Muitas são as lentes para investigar a corporeidade. Preferimos adotar a perspectiva neurofenomenológica de Francisco Varela e de outros estudiosos das neurociências. No nosso entendimento, compreender as conexões entre o consciente e o inconsciente permitirá avançar na interpretação do fenômeno da corporeidade como campo energético, pulsional. Na nova tradução das obras de Freud, diretamente do alemão, incluindo todas as notas e comentários, é possível perceber claramente a preocupação de Freud com o eu corporal e com o campo energético das pulsões, inclusive apontando questões para desdobramentos de pesquisa. Para aprofundar o estudo da corporeidade por dentro da Psicanálise, elegemos o lúdico como o nosso eixo estruturante e estamos priorizando as nossas reflexões com Melanie Klein e Donald Winnicott, além de aliarmos a perspectiva psicanalítica junguiana. Entendemos corporeidade como uma realidade transcorporal, que transcende os limites da materialidade do corpo como uma expressão de vida. Não sendo, portanto, uma particularidade do humano. A teoria autopoiética de Maturana e Varela nos anima a pesquisar nessa direção. Estamos investindo para identificar processos específicos que caracterizam o movimento de autoprodução desse campo energético, pulsional que denominamos de corporeidade. Os desafios do “mundo inconsciente” para os estudos da corporeidade são fascinantes!

 

 

 

 

 

Comentários

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 31 de Julho de 2009 às 09:04.

Sobre as traduções das obras de Freud.  Bruno Bettelheim em Freud e a Alma Humana.

 

“As traduções inglesas das obras de Freud são seriamente defeituosas em importantes aspectos e têm levado à formulação de conclusões errôneas, não só a respeito do homem Freud, mas também no que se refere à psicanálise”.

 

“Em seu trabalho e em seus escritos, Freud falou com frequência da alma – de sua estrutura, de seu desenvolvimento e atributos, do modo como se revela em tudo o que fazemos e sonhamos. Lamentavelmente, ninguém que o leia em inglês pode imaginar isso, porquanto quase todas as suas inúmeras referências à alma e a questões pertinentes à alma foram suprimidas nas traduções”.

 

“Esse fato, combinado com a tradução errônea ou inadequada de muitos dos mais importantes conceitos originais da psicanálise, faz com que os apelos diretos e sempre profundamente pessoais de Freud à nossa humanidade comum se apresentem aos leitores de inglês como enunciados abstratos, despersonalizados, altamente teóricos, eruditos e mecanizados – em suma, ‘científicos’ – sobre o estranho e muito complexo funcionamento da nossa mente”.

 

*Por exemplo, a palavra Trieb, ora traduzida como pulsão ora como instinto na obra de Freud provoca inúmeras dificuldades para estabelecermos conexões adequadas entre Corpo, Corporeidade e Psicanálise. Sugerimos a leitura dos três volumes lançados pela Editora Imago que tem a coordenação da tradução de Luiz Alberto Hanns, cujo o título é Escritos sobre a Psicologia do Inconsciente.

 

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 20 de Setembro de 2009 às 13:36.

FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

O Curso de Teoria e Prática Psicanalítica oferecido pela Associação Psicanalítica Neofreudiana do Brasil tem a duração de três anos. Apresenta como proposta transmitir a Teoria e a Prática de Freud e dos Pós-freudianos, tanto da Escola Inglesa como da Escola Francesa de Psicanálise, respaldada no fato de ser uma Escola de Psicanálise que se preocupa em oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer o que existe de construções teóricas e desenvolvimentos práticos dos principais teóricos da Psicanálise.

 

 

QUEM PODE FAZER O CURSO

 

Quem desejar adentrar no conhecimento teórico e clínico dos principais Psicanalistas e Teóricos representantes da Psicanálise.

Quem desejar conhecer acerca da complexa subjetividade humana que escapa as possibilidades de apreensão por parte do eu, e, que provoca ressonâncias no universo relacional das pessoas, nas suas escolhas, nas suas decisões e na dinâmica da vida como um todo.

A pessoa que desejar fazer o Curso de Teoria e Prática Psicanalítica deve ser portadora de curso de graduação em qualquer área do conhecimento ou estar matriculada numa Instituição de Ensino Superior a partir do 2º ano.

 

 

DIA, LOCAL E HORA DO CURSO.

 

O encontro é mensal, e, para a nova turma será sempre no último sábado de cada mês. Atualmente, no Hotel Maine, bairro de Lagoa Nova, Natal – RN, das 9 às 17 horas, com intervalo para o almoço e coffee break em breves intervalos pela manhã e à tarde.

Início: 31 de outubro de 2009.

 

 

http://www.apnb.com.br

contato@apnb.com.br


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.