir sobre a importância desses caminhos que surgem na nossa vida...Trazemos um pequeno trecho citado do Carlos Castañeda para meditarmos sobre práticas corporais que podem se constituir num caminho com um coração.

"Olhe cada caminho com cuidado e atenção. Tente-o tantas vezes quantas julgar necessárias... Então, faça a si mesmo e apenas a si mesmo uma pergunta: Possui esse caminho um coração? Em caso afirmativo, o caminho é bom. Caso contrário, esse caminho não possui importância alguma".

Questão para a nossa reflexão: Como profissionais que lidam com a vida, com o humano, com a sua corporeidade, estamos propiciando caminhos com um coração? Estamos procurando encontrar caminhos em que pulse um coração?

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 3 de Agosto de 2009 às 12:54.

O CORPO NA HISTÓRIA DA ARTE

Ministrado pelo Professor Dr. Jorge Coli (UNICAMP)

21 e 22 de Agosto de 2009

O PROFESSOR

Graduado em História da Arte e Arqueologia pela Universite D’Aix-Marseille I (Universite de Provence, 1973); Mestre em História da Arte e Arqueologia pela Universite D’Aix-Marseille I (Universite de Provence, 1974) e Doutor em Filosofia (Estética) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Foi professor convidado nas Universidades de Paris I (França, 1996), Osaka (Japão, 1998), Princeton (EUA, 1999 - 2000), Paris I Panthéon - Sorbonne (2007); coordenador de área da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; membro da Association des Historiens de l’Art Contemporain; membro da Associação de Intercâmbio Cultural Italo-Brasileira; membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e membro da Associação Internacional de Críticos de Arte. 

 Ganhador do Grande Prêmio Capes "Florestan Fernandes" (2006): orientador para o conjunto das grandes áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Lingüística, Letras e Artes. Prêmio Capes: orientador na área de História (2006). Prêmio de reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz", 2006, outorgado pela UNICAMP.

Algumas publicações:

Música Final. Campinas: Ed. UNICAMP, 1998;

Como estudar a arte brasileira do século XIX?. São Paulo: Ed. SENAC, 2006;

 A paixão segundo a ópera. São Paulo: Perspectiva, 2003.

 Ponto de Fuga. São Paulo: Perspectiva, 2004.

 L’Atelier de Courbet. Paris: Hazar, 2007.  Além de ensaios e estudos em revistas e obras coletivas.

O CURSO

O curso oferecerá uma trajetória que parte da antiguidade greco-romana. Propondo o estudo de metamorfoses como, do corpo pagão ao corpo cristão, da sacralidade ao erotismo, da forma clássica às deformações modernas, o corpo como portador de uma constante artística crucial. 

SERVIÇO

Curso de História da Arte: O CORPO NA HISTÓRIA DA ARTE

Ministrado pelo Professor Drº Jorge Coli (UNICAMP)

Local: Auditório do Instituto Ricardo Brennand

Datas: 21 e 22 Agosto de 2009

Hora: das 10h às 12h e 14h às 17h.

Investimento: R$100,00

Inscrições: Mediante depósito  bancário identificado na conta Bradesco Ag. 0289-5. C/c 120.264-2 (Favorecido: Instituto Ricardo Brennand)*

VAGAS LIMITADAS

Maiores informações pelo 2121-0354 (Falar com Simone Luizines)

*OBSERVAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES

- As inscrições só serão validadas mediante o envio do comprovante de depósito, juntamente com nome, e-mail e telefones do inscrito, pelo fax 2121-0368 ou digitalizado pelo e-mail: cursos.projetos@institutoricardobrennand.org.br  até 10 de Julho de 2009.

 - As inscrições validadas serão confirmadas via e-mail até 02 dias após envio do comprovante de depósito. Os candidatos que não receberem a confirmação até o prazo estabelecido deverão entrar em contato pelo telefone 2121-0354 (Falar com Simone Luizines) para informar o ocorrido.

 - Não nos responsabilizaremos por inscrições não confirmadas que não tenham sido reclamadas pelo candidato.

 - Não aceitaremos reclamações sobre inscrições não confirmadas no dia do curso.

 - O Instituto se reserva o direito de não oferecer o curso, se não for preenchido o mínimo de 50 vagas.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.