A Galáxia dos Sete Saberes Transdisciplinares para a Educação é uma metáfora que está sendo desenvolvida pela Base de Pesquisa Corporeidade e Educação – BACOR/UFRN com o objetivo de traduzir a religação desses saberes concebidos por Edgar Morin. Utilizando as ferramentas do pensamento ecossistêmico apresentadas por Cândida Moraes, delineamos um sistema epistemológico como o nosso sistema planetário que integra uma galáxia do tipo espiral.  Ao centro temos um sol representado pela “condição humana”. A sua volta, giram os demais saberes: “cognoscência”, “conhecimento pertinente”, “identidade terrena”, “incertezas”, “compreensão”, “ética”. Como corpos planetários, esses saberes giram em torno do seu próprio eixo e também realizam um movimento de translação em torno da estrela da “condição humana”. A este movimento elíptico de cada saber específico está associado um processo de metamorfose tal como as fases de desenvolvimento de uma borboleta.   Para cada saber específico, identificamos um processo autoecopoiético capaz de propiciar a construção e a vivência daquele saber. Assim, a nossa estrela central emana energia luminosa da autoeco-humanescencialidade para os demais corpos luminescentes que compõem o sistema epistemológico dos Sete Saberes Transdisciplinares para a Educação.

Comentários

Por Luiz Roberto Nuñes Padilla
em 27 de Julho de 2010 às 17:39.

Muito interessante a proposta

"Galáxia dos Sete Saberes Transdisciplinares para a Educação "

Lembra-ma a máxima de Millor:

"Especialização consiste em saber cada vez mais,

sobre cada vez menos...

Saber cada vez mais, sobre cada vez menos...

Cada vez mais, sobre cada vez menos...

Até saber tudo sobre o nada..."

Os melhores enfoques que tenho encontrado são multidisciplinares...

Sabedoria, aprendi com um grande mestre japonês,  consiste em ultrapassar o conhecimento e atingir a simplicidade:

Referia-se a essa elevada capacidade como a qualidade de SHIBUMI:

http://www.padilla.adv.br/evoluir/shibumi/

Desenvolvida pela Base de Pesquisa Corporeidade e Educação – BACOR/UFRN com o objetivo de traduzir a religação desses saberes concebidos por Edgar Morin. Utilizando as ferramentas do pensamento ecossistêmico apresentadas por Cândida Moraes, delineamos um sistema epistemológico como o nosso sistema planetário que integra uma galáxia do tipo espiral.  Ao centro temos um sol representado pela “condição humana”.

A sua volta, giram os demais saberes: “cognoscência”, “conhecimento pertinente”, “identidade terrena”, “incertezas”, “compreensão”, “ética”. Como corpos planetários, esses saberes giram em torno do seu próprio eixo e também realizam um movimento de translação em torno da estrela da “condição humana”. A este movimento elíptico de cada saber específico está associado um processo de metamorfose tal como as fases de desenvolvimento de uma borboleta.   Para cada saber específico, identificamos um processo autoecopoiético capaz de propiciar a construção e a vivência daquele saber. Assim, a nossa estrela central emana energia luminosa da autoeco-humanescencialidade para os demais corpos luminescentes que compõem o sistema epistemológico dos Sete Saberes Transdisciplinares para a Educação.


      Se você não sabe para onde está indo,
é melhor ir para outro lugar.
( Yogi Berra ) 





Por Katia Brandão Cavalcanti
em 27 de Julho de 2010 às 20:56.

Luiz Roberto,

Visitei o seu site e vi coisas muito interessantes... Acredito que há pessoas caminhando na mesma direção, buscando outras relações com o Universo. Tenho esperança que possamos trazer novas propostas educacionais para à Educação Física das crianças. Acredito que é possível construir vivências pedagógicas que possibilitem o sentir-pensar da complexidade da vida, mas sobretudo de sua beleza...


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