IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA:

Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar



Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar é o tema proposto para o IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA. Quer-se mediante essa iniciativa fazer avançar as discussões e a produção de estudos que contemplem as várias instâncias de expressão (auto)biográfica e que constituem hoje, sem dúvida, um território de investimentos cognitivos no qual viver, conhecer e formar-se ganham novas dimensões ao se organizarem em relatos - objetos de investigação. Os encontros do CIPA vêm se consagrando pela sua contribuição à pesquisa em diversas áreas - notadamente a da formação - que buscam conhecer, explicitar e construir práticas (auto)biográficas mediante o intercâmbio entre pesquisadores de todo o país e de outras localidades

O IV CIPA prolonga a aventura (auto)biográfica, iniciada no primeiro encontro (Porto Alegre, 2004), e preserva o interesse pelos processos de construção dos sujeitos (individual e coletivamente), traduzido por diversas modalidades de invenções de si, na perspectiva do segundo congresso (Salvador, 2006). Formação, territórios e saberes, tal como se propôs no terceiro evento (Natal, 2008), constituiu-se em diretriz das análises acerca das formas de conhecimento possibilitadas pelas iniciativas (auto)biográficas. O CIPA de2010 (São Paulo) tem como horizonte potencializar, simultaneamente, o exame do lugar instituído pelos estudos e perspectivas (auto)biográficas e pelo espaço de produção subjetivo e intelectual dos atos (auto)biográficos. Concebidas em suas dimensões sócio-histórico-psicológicas e estéticas, as artes do viver, conhecer e formar guiarão, portanto, o desenvolvimento dos estudos e trocas do IV CIPA.

EIXOS TEMÁTICOS

I. Modos de subjetivação: a invenção de si e a construção de identidades/representações

O tema abriga estudos acerca dos processos e da lógica de construção das subjetividades, identidades e representações. Busca discutir as formas contemporâneas de invenção de si enquanto elaboração original dos sujeitos frentes às injunções sócio-históricas.


II. O espaço (auto)biográfico: a vida como obra de arte (literatura, imagens, artes)

O tema inclui reflexões e análises que explicitem as possibilidades da literatura, das artes e das imagens nos processos de invenção e expressão dos sujeitos. Nessa perspectiva, entende-se a configuração de múltiplos espaços (auto)biográficos que permitem aos sujeitos produzirem suas vidas como obras de arte.


III. Práticas de formação e pesquisas (auto)biográficas

Incluem-se, nesse caso, estudos acerca de práticas educativas em perspectivas (auto)biográficas e análises/investigações que, em ciências humanas, se valem do recurso à história dos sujeitos (biografias e autobiografias).


IV. Memória, dimensões sócio-históricas e espaços (auto)biográficos

O tema busca reunir contribuições que articulem memória e (auto)biografia e que contemplem a análise de suas dimensões sócio-históricas. Incluem-se, também, aqui os estudos acerca das modalidades de produção e resistência das memórias individuais e coletivas.


V. Gênero, geração, infância e família: perspectivas (auto)biográficas

Aqui se integram estudos que, em perspectivas (auto)biográficas, analisam dimensões de gênero, geração, infância e família ou tomam aspectos dos mesmos para investigá-los mediante o recurso à história dos sujeitos.


VI. Corpos, saúde e cuidados de si: narrativas e (auto)formação

Abrigam-se, neste eixo, análises acerca das dimensões física (corpo e saúde) da vida dos sujeitos em suas diferentes fases. Incluem-se aqui estudos acerca de práticas formadoras e de conhecimento (auto)biográfico que articulam corpo, saúde e cuidados de si.  

MODALIDADES DE TRABALHO


Comunicações: devem apresentar resultados de pesquisas concluídas.

Pôsteres: podem conter resultados de pesquisas em andamento ou concluídas.

Relatos de experiência de formação: devem apresentar narrativas de trabalhos de formação em andamento ou concluídos.  

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

 

 

a) As propostas de trabalho serão enviadas sob a forma de resumos expandidos. Os textos completos somente deverão ser remetidos após a aprovação dos respectivos resumos.

 

b) Cada autor só poderá apresentar até 1 (uma) proposta de trabalho, para o conjunto das modalidades, seja individualmente ou em coautoria;

 

c) Trabalhos em coautoria devem possuir o número máximo de 5 (cinco) autores, em qualquer das modalidades;

 

d) Alunos de graduação só podem ser autores principais de propostas para a modalidade "Pôster".

 

Formato do resumo

 

Texto sem parágrafos, com um mínimo de 400 e máximo de 500 palavras. A proposta deve apresentar, de forma clara, os objetivos, os referenciais teórico-metodológicos (incluindo as fontes utilizadas) e os resultados do trabalho. Vale lembrar que o resumo não deve incluir transcrições de texto, notas de rodapé e referências bibliográficas.

