As crianças hoje em dia passam mais horas conectadas a eletronicos do que brincando, quais os aspectos positivos e negativos dessa atitude ?? Qual forma melhor de as estimularem a brincar ??
Comentários
Por
Cleber Mena Leão Junior
em 26 de Maio de 2016 às 00:17.
Olá Eduardo e demais,
Acredito que antes de fazermos essa pergunta sobre os aspectos positivos/negativos devemos, antes de tudo, compreender as crianças e o seu brincar no tempo presente. Em seu debate já afirma, com certo juízo de valor que, se as crianças estão conectadas aos eletrônicos logo, elas não brincam. A quem podemos nos respaldar para afirmar que estar conectado as tecnologias não é brincadeira? O que é brincadeira então? Correr? Saltar? Socializar? Se movimentar? E se eu disser que pode ter tudo isso estando conectados aos eletrônicos?
Eu creio e defendo que há jogos e brincadeiras contemporânos (LEÃO JUNIOR, 2013), que nada mais é do que o brincar com as tenologias.
Deixo a dica de um texto muito bom que reflete sobre o brincar de hoje:
LEÃO JUNIOR, Cleber Mena; LAZIER, Tatyanne Roiek ; ROYER, Marcia Regina . Jogos de Videogames: uma nova configuração do brincar no século XXI. In: I Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer / XV Seminário 'o Lazer em Debate', 2014, Belo Horizonte. Coletânea do I Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer / XV Seminário o Lazer em Debate. Belo Horizonte: UFMG/EEFFTO/DEF, 2014. v. 1. p. 310-313.
Grande abraço
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.