VII COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE

 

Recife, 16 a 19 de setembro de 2010

 

O Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com finalidade educativa e cultural que se propõe a perenizar a memória de Paulo Freire, recriando as suas idéias. O Centro foi fundado em 29 de Maio de 1998, tendo sido seu estatuto oficializado em novembro desse mesmo ano.

 

O Centro funciona provisoriamente no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Vale enfatizar ter o Conselho Administrativo desta Universidade cedido terreno em seu campus para a construção da sede definitiva do Centro, estando o processo de construção em andamento.

 

Dentre as diversas ações realizadas pelo Centro, vem ocupando espaço relevante o Colóquio Internacional Paulo Freire, que já segue para sua VII versão.

 

O Iº Colóquio foi realizado em 1998. Sua avaliação positiva, assim como a das versões que o sucederam são indicadores da contribuição do Centro Paulo Freire à criação da prática de uma ação cultural para a liberdade, que se consubstancie em uma educação dialógica, base de uma democracia plena com maior compreensão entre os povos.

 

Considerando ser 2010 comemorativo dos 50 anos do Movimento de Cultura Popular do Recife, berço de revolucionárias idéias de Paulo Freire, que foi um dos expoentes desse movimento e ouvindo sugestões de seus associados, o Centro Paulo Freire elegeu como tema do VII Colóquio “Paulo Freire: contribuições para a educação e cultura popular”. Será realizado no campus da UFPE, no período de 16 a 19 de Setembro de 2010.

 

OBJETIVOS

- Aprofundar, à luz do tema em discussão, a contribuição de Paulo Freire para a construção de um mundo solidário, mola mestra do seu pensamento.

- Socializar experiências sócio-educativo-culturais, referenciadas no pensamento freireano, vivenciadas em ambientes educativos, escolares e não escolares  

- Divulgar resultados de pesquisas e estudos, baseados nas idéias de Paulo Freire, que visem contribuir com a construção de um mundo solidário.

- Fomentar a divulgação, em nível nacional e internacional dos trabalhos e das investigações em educação e cultura, num horizonte freireano.

 

FORMAS DE INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS: MESA REDONDA E/OU COMUNICAÇÃO ORAL

 

A participação em Mesa Redonda e Sessão de Comunicação Oral exige a apresentação de resumo estendido, que deverá estar vinculado a um dos eixos temáticos. Será submetido à aprovação da Comissão Científica do VII Colóquio. Cada autor(a) pode inscrever 1(um) trabalho individual e 1(um) em co-autoria, totalizando o máximo de 2(dois) trabalhos inscritos no Evento.

 

Os trabalhos em co-autoria terão no máximo 03 autores. A inclusão do trabalho no VII Colóquio exige a inscrição dos autores e autoras no Evento. A certificação de autoria dos trabalhos será entregue mediante comprovação da inscrição.

 

NORMAS EDITORIAIS:

• O idioma oficial do VII Colóquio é o português, todavia, serão admitidos trabalhos em  inglês, espanhol ou francês.

• Prazo para inscrição de trabalhos:

 

O RESUMO ESTENDIDO das propostas de trabalhos em Mesas Redondas e Comunicações Orais será recebido apenas via internet até o dia 30 maio de 2010, anexados à Ficha de Inscrição do trabalho.

 

• Os trabalhos deverão ser digitados no Editor de Texto Word for Windows, 2003 ou 2007; fonte Time New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5 entre as linhas e deverá conter exclusivamente texto. Tudo conforme as orientações que seguem:

 

Título do trabalho

Nomes dos autores: até 3 nomes. Nome por extenso, em caixa alta e baixa. Indicar titulações (professor da escola básica, graduando, mestre, doutor, etc.).

Nome do orientador se houver

Instituições dos autores e orientadores

Introdução: No mínimo 125 e no máximo 250 palavras. Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.

Metodologia ou Quadro Teórico: no mínimo 125 e no máximo 250 palavras. Em caso de pesquisa de natureza empírica, descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias; sujeitos participantes, documentos; equipamentos, ambientes; etc.). Em caso de pesquisa de natureza teórica, registrar os conceitos fundantes relacionados com o tema e objetivos do trabalho.

Resultados ou Desenvolvimento: no mínimo 150 e no máximo 300 palavras. Em caso de pesquisa de natureza empírica, apresentar a descrição e discussão dos resultados obtidos incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada. Em caso de pesquisa de natureza teórica, desenvolver sucintamente os argumentos e reflexões pertinentes ao trabalho.

Conclusão: No mínimo 100 e no máximo 200 palavras. Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados ou desenvolvimento, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.

Bibliografia mínima.

Instituição de fomento/apoio: nome da instituição se for o caso.

Palavras-chave: três palavras, com o máximo de 60 caracteres.

E-mail dos autores(as)

 

Observações:

 

• O resumo estendido não deve conter: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações, tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados podem ser colocados no trabalho completo, se for o caso).

• Antes que o resumo estendido seja enviado, sugerimos que os autores(as) façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa ou estudo, dos campos do resumo (incluindo eixo temático escolhido, título, nomes dos autores e demais dados).

• Não será possível corrigir o resumo estendido após seu envio. Os dados serão publicados exatamente como enviados. A responsabilidade do conteúdo dos trabalhos é de cada autor(a).

• As propostas serão analisadas pela Comissão Científica do VII Colóquio e o resultado comunicado, via e-mail, ao autor/autora, até 30 de Junho de 2010.

Será, também, inserido no site do VII Colóquio a relação dos trabalhos aceitos.

 

• O texto completo, quando o resumo estendido for aceito, deverá ter entre oito(8) e doze(12) laudas e ser enviado para o endereço eletrônico coloquio@paulofreire.org.br   até o dia 30 de Julho de 2010.

 

http://www.paulofreire.org.br/coloquio/index.php

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.