 

Formato do texto completo

 

Os autores dos trabalhos, cujos resumos forem aceitos, deverão encaminhar o texto completo até o dia 30 de abril de 2010, com as seguintes características: título em maiúsculas e negrito, seguido do(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), identificação institucional (Universidade ou instituição de ensino e/ou pesquisa), e-mail do(s) autor(es), três palavras-chave, mínimo de 4.000 e máximo de 5.000 palavras, em forma de artigo, com os objetivos, a metodologia, a problemática anunciada devidamente desenvolvida, os resultados da pesquisa e as referências bibliográficas. O texto deve ser digitado em formato A4, margens 2,5 cm, fonte Times New Roman, letra tamanho 12, espaço simples, justificado em ambas as margens. As citações a partir de 4 linhas devem conter espaço simples, recuo à esquerda de 4 centímetros e fonte 11, sem aspas. As notas devem estar no final do texto. Os autores devem observar as normas ABNT em vigor quanto às referências bibliográficas.

 

 

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS: ATÉ O DIA 22/02 COM O RESUMO

PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO APÓS A ANÁLISE DO TRABALHO

INFORMAÇÕES: http://www.ivcipa.fe.usp.br

Comentários

Por Gracilene Maria Daniel de Souza
em 22 de Fevereiro de 2010 às 12:23.

Oi Katia, obrigada por existir! Parabéns pela iniciativa de tudo que você cria, sou fã de carteirinha, sabe disso...

Enviei um resumo para esse congresso, mais errei bastante na submissão, enfim foi... vou enviar para você o resumo que elaborei nesses dias, mesmo sabendo que você já sabe, pois sei que sabe de tudo...

Este memorial descritivo, apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Especialização em Corpo e Cultura de Movimento, sob a orientação da Profª Drª PhD Katia Brandão Cavalcanti, relata-se a experiência de testemunhar da própria participação no processo da vida com a vida privada, trazendo ao lume situações familiares, sociais, acadêmico-pedagógica, intelectual e religiosa. Situa minha caminhada relativa às experiências de vida, descrevendo, analisando e criticando acontecimentos sobre essa trajetória, implicadas na constituição da minha identidade como pessoa, professora de educação física, técnica de voleibol, articuladora de qualidade de vida,  responsável pela minha felicidade e de um grupo de pessoas das quais temos um programa de aprendizado juntos e uma ligação eterna. Objetiva-se com esse relato, promover a discussão em torno do memorial enquanto contribuição para reflexões, por levantar inúmeras possibilidades temáticas sobre questões sociais cotidianas ligadas à vida privada e a educação. Recorreu-se, para isso, a referenciais teórico-metodológicos que tratam da corporeidade, da ciência, da neurociência, filosofia, logosofia, memórias e narrativas (auto)biográficas, tendo como material empírico à vida social, escolar e religiosa de cada participante da especialização como visão holografica, onde na parte vê o todo e no todo vê as partes. Com essa iniciativa metodologica, visualizou-se uma cartografia da educação norteriograndense das últimas décadas. Na introdução localizo a relação familiar para compreensão da escrita de si, onde tudo começou, nessa existência. Na seqüência, a identidade acadêmica/profissional e formação do Ser que sou; relembro o circuito do meu acesso à educação formal destacando a minha formação acadêmica com a pós-graduação. Apresento matrizes das experiências formativas implicados no movimento de desconstrução, construção, reconstrução, desconstrução e... at infinitum do caos para uma nova ordem no processo de minha revolução humana; da identidade profissional ao projeto de pesquisa em andamento, onde o objeto de pesquisa, ‘a construção do sentimento de amor à vida’, por pensar serem os ‘sentimentos negativos’ estagnados em determinadas partes do nosso corpo, pelo próprio apego aos mesmos, causador de todos os problemas da humanidade. Ser testemunha da própria participação no processo da vida com a vida privada, associada com práticas de meditação, observando o eu no outro e o processo do movimento do próprio pensamento é a idéia da testemunha e do participante ao mesmo tempo. Com o corpo físico, a roupa que veste nessa existência ‘ser o próprio laboratório’ é o diferencial no método que será adotado da pesquisa, visando desenvolver um programa de reflexão e prática centrada no ser humano vivo, criativo, que valoriza o corpo na totalidade das relações consigo mesmo, com os outros e com a natureza, na perspectiva de busca de sua identidade e da construção do sentimento de amor à vida com uma ‘educação interiormente direcionada’ para o despertar espontaneo da energia biológica, energizando o cérebro com uma força total, carregando consigo qualidades femininas, na intenção de uma paz duradoura para toda humanidade ser o x da questão cosmológica, penso... ser o caminho.

 

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