A Base de Pesquisa Corporeidade e Educação - BACOR/UFRN está organizando um livro com o tema O ESPORTE E OS SETE SABERES, cujo objetivo é divulgar projetos educativos que abordem de forma transdisciplinar "sentipensar os sete saberes nas vivências esportivas". Estamos adotando a orientação da Carta de Fortaleza, "Por uma educação transformadora: os sete saberes para a educação do presente”, aprovada na plenária da Conferência Internacional dos Sete Saberes, em 24 de setembro de 2010.
A data limite para recebimento das contribuições é 15 de março de 2011. Os interessados poderão entrar em contato com a professora Katia Brandão Cavalcanti pelo CEV para mais informações.
Comentários
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Aretuza Mattos
em 21 de Novembro de 2010 às 23:44.
Olá Kátia interessada desde a faculdade por temas relacionados com a corporeidade, quando era aluna do Professor J.B.Freire, hj pesquisosobre a percepção de corporeidade em professores de educação física, projeto de mestrado da linha de educação e complexidade, muito me interessa esse tema ainda mais estando ligado à teoria da complexidade, gostaria de saber mais informação sobre a participação no livro. Grata Prof. Aretuza Suzay Mattos
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Katia Brandão Cavalcanti
em 22 de Novembro de 2010 às 04:24.
Na primeira semana de dezembro divulgaremos a orientação fundamental para a produção desses textos sobre O ESPORTE E OS SETE SABERES como também iremos criando formas para estreitar o diálogo entre as pessoas interessadas na temática da complexidade/transdisciplinaridade. Pode fazer o contato comigo via CEV ou diretamente para o meu email: katiabrandao@terra.com.br
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Luiz Roberto Nuñes Padilla
em 22 de Novembro de 2010 às 10:00.
Oportuna a iniciativa, tenho escutado lúcidas opiniões sobre o futuro da transdiciplinareidade, e pedimos vênia para aderir. Tão logo soubermos dos criétios,m enviaremos nossa contribuição. Por favor, disponha de nosso e-mail luizrobertonunesos@padilla.adv.br
Atualmente, desenvolvemos váras pesquisas, simultâneas, uma delas é sobre a efetividade do Sistema Jurídico afetado pela manipulação da opinião, mediante aliciamento do processo de pensamento. Contudo, nas décadas de 70/80, culminando estudos sobre educação chegamos na "Teoria da Dependência cultural" (Michael Todaro, 1977, Economics for a develping world). Basicamente, a tese pode ser resumida numa frase: "os intere$$e$ financeiro$ querem manipular o processo de educação". No final dos anos oitenta - acreditando que precisava ganhar dinheiro com a advocacia - desisti do Mestrado em Educação e mergulhei no trabalho, estudo e, na seqüência, em 1989, também no ensino do Direito. Ao Ingressarmos no quadro docente da UFRGS em 1992, brota a "criação" de uma nova disciplina, o Direito Desportivo e, na virada do milênio, foi posta em prática, numa proposta multifária, transdisciplinar, que reconduziu a uma surpreendente redescoberta daquelas percepções, dos estudos sobre educação e os interesses financeiros controladores, pela mídia, cada vez mais forte e preparada para aliciar crenças, influenciar os próprios formadores de opinião, dos educadores aos juízes. Há uma espécie de décifit de atenção coletiva, o qual passamos a denominar de "Cultura da Superficialidade". Como afeta o direito e o esporte? Com crenças, como: "É impossível saber tudo e acertar sempre logo a celeridade é mais importante do que a segurança." isso é uma falsa relação de causa e efeito! A justiça para a paz social necessita que ponderemos os antagonismos. O exame cuidadoso aumenta as chances de escolhas corretas. A solução rápida, ao contrário, produz muitos erros. Transforma a justiça em uma loteria: Não vence quem tem razão! A vitória é de quem tem sorte, ou influência. Respostas condicionadas e mecanismos de solução superficial produzem fantásticas estatísticas de produtividade sem que, efetivamente, os responsáveis tenham muito trabalho intelectual. Quem se aproveita e beneficia dessas crenças e inversão dos valores?
Essa cultura provoca a improcedência de pleitos justos, e a impunidade dos maus, estimulando a audácia delas, e fomentando os comportamentos ilícitos:
É muito mais fácil e rápido achar um único motivo para indeferir, do que examinar o mérito, que exige muito trabalho intelectual: 1. Analisar os fatos e o pedido; 2. Dirimir controvérsias das versões com o cuidadoso exame da prova; 3. Estabelecer o silogismo entre os fatos e o Sistema de Direito e retornar aos fatos para poder mensurar os danos.
Cada um desses passos é trabalhoso. Para que, se podemos escolher um fundamento para improcedência?
.:.
Enfim, o processo de comunicação é usado para aumentar a riqueza e o poder.
Nos anos oitenta, o Prof. Dr. Luiz Fernando Coelho elaborou brilhante Tese de Livre Docência:
A "Teoria Crítica do Direito".
Revela o direito como instrumento de dominação. Resumimos, as 500 laudas da tese, na RDC-RT v.49/21-3, em 3 páginas, também em:
www.padilla.adv.br/teses/normas A distorção, na aplicação do direito, o exercício superficial do poder, compromete as liberdade, democracia e dignidade? Aceitar, achar tudo isto “normal”, é sintoma de estar "robotizado"? Controlando a informação e o processo de pensamento, a "indústria de consumo" transforma as pessoas em engrenagens para ampliar o lucro? A “vida moderna” distorce os mecanismos primitivos através da engrenagem consumista, material e psíquica, que estimula a ansiedade e a pseudoreflexão, açodada e superficial.
Evita o mergulho sincero no ser. Uma espécie de “décifit de atenção coletiva”, que denominamos de... "Cultura da Superficialidade". ISTO ESTÁ COMEÇANDO A AFETAR O ESPORTE, E O DIREITO DESPORTIVO, como ilustra a pendularidade do TST onde sua SDI está a apenas 1 voto distante de decretar a invabilidade do futebol profissional. A questão que propomos é: Podemos conectar o Direito, através de um Teoria Geral dos Processos,
com o "Processo de Pensamento e de Comunicação" e resgatar a efetividade da Justiça? Confira um resumo da tese em: www.padilla.adv.br/processo/pensamento/etica Atenciosamente,
Professor PADILLA
Luiz Roberto Nuñes Padilla
http://lattes.cnpq.br/3168948157129653
OAB/RS 016.697 UFRGS Faculdade de Direito Campus Centro
Cep 90046-900 * Porto Alegre * RS * Brasil
Dept. de Direito Privado e Processo Civil
DIR2 (51)3308-3322 COMGRADI (51)3308-3597
Qualidade Abril : http://gevestibular.abril.com.br/selos_ge2009.asp?CursoGraduacaoID=235462&opid=154661 * Para realizar grandes sonhos, é preciso sonhar GRANDE. Nos anos oitenta, sonhamos elaborar uma
Teoria Geral dos Processos:
O Professor Adroaldo Furtado Fabrício, orientador da área de processo, cofiou o cavanhaque e sentenciou:
"Mas, isto não é tema para uma tese de mestrado!"
E completou:
"Nem para doutorado... "Seria tema adequado para livre docência." Após 20 anos de pesquisa e docência ininterrupta, nossa uma percepção sobre os
processos de pensamento e de comunicação,
dos quais são espécies os jurídicos:
administrativos, cíveis, desportivos, eleitorais, legislativos, penais e trabalhistas
http://www.padilla.adv.br/UFRGS/TGP http://www.padilla.adv.br/processo
Para realizar grandes sonhos, é preciso sonhar GRANDE.
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