Nossa Base de Pesquisa Corporeidade e Educação – Bacor já vem há algum tempo desenvolvendo alguns princípios para a configuração de uma terapia corporal humanescente. O nosso envolvimento com a organização do evento científico de Saúde Quântica em Natal tem nos proporcionando contatos surpreendentes com estudiosos da Teoria Quântica. Recentemente participamos de uma oficina de Terapia Quântica com Wallace Carvalho em Recife-PE e de um curso sobre Frequências de Luz com Eduardo Chianca em Pipa-RN. Ambos com formação em Engenharia Eletrônica têm se dedicado cada um ao seu modo, um na Universidade e outro fora das instituições sociais convencionais ao desenvolvimento do paradigma quântico do pensar e do sentir. Estamos felizes porque sabemos que encontramos o caminho da humanescência pela corporeidade. Esta entendida com um campo energético, vibracional, pulsante. Como trabalhar com este conceito em educação e em terapia? As tradições milenares já sabem disto e nós ocidentais fazemos questão de não querer aprender. Entretanto, a perspectiva humanescente para a educação coloca como exigência uma autoformação humanescente correspondente para o educador. Não há como querer desenvolver qualquer ação educativa dentro da concepção da Pedagogia Vivencial Humanescente sem que o educador esteja buscando a sua autoformação humanescente. Mas, como autogerar um processo humanescente? O que significa humanescer? Sabemos que se trata de um processo interno, singular, próprio de cada subjetividade humana, caracterizado como autopoiético. Como avaliar este processo objetivo de expansão da luminescência humana vinculado a sua autoformação? A filosofia oriental que embasa algumas práticas corporais bem divulgadas no Ocidente reconhece a necessidade do desbloqueio e do alinhamento dos chacras no campo energético de cada um. Para um funcionamento adequado desses centros de energia do nosso Ser, precisamos evoluir na vivência de valores humanos. Se não há mudança nas nossas ações, nos nossos pensamentos, nos nossos sentimentos criamos as condições para o adoecimento do nosso corpo físico e da nossa corporeidade. A Terapia Quântica Humanescente poderá nos impulsionar para a compreensão da nossa desarmonização energética e nos orientar nessa busca de uma Saúde Quântica Humanescente, capaz de contribuir para a sustentabilidade de um ambiente familiar e/ou laboral saudável.

Comentários

Por Gracilene Maria Daniel de Souza
em 3 de Maio de 2010 às 15:04.

Katia, boa tarde!

Como eu poderia fazer o desbloqueio e o alinhamento dos meus chacras no campo energético? Onde eu poderia fazer essa Terapia Quântica Humanescente e com quem?

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 3 de Maio de 2010 às 15:45.

Você que pratica o budismo tem muitas possibilidades para encontrar profissionais capacitados que trabalham com esta perspectiva. Os adjetivos podem variar, mas o importante é a sua essência energética.

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 7 de Maio de 2010 às 13:32.

A Pedagogia Vivencial Humanescente está nos conduzindo para a construção de uma terapia de natureza quântica e humanescente. Alguns vão preferir continuar utilizando o adjetivo holístico para as práticas que buscam a totalidade do Ser. No entanto, preferimos não adotar esta qualificação pelo desgaste dessa terminologia que abrange coisas muito diferentes. Desse modo,a nossa opção é pela qualificação quântica que reflete exatamente o que pensamos e exige aprofundamento de conhecimentos transdisciplinares além da autoformação do sujeito da pesquisa, da educação ou da terapia.

Por Gracilene Maria Daniel de Souza
em 7 de Maio de 2010 às 15:43.

Acho legal essa idéia da qualificação quântica, pois dá uma credibilidade maior e a mim parece mais científica. Quais são esses conhecimentos transdisciplinares especificamente? Das suas sugestões de leitura, já li: A Energética da Essencia de Pierrakos; Medicina Vibracional uma Medicina para o Futuro (já vou comprar o terceiro livro, pois os dois primeiros dei de presente) e preciso ler novamente algumas coisas dele; O Médico Quântico, A Física da Alma. A Terapia do Jogo de Areia estou terminando de ler; Mãos de Luz dei umas foleadas. mas preciso comprar outro pois já dei de presente; Estou com Luz Emergente para ler quando terminar esse, mas pelo que vi tenho que ler todo Mãos de Luz, pois é pré requisito para esse. Comprei hoje os de Freud que você escreveu em um desses comentários. Pois é, estou me preparando até o dia chegar... Autoformação do sujeito da pesquisa, da educação ou da terapia, penso que só você vai saber...

Por Gracilene Maria Daniel de Souza
em 7 de Maio de 2010 às 16:03.

Li também: Mensagens Ocultas na Água de Masaru Emoto, dei de presente, mas vou comprar outro, pois não posso ficar sem ele. Por falar em água, seu Ateliê foi show, maravilhoso. Fico pensando a sequência dos seus trabalhos com o que o Sr. Emoto fala do nosso propósito, que é purificar a água que por nós passa, isto é, essa é a teoria. Voc~e faz isso na prática. Fantástico! O caminho é esse. Fico imaginando seus Ateliês em todas as escolas do estado inteiro. Pense nisso, pois já estou mentalizando. Olhe que quando boto uma idéia na minha cabeça faço acontecer.

Por Gracilene Maria Daniel de Souza
em 7 de Maio de 2010 às 16:54.

Tudo isso sigestões suas. Lembro em um de seus Ateliês que´participei em que soltou sobre os cristais de água. Fiquei com aquilo na cabeça, fui procurar e encontrei o filme: Quem Somos nós? Assisti e quase caí das pernas quando encontrei no filme sobre a exposição dos quadros da experiência desse cientista. Daí fui encontrando mais coisas até chegar no livro.

Li também: A Cura Quântica de Chopra; Estou citando os que se relacionam com a qualificação quântica...

Lembro também de uma vivencia, em que falou para deitarmos no chão e com os olhos fechados imaginar que estava em algum lugar maravilhoso, Cada pessoa imaginou o que quiz. O que quero dizer com isso é que de forma simples nos fez entender que a presença da pessoa independe de estar presente fisicamente ou não para está ali. E que podemos nadar em uma praia distante, mesmo sem sair do lugar e que nosso corpo todo vive toda a experiência mesmo sem sair do lugar...

Por isso estou presente sempre aí, talvez mais do que quem fisicamente está presente nessa sala... acompanho todo o seu trabalho e tenho pretenções de que seja difundido em todo o estado e no Brasil inteiro, pois essa será a mudança que o mundo precisa para sair do caos que entrou... não tenha dúvida!!!!!!!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.