Estamos abrindo um debate sobre as Terapias Corporais visando ampliar o diálogo sobre a inserção dos profissionais de Educação Física e outros especialistas de diferentes áreas de formação no conjunto das Práticas Integrativas e Complementares - PIC nas redes municipais de saúde, clínicas, hospitais públicos e privados. A Secretaria Municipal de Saúde do Natal está organizando um congresso internaçional de Saúde Quântica para 2010, cujo tema central abordará as Práticas Integrativas e Complementares - PIC. Pretendemos ao final do evento aprovar um documento com respaldo da comunidade atuante nessa área para a implantação/implementação da Política Nacional no município do Natal. Sabemos dos avanços alcançados pelo PSF, hoje ESF, e devemos avaliar seus impactos sobre a saúde da população local para se ter um quadro bem delineado da realidade brasileira. A relação corpo/corporeidade é fundamental para dar sustentabilidade teórica e metodológica para essas Terapias Corporais que qualificamos como humanescentes, justificando a sua inclusão no SUS.

Comentários

Por Vivianne Limeira
em 27 de Janeiro de 2010 às 13:30.

Acho bastante importante o uso de terapias corporais nas redes de saúde e nos vários ambientes de atuação. Será enriquecedor para o município de Natal a implementação de profissionais que trabalhem essa temática, e quer queira que essa ação se efetive e tenha continuidade a longo prazo pois sabemos o quanto é benéfico a atividade corporal para o bem estar do ser humano. E sabendo que o lazer é uma manifestação da cultura presente na sociedade e se considerarmos-nos  enquanto necessidade humana,  um dos âmbitos no qual o profissional do lazer pode estar inserido é o da saúde. Muito feliz a idéia de  tecer reflexões sobre o estudo de Práticas Integrativas e Complementares, o quê acredito permitirá contribuições na atuação do profissional de lazer e qualidade de vida enquanto educador sobre  as práticas corporais, e aliando saúde, lazer e educação (Processos fundamentais de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral)

Por Ana Tania Lopes Sampaio
em 30 de Janeiro de 2010 às 05:27.

Temos um grande desafio como gestora municipal da Saúde de NATAL na concretização dos princípios que regem o Sistema Unico de Saúde-SUS, dentre eles o da integralidade da atenção, considero as Práticas Integrativas Complementares-PIC essenciais para a viabilização desta atenção integral que envolve corpo, mente e espírito. Somos energia pura e como cuidar da saúde se não cuidarmos do nosso campo energético, da nossa corporeidade? A consultoria da Professora Katia a SMS Natal através da FGV possibilitará o início de um trabalho que envolve desde a saúde do trabalhador até a busca do cuidado humanescente para o usuário do SUS de Natal. Como cuidar do outro sem cuidar de sí mesmo? Será realmente fundamental oportunizar um seminário onde os profissionais e a sociedade discutirão esta questão e fomentarão uma política municipal, pois não se muda as coisas sem se mudar as pessoas. Acredito nesta mudança!

Por Vera Lúcia Siqueira
em 31 de Janeiro de 2010 às 00:27.

Parabéns professora Kátia,

 

Estou encantada com esse espaço de aprendizagem e produção de conhecimento coletivo, que se apresenta como uma terra fértil e de parceria fecunda.Os avanços da ciência contribuíram para uma nova lógica na percepção da realidade na qual não se pode mais pensá-la como única e explicável por uma ciência singular. Assim sendo, a visão transdisciplinar possibilita a aceitação de diferentes níveis de realidade, regidos por lógicas diferentes. Para tanto, abrindo-se um diálogo baseado no respeito ás diferenças, é possível ultrapassar as barreiras das disciplinas e instituir a transdisciplinaridade.

 

 

Um abraço,

 

Vera Lúcia


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.