Cabe abrir uma discussão específica sobre a obra de Merleau-Ponty e a corporeidade. Para muitos estudiosos no Brasil, a fenomenologia de Merleau-Ponty foi a porta de entrada para os estudos da corporeidade.

Comentários

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 20 de Julho de 2009 às 07:01.

Peço desculpas pelo erro no nome de Merleau-Ponty. Parece que o sistema interpretou assim a nova regra do hífen. Vou tentar corrigir com o admnistrador, uma vez que não há como editar para corrigir.

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 23 de Julho de 2009 às 14:17.

Corpo Humano - Descartes.

Assim escreveu Merleau-Ponty:

"A ideia cartesiana do corpo humano enquanto humano não encerrado. aberto enquanto governado pelo pensamento, é, talvez, a mais profunda ideia da união da alma com o corpo. É a alma intervindo num corpo que não pertence ao em si (se fosse em si, seria fechado como um corpo animal), que só pode ser corpo e vivente - humano concluindo-se numa visão de si que é pensamento". Merleau-Ponty na obra "O visível e o invisível".

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 23 de Julho de 2009 às 15:26.

Um interesse específico para quem está utilizando o Jogo de Areia em abordagens educacionais ou na pesquisa, refere-se à tatilidade. Assim, aproveitando a oportunidade da abertura da discussão sobre Corporeidade e Merleau-Ponty, os conceitos de percepção tátil, experiência tátil, campo tátil, dado tátil poderiam ser tomados como temática para a nossa reflexão, especialmente com base na vivência tátil de cada um.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